Skip to content
Caixas de produtos do Mercado Livre empilhadas sobre uma mesa.

Categorias do Mercado Livre: tudo que você precisa saber!

Vender em marketplaces significa estudar e compreender a organização desses canais, para que suas estratégias e sua logística sejam devidamente construídas e, automaticamente, os resultados comecem a chegar. Nesse sentido, se familiarizar com as categorias do Mercado Livre é parte do processo de todo seller que atua na plataforma. 

Além de influenciar na categorização dos itens, esse estudo garante que seus produtos serão encontrados pelos consumidores nas pesquisas e dá insights importantes na hora de compor seu estoque. 

Pensando nisso, reunimos, neste texto, a lista de categorias do categorias do Mercado Livre, quais são as mais vendidas, como trocar o produto de seção e qual a importância de classificá-los corretamente. Continue a leitura e confira! 
Clique e faça download do ebook sobre SEO para e-commerce de forma gratuita.

Lista de categorias do Mercado Livre 

O Mercado Livre possui categorias que, por sua vez, são subdivididas. Dessa forma, o canal de vendas permite uma organização dos itens de forma hierárquica, além de permitir a oferta de um vasto número de itens para os usuários. 

Acessórios para veículos 

Com produtos para carros, motos, camionetes e veículos náuticos, esta é a primeira categoria de produto do marketplace. Além disso, agrupa pneus, ferramentas, aparelhos sonoros e itens de segurança. 

Agro 

Trator, vendido na categoria agro do Mercado Livre, trabalhando na plantação.
A categoria agro é indicado para sellers focados no segmento do agronegócio.

Itens para animais, geradores de energia, insumos agrícolas e para infraestrutura rural, insumos para gado, peças, máquinas e ferramentas para o setor de agronegócio também podem ser vendidas no Mercado Livre, nesta categoria. 

Alimentos e bebidas 

Produtos alimentícios também podem ser vendidos no marketplace, com foco em bebidas, itens de mercearia, comidas preparadas, congelados e outros. 

Animais 

Répteis, cachorros, gatos, coelhos, cavalos, roedores, peixes, insetos e outros animais também são contemplados pelo Mercado Livre. Nesta categoria e em suas repartições, você oferece produtos para cuidados com os pets e outros bichos. 

Antiguidades e coleções 

Bandeiras, itens antigos, moedas, colecionáveis e outros artigos de decoração com toque retrô podem ser comercializados nesta categoria. 

Arte, papelaria e armarinho 

Caderno de anotações com calendário desenhado. Ao redor, canetas coloridas.
Itens de papelaria têm se tornado cada vez mais queridos no dia a dia das pessoas.

Este é um dos segmentos que mais cresceu na internet nos últimos anos e que pode ser vendido no marketplace. Materiais escolares, tintas, telas e outros artigos de papelaria são organizados nas repartições desta seção e podem gerar bons resultados. 

Bebês 

De alimentação à enxoval, esta categoria de produto reúne produtos para bebês, mães e pais. São diversas repartições, que permitem agrupar itens decorativos e de uso diário, como shampoos, sabonetes e fraldas. 

Beleza e cuidado pessoal 

Os produtos de skincare se tornaram foco de muitas pessoas nos últimos anos e o Mercado Livre possui uma seção só para eles. Itens para cabelo, barba, pele e higiene pessoal podem ser oferecidos aqui. Além disso, também contempla maquiagem, perfumes e farmacêuticos. 

Brinquedos e hobbies 

Para quem vende jogos, esta categoria é bastante assertiva. Agrupa álbuns de figurinhas, brinquedos eletrônicos, para faz de conta, para ar livre, para pegadinhas, para praia, para bebês, tabuleiros e muito mais.  

A lista é extensa e vasta, permitindo que você construa um estoque rico em opções e comercialize vários produtos focando no mesmo nicho. 

Clique e baixe o kit de precificação para marketplaces gratuitamente.

Calçados, roupas e bolsas 

Outra seção que permite comercializar vários tipos de produtos, focados no nicho de moda. Agasalhos, bermudas, blusas, calçados, calças, camisas, camisetas, quimonos, conjuntos, leggings, macacões, bolsas, malas, saias, biquínis e outras peças de vestuário podem ser encaixadas na categoria de produto. 

Câmeras e acessórios 

Itens para fotógrafos têm espaço no Mercado Livre por meio desta seção e de suas repartições. Podem ser comercializados acessórios, álbuns, cabos, câmeras, drones, equipamentos de revelação, filmadoras, lentes, filtros e peças. 

Carros e motos 

Tela do computador com um carro correndo na estrada.
No Mercado Livre, é possível comercializar veículos.

Enquanto a primeira categoria citada comercializa peças para veículos, essa os vende. É possível comercializar carros, motos, caminhões, camionetes, ônibus, lanchas e outros meios de transporte. 

