Skip to content
Homem e mulher analisando dados sobre repasses dos marketplaces.

Repasses de marketplaces: o que é e como funciona?

Conhecer a política por trás dos recebimentos dos repasses dos marketplaces é fundamental para uma boa gestão. A fim de que você compreenda como funciona o pagamento nesses canais de vendas, reunimos uma lista com informações sobre os principais.

Atualmente, durante as implantações que realizamos dentro do Koncili, cerca de 80% dos sellers tem muitas dúvidas sobre as datas corretas e sobre o prazo de pagamento. No início da operação, isto é compreensível, já que cada marketplace trabalha de forma específica e, inclusive, dependendo do contrato, a mesma plataforma pode te pagar em uma determinada data e de seu concorrente em outra.

Pensando nas variações dentro do funcionamento de cada marketplace, separamos as principais informações sobre os repasses que você precisa conhecer. Boa leitura!

Clique para baixar o ebook de planejamento completo para a Black Friday 2021.Mercado Livre

O Mercado Livre utiliza o Mercado Pago, que é um gateway de pagamento, para realizar os repasses, trabalhando com retiradas programadas ou feitas pelo seller.

Não existe ciclo de pagamento, e sim liberação de tipos de lançamento do pedido, conforme vai sendo feita a entrega do produto. O prazo médio de liberação do dinheiro para o saque, hoje, é de cinco dias, mas isso pode variar dependendo da reputação do seller dentro da plataforma e do tempo de entrega do produto.

Pessoa avaliando marketplace por meio de emojis de feliz, triste e neutro.
A reputação do marketplace no Mercado Livre impacta diretamente no prazo de recebimento.

Caso o lojista tenha uma boa reputação e uma logística estruturada, a liberação ocorre em até dois dias após a entrega ou o envio (em algumas situações, o valor é liberado para saque com o pedido a caminho da entrega).

B2W

A B2W trabalha de forma bem organizada e de fácil entendimento quando o assunto é repasse de valores. Hoje, o pagamento funciona de forma quinzenal.

Todas as vendas feitas e enviadas entre os dias um e 15 de determinado mês serão liberadas para saque no primeiro dia do próximo mês. Já as conversões realizadas e enviadas entre os dias 16 e 31 do mês estarão disponíveis para saque no dia 15 do próximo mês.

Uma observação interessante é que, se esses dias não forem úteis, o valor será liberado no próximo dia. Logo, pode ser comum receber nos dias dois, três ou até quatro, e nos dias 16, 17 e 18, dependendo do calendário.

Clique e baixe o ebook do Koncili sobre SEO para e-commerce.Lembrando que, caso um pedido seja feito no dia 12 de determinado mês, e enviado dia 16, ele será liberado dia 15 do próximo mês, pois a B2W trabalha com datas de envio. O mesmo funciona para pedidos feitos, por exemplo, dia 28, e enviados dia dois, os quais serão liberados apenas no dia um do outro mês seguinte.

Amazon

Os repasses da Amazon são feitos quinzenalmente com as datas informadas no período de liquidação. Dentro do portal do seller, em relatório de pagamento, o marketplace informa qual é o prazo.

Podem ocorrer pequenas mudanças de seller para seller, pois este ciclo não é fixo. Em qualquer dia do mês pode ocorrer a liberação do seu dinheiro, sendo possível monitorar diretamente pela Amazon Seller Central o valor e a data programada para os próximos depósitos.

Mulher fazendo contas em calculadora, com notebook e papéis ao redor.
Na Amazon, os prazos de recebimento podem variar dependendo do acordo feito com o seller.

Lembrando que os pedidos que serão pagos no ciclo informado não serão 100% dos realizados naquele intervalo, pois a Amazon funciona de forma semelhante da B2W. Em outras palavras, conforme é enviado o produto, é liberado o saldo para saque.

Netshoes

A Netshoes realiza os repasses duas vezes ao mês, sempre nos dias cinco e 20, ou seja, dois pagamentos de dois ciclos diferentes. Vendas realizadas entre os dias seis e 15 terão o pagamento realizado no dia 05 do mês seguinte. Já aquelas feitas entre os ciclos 16 até dia cinco serão debitadas dia 20 do mês seguinte.

Magazine Luiza

Hoje, a Magazine Luiza trabalha com ciclos semanais e mensais, com a opção de antecipação de parcelas. As datas mais comuns para recebimento são todas as segundas, quartas e sextas feiras. Existe, ainda, a possibilidade de receber os repasses mensalmente, sendo o mais comumente escolhido para o dia 05.

Os adiantamentos de parcelas são realizados mediante um acordo comercial entre o seller e a Magalu, alterando a comissão e deixando apenas uma porcentagem especifica pra todas as categorias.

Essa é a forma mais fácil para conciliar, para entender o processo e para detectar problemas. Durante a implantação, o Koncili dedica uma parte exclusiva ao Magazine Luiza, para explicar o funcionamento do marketplace e sanar todas dúvidas.

Carrefour

O Carrefour trabalha com confirmação das entregas dos pedidos para liberar os pagamentos dos repasses, e eles são feitos em dois ciclos. O primeiro tem como vencimento o dia 20 de cada mês e o valor transferido é referente às entregas realizadas entre os dias 26 do mês anterior e dia 10 do mês corrente.

Clique na imagem e baixe o ebook sobre como calcular o valor dos produtos na hora de vender em marketplaces!O segundo ciclo corresponde às entregas feitas entre os dias 11 e 25 do mês corrente e o seu pagamento é feito no dia 10 do mês subsequente

Centauro

O repasse é pago entre os dias 20 até 26. A data escolhida é acordada por contrato, e o ciclo que será pago é do dia 21 até o dia 20 do mês anterior. Na Centauro, o repasse pode levar até 60 dias para acontecer.

Dafiti

A Dafiti trabalha com ciclo de vendas mensal com conferência do seller para a liberação do dinheiro. Para realizar o pagamento, o lojista receberá um relatório com todas as suas vendas para validação no dia 10 de cada mês e terá até cinco dias úteis para revisá-lo.

Mulher de negócios realizando contas e analisando dados de estorno do marketplace.
Na Dafiti, antes dos repasses acontecerem, é preciso validar as conversões por meio de relatório