Skip to content
Homem estudando as regras gerais do Madeira Madeira.

Regras gerais do Madeira Madeira: conheça cada uma delas

Conhecer as regras gerais do Madeira Madeira é uma maneira de zela pela boa reputação no marketplace. Além disso, você garante que organizará sua gestão, cuidando da saúde financeira da loja, assim como da estruturação da logística.

Demandar tempo e energia para compreender as regras dos marketplaces que você atua é, ainda, parte fundamental para alcançar bons resultados. Caso elas não estejam esclarecidas, erros podem acontecer.

Para te ajudar a alavancar seus negócios no marketplace Madeira Madeira, separamos um guia com as principais regras. Continue a leitura e confira! É válido destacar que os dados presentes neste artigo foram levantados em março de 2022. A plataforma pode alterar suas normas conforme se desenvolve.

Clique na imagem e baixe o ebook sobre como calcular o valor dos produtos na hora de vender em marketplaces!Qual é meu ciclo de repasse?

O ciclo do Madeira Madeira começa no dia 26 do mês corrente e encerra no dia 25 do mês seguinte. O repasse será efetivado automaticamente para a conta cadastrada no portal do marketplace em até 15 dias após o encerramento do ciclo. Por exemplo, vendas entre os dias 26/06 até 25/07 terão o repasse efetuado na primeira quinzena de agosto.

Homem anotando as regras gerais do Madeira Madeira em caderno.
No Madeira Madeira, o ciclo dura um mês, e os repasses acontecem até o décimo quinto dia.

É válido ressaltar que os valores depositados já estarão com o desconto da comissão acordada entre seller e marketplace. O ciclo se divide em três estados: total no período, bloqueado no período e liberado no período. Entenda cada um deles:

  • Total no período: é a soma de todas as vendas feitas durante o ciclo, independentemente do status do perdido
  • Bloqueado no período: é a soma dos pedidos que não foram para a etapa de entregues durante o ciclo.
  • Liberado no período: é a soma dos valores que foram entregues durante o ciclo.

Você receberá, no ciclo, apenas os pedidos que estão em liberado no período. Além disso, itens localizados no status “novo” não aparecem em nenhum dos estados acima e serão processados na próxima rodada de repasses.

Como é realizado o cálculo de comissão?

Atualmente, o marketplace considera o valor total da venda (produto + frete) para o cálculo de comissão. Por exemplo, para um pedido com valor total de R$ 200,00 e comissão acordada em 20%, o valor da comissão será de R$ 40,00. Em linhas gerais, sempre haverá a taxa de comissionamento descontada sobre o valor da venda ao efetuarem o repasse. A única exceção ocorre quando o motivo for ChargeBack.

Mas o que é ChargeBack?

Homens de negócios analisando dados em um notebook.
O ChargeBack é um processo do Madeira Madeira que pede atenção do seller.

O ChargeBack ocorre quando o cliente cancela uma compra já faturada no cartão de crédito, abrindo um chamado junto à operadora. Se for notada alguma irregularidade, ocorrerá o estorno dos valores pagos. Os motivos mais comuns são: produto não entregue, entregue com avarias ou fraude.

Quando o Madeira Madeira recebe a notificação de ChargeBack, o marketplace entra e contato com o parceiro por e-mail para solicitar os documentos, que comprovam que a transação foi válida e que o produto foi entregue corretamente. O lojista possui apenas entre dois a três dias úteis para enviar os arquivos, por isso, fique sempre atento à sua caixa de entrada!

Clique e baixe o ebook sobre vendas em marketplaces com saúde financeira.Caso o Madeira Madeira verifique que houve desacordo comercial por parte do lojista, os valores não são desenvolvidos, ou seja, o desconto da comissão ocorre normalmente. Portanto, é fundamental zelar por uma logística funcional e de qualidade.

Valores bloqueados

De acordo com as regras do marketplace os valores das vendas podem ser bloqueados por dois motivos, sendo eles:

  1. O produto ainda não foi entregue, porém o pagamento já foi aprovado
  2. Existe algum problema com a nota fiscal do pedido

Portanto, acompanhe seus repasses rotineiramente para garantir que não há nenhum problema com os pedidos. Caso algum seja encontrado, garanta que irá corrigi-lo para receber o valor o mais rápido possível.

O Madeira Madeira possui uma biblioteca com as principais informações para os sellers, a fim de que eles consigam estudar sobre o marketplace e tirar suas dúvidas. Acesse-o para saber mais!

Gostou deste conteúdo e quer receber mais informações exclusivas sobre marketplaces e vendas online? Então acesse o site do Koncili, conheça mais sobre o software e automatize a gestão de repasses dos seu e-commerce! Basta clicar na imagem abaixo.

Clique conheça o site do Koncili.Sobre o autor 

O texto acima foi redigido por Cesar Augusto, formado em Psicologia pela UniCesumar, especialista em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Maringá e MBA em Marketing e Metodologias Ágeis. Atualmente, faz parte do time de Central de Serviços no Koncili e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É muito interessado por assuntos como Interação Humano-Computador (IHC).

Contato: cesar.miotto@db1.com.br
Entre em contato com Cesar no LinkedIn! 

Back To Top