Casa, móveis e decoração 

Seção focada em vender itens decorativos para os mais diversos cômodos da casa, assim como itens para iluminação e para cuidados do lar. 

Celulares e telefones 

Peças, aparelhos e recargas podem ser vendidos nestas subcategorias. Smartwatches e rádios comunicadores também se encaixam aqui. 

Construção 

Artigos de construção podem ser vendidos no Mercado Livre nesta categoria, que se divide em encanamento, energia, tintas, máquinas, materiais para obras, mobiliários de banheiro e de cozinha, pisos e rejuntes. 

Eletrodomésticos 

Cozinha mobiliada com vários eletrodomésticos, como forno, microondas e geladeira.
Itens eletrônicos para diversos cômodos ganham destaque e podem ser encontrados pelos usuários nesta categoria.

Ar condicionado, ventiladores, bebedouros, itens de cuidado pessoal (como balanças e máquinas de barbear), fornos, fogões, lavadoras e refrigeradores podem ser oferecidos aos usuários nesta categoria e em suas repartições. 

Eletrônicos 

TV, acessórios para áudio e vídeo, cabos, componentes eletrônicos, controles remotos, drones, serviços de streaming, pilhas, carregadores, projetores e televisores ficam agrupados nesta categoria e em suas subseções. 

Esportes e fitness 

Outra categoria com repartições que vendem bem e permite uma vasta oferta de produtos para os clientes.  

Artes marciais, boxe, baseball, basquete, camping, caça, pesca, canoagem, ciclismo, equitação, esgrima, esqui, snowboard, musculação, futebol, golfe, handebol, hockey, surf, mergulho, natação, paintball, parapente, patins, patinetes, pilates, yoga, rapel, montanhismo, rugby, slackline, shakes, tênis e roupas esportivas, vôlei e mais itens para atividades físicas, das mas diversas categorias, podem ser oferecidos nesta seção. 

Ferramentas 

Sejam elas elétricas, industriais, manuais, pneumáticas ou para jardins, ferramentas também podem ser vendidas no Mercado Livre.  

Festas e lembrancinhas 

Festa de aniversário decorada com balões, bexigas e flores, vendidas na categoria do Mercado Livre.
Vendas itens para festas dentro das tendências e garanta bons resultados nesta categoria no Mercado Livre.

Trabalha com o ramo de entretenimento? Então também tem espaço no marketplace! Esta categoria agrupa acessórios para cosplay, artigos para festas, convites, decoração, itens descartáveis, espuma, serpentina, confete, fantasias e lembrancinhas. 

Games 

Nos últimos anos, o número de apaixonados por jogos cresceu consideravelmente, o que tornou possível a criação de categorias focadas apenas neste público no Mercado Livre. Consoles, fliperamas, acessórios para video games e até peças podem ser oferecidos nesta seção. 

Imóveis 

Apartamentos, casas, chácaras, fazendas, flats, galpões, lojas e salas comerciais, sítios e terrenos também podem ser vendidos no Mercado Livre. É uma oportunidade para corretores e mobiliárias.  

Indústria e comércio 

Focado em quem oferece serviços, essa categoria e sua sub-repartições garantem apoio para diferentes segmentos. Arquitetura, logística, medicina, comércio, escritório, indústria, restaurantes, hotéis, gráficas, agências, empresas de segurança e da área têxtil encontrarão um grande número de produtos sendo vendidos aqui. 

Informática 

Peças, acessórios, computadores (para uso comum, para jogar e para trabalhar), cabos, componentes, itens de conectividade, estabilizadores, impressoras, scanners, monitores, mouses, periféricos, tablets e até softwares podem ser oferecidos na categoria. 

Ingressos 

Eventos esportivos, shows, teatros, exposições e outras ocorrências podem ser vendidas nesta categoria. 

Instrumentos musicais 

Violão, baixo, guitarra e teclado, instrumentos musicais vendidos no Mercado Livre.
No Mercado Livre, é possível inserir instrumentos musicais dos mais variados em uma categoria específica.

Sellers focados em na área musical também podem obter bons resultados no Mercado Livre. Existem subcategorias focadas em baterias, caixas de som, equipamentos para DJs e para estúdios, instrumentos de corda e de sopro, metrônomos, microfones, amplificadores, partituras, pedais, pianos e teclados. 

Joias e relógios 

Esta categoria agrupa acessórios para relógios, artigos para joalherias, canetas e lapiseiras de luxo, joias e bijuterias, pedras preciosas, piercings, porta joias e relógios. 

Livros, revistas e comics 

Produtos muito comprados online, livros, ebooks, HQs, mangás e revistas podem ser oferecidos aos usuários nas subseções desta categoria. 

