skip to Main Content

Marketplace de nicho: por que e como vender nesses canais?

Se você trabalha com ecommerce ou é responsável por uma loja virtual, certamente já ouviu falar em marketplace de nicho. Mas afinal, do que se trata? Como entender esse conceito e como aplicá-lo? No texto a seguir, tiramos todas as suas dúvidas. Boa leitura!

Baixe gratuitamente nosso conteúdo sobre vendas em marketplaces com saúde financeira!O que é marketplace de nicho? 

Marketplace de nicho é uma plataforma de vendas online, formada por empresas que atendem a segmentos específicos. Apesar de operar da mesma maneira que um marketplace convencional, possuindo também suas regras de negócio, seu funcionamento não é tão amplo. A ideia é atrair um público particular, mais qualificado e pronto para comprar.

Justamente por se diferenciar de outros modelos de negócio, é importante compreender as propriedades dessa segmentação, incluindo benefícios, possibilidades e estratégias. Continue lendo para saber mais! 

Estratégias para atuar nos canais de vendas 

Diante do crescimento dessa tendência de mercado, vale a pena considerar criar um marketplace. Até mesmo lojas físicas estão aderindo, cada vez mais, ao formato digital.  

Investir em um marketplace de nicho pode aumentar a visibilidade do seu negócio, expandindo o alcance dele até o consumidor final. Por isso, trouxemos uma série de passos a serem seguidos nesse primeiro momento. Confira: 

Faça pesquisas 

Utilize recursos como o Google Trends para identificar o volume de buscas a respeito de determinado produto. 

Pesquisar, por exemplo, palavras-chave como “comprar acessórios masculinos online” ou “comprar acessórios masculinos pela internet” pode oferecer uma visão mais nítida sobre a relação de oferta e demanda desse segmento.

Pessoa apontando lente de aumento para o teclado do computador, representando o ato de pesquisa.
A etapa de pesquisa é fundamental para a consolidação de qualquer negócio, pois ela irá definir o andamento de todos os passos posteriores.

Defina seu nicho 

Escolha um nicho com potencial de crescimento e uma quantidade atraente de possíveis clientes. 

Primeiramente, estude os pontos fortes e os fracos do segmento em questão; logo após, analise sua própria estrutura financeira, verificando quanto será possível investir. 

Realize testes 

Crie um MVP – isto é, uma versão inicial do seu produto própria para testes e sem grandes investimentos – e apresente à audiência desejada. 

Homem de negócios ao telefone, marcando um teste de seu produto com clientes em potencial.
Disponibilizar uma versão gratuita do seu produto é capaz de gerar insumos para uma análise mais detalhada do seu público-alvo.

O intuito dessa fase é observar o comportamento de possíveis usuários; receber feedbacks; e registrar insights para desenvolver pontos de melhoria no futuro. 

Estabeleça seu diferencial 

Oferecer um diferencial competitivo está entre as ações mais eficazes das estratégias de marketing. 

Competências como: rapidez no atendimento; qualidade do produto; fretes acessíveis; e experiência de compra personalizada são essenciais para alavancar a sua reputação online e aumentar as vendas no ecommerce. 

Através dessas qualidades, sua loja irá se destacar no nicho, podendo até mesmo se tornar uma referência. 

Baixe nosso guia completo para precificar produtos nos marketplaces!Rentabilidade no marketplace de nicho 

Rentabilidade é o conceito que representa o excedente de capital em comparação ao investimento realizado. Trata-se de um indicador para se pensar a médio e longo prazo. 

Os investimentos direcionados a marketplaces são, em sua maioria, para a execução de campanhas de marketing, a fim de atrair o máximo de usuários à plataforma, transformando esses visitantes em clientes. No caso de um público ainda mais nichado, essa aplicação torna-se primordial. 

Antes de investir efetivamente, é preciso ter em mente alguns critérios e parâmetros. 

Avalie o ticket médio 

O ticket médio das vendas deve compensar a baixa quantidade de operações. Ele se torna ainda mais relevante quando falamos de um marketplace de nicho, tendo em vista que o número de vendas é inferior ao de um ecommerce convencional. 

Pessoa calculando o valor do ticket médio.
Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento da loja pelo seu número de clientes.

Quanto maior o valor desse ticket, melhor para o seu negócio. 

Compreenda questões de sazonalidade 

Entenda que datas comemorativas e determinadas épocas do ano influenciam diretamente as vendas de alguns segmentos. Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados são eventos que alavancam os índices de compra de chocolates, por exemplo. 

Convém reconhecer e ponderar a respeito da ideia de alta e baixa temporada, planejando o que deve ser feito entre esses dois momentos. 

Exemplos de marketplace de nicho 

Agora que você já conhece a definição de marketplace de nicho, exemplos podem ilustrar melhor esse processo de criação e a importância de algumas estratégias. Confira alguns cases reais de sucesso. 

Enjoei 

Site do ramo de moda que inicialmente funcionava como uma espécie de brechó virtual, onde os usuários podiam anunciar ou comprar roupas usadas. Conforme foi crescendo, passou a vender também itens novos, atraindo sellers ainda maiores e expandindo o mercado-alvo.  

MadeiraMadeira 

Plataforma de marketplace voltada para a venda de produtos de casa, como móveis, estofados, itens de decoração e eletrodomésticos. Seus diferenciais incluem atendimento exclusivo; API de integração; e um pós-venda com alto índice de retenção de clientes. 

Elo7 

Site que trabalha com produtos criativos e autorais, como acessórios, decoração, fantasias, bolsas, jogos, brinquedos, bijuterias e até mesmo doces. O diferencial é o foco em itens artesanais, feitos sob encomenda. 

Dafiti 

Um marketplace também direcionado ao segmento de moda, com vendas de roupas e acessórios. Seu público é mais abrangente do que o do Enjoei, indo além dos consumidores jovens; por isso, é uma boa alternativa para quem quer ampliar seus canais de venda. 

Rihappy 

Uma das maiores redes varejistas de brinquedos do país também investiu em um ecommerce de qualidade. Lá é possível encontrar variados produtos destinados ao público infantil, como móveis; roupas; cama, mesa e banho; itens de papelaria; jogos; e muito mais. 

Estante Virtual 

Suas vendas incluem livros usados ou novos, sendo um espaço ideal para pequenos e médios vendedores. O site reúne o maior acervo literário do Brasil, de modo que as operações não ficam centralizadas em apenas uma região. 

Netshoes 

Considerado o maior ecommerce de artigos esportivos do mundo, é o lugar certo para quem quer ganhar visibilidade no segmento, aumentando as chances de alcançar cada vez mais pessoas. 

Em resumo, as principais vantagens de atuar em plataformas como as citadas anteriormente são: o crescimento do mercado; a maior facilidade em se destacar no segmento escolhido; e a atração mais eficaz de consumidores. 

Agora que você já sabe tudo sobre marketplace de nicho, pode dar os primeiros passos rumo à inserção da sua marca no ecommerce. Conte com o Koncili para conciliar suas vendas e cuidar da saúde financeira do seu negócio!

Clique e conheça o Koncili! 

 

Back To Top
Abrir o Chat!
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?