Música, filmes e seriados 

CDs, DVDs, filmes, box de séries e até cursos de música podem ser vendidos no Mercado Livre por meio desta categoria.  

Saúde 

Equipamentos médicos, itens para massagem, para ortopedia e para mobilidade, suplementos alimentares e artigos de cuidados à saúde podem ser agrupados nestas subseções. 

Serviços 

Vende serviços? Saiba que você tem pode oferecê-los no Mercado Livre! As subcategorias são: academia, animais, beleza, educação, festas, gastronomia, gráficas, lar, marketing, internet, saúde, suporte técnico, veículos e transporte, vestuário e viagens. 

Mais categorias 

Este é o último grupo de subcategorias e agrupa as seguintes repartições: ácido clorídrico, itens adultos, artigos para fumantes, birutas de vento, coberturas estendidas, criptomoedas, equipamentos para tatuadores, esoterismo, fornos cremáticos, gift cards, kits de criminologia e licenças para táxi. 

É evidente que existem inúmeras categorias e subcategorias dentro do Mercado Livre, o que permite que sellers de diferentes segmentos obtenham bons resultados dentro do canal de vendas. 

O importante é ficar atento à organização, para inserir seus produtos nas seções estratégicas e que fazem sentido. É comum, por exemplo, ver itens fora da repartição ideal, o que faz o número de vendas cair e ainda estraga a experiência do usuário na plataforma. 

Quais as categorias mais vendidas do Mercado Livre? 

As categorias mais vendidas do Mercado Livre são um bom insumo para quem está buscando aumentar as conversões. Evidentemente, não basta apenas inserir os produtos nela. É preciso ter uma boa reputação, caprichar nas fotos e na descrição e oferecer um preço competitivo (para produto e para frete). 

Segundo o próprio Mercado Livre, as categorias e os produtos mais vendidos de 2021 foram, respectivamente: 

  • Janeiro: saúde e alimentos (máscaras descartáveis e leite condensado) 
  • Fevereiro: informática e alimentos (HD e leite condensado) 
  • Março: saúde e informática (oxímetro de pulso e HD) 
  • Abril: alimentos (leite condensado e cerveja) 
  • Maio: alimentos (leite condensado e bolacha de chocolate) 
  • Junho: alimentos e saúde (cerveja e máscara N95) 
  • Julho: alimentos e casa, móveis e decoração, especificamente a subcategoria de limpeza (cerveja e detergente líquido) 
  • Agosto: alimentos (cerveja e leite condensado) 
  • Setembro: alimentos e casa, móveis e decoração (bolacha de chocolate e MOP) 
  • Outubro: saúde e alimentos (máscara N95 e leite condensado) 
  • Novembro: alimentos (leite condensado e café moído) 
  • Dezembro: alimentos (azeite e leite condensado) 

Caso você ainda não saiba como ver os produtos mais vendidos no Mercado Livre em tempo real, basta colocar o mouse sobre o menu “categorias”, na página inicial da plataforma, e acessar “mais vendidos”. 

Aparecerá uma lista com as categorias e os produtos mais adquiridos dentro de cada uma dela, de forma que você pode consultar para tirar insights. 

Qual o produto mais vendido na internet?

O produto mais vendido na internet varia de acordo com as tendências do mercado e as necessidades dos consumidores. Atualmente, eletrônicos, como smartphones e laptops, ocupam o topo da lista devido à constante busca por inovação tecnológica. Além disso, produtos relacionados à saúde e bem-estar, como gadgets fitness e suplementos, ganharam destaque, refletindo a crescente preocupação com um estilo de vida saudável. No entanto, a dinâmica do comércio online é fluida, e a popularidade de determinados produtos pode mudar rapidamente. O sucesso nas vendas também é impulsionado por estratégias de marketing eficazes e a capacidade de atender às demandas do consumidor em constante evolução.

Como alterar a categoria do produto no Mercado Livre? 

Cadastrou o produto em uma categoria por engano? Não se preocupe, é possível alterar esta informação! Basta acessar a lista de anúncios e clicar em “modificar”. Caso você queira alterar vários de uma vez, basta selecionar “modificar em massa”. 

Conhecendo as categorias, torna-se mais assertivo e estratégico atuar dentro do Mercado Livre. Dessa forma, você consegue estabelecer um e-commerce organizado, com produtos que são encontrados pelos usuários. 

Para te auxiliar na organização completa dos seu e-commerce, garantindo visão de quais produtos são vendidos e quanto de repasse você recebe em cima deles, o Koncili concilia os dados da sua operação nos marketplaces! Assim, por meio de relatórios e informações precisa, você consegue ter uma visão real do que está trazendo resultados para sua loja.  Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e acesse o site!

Clique e conheça a página do Koncili!

Imagem de capa: Reprodução | Portal N10 

Back To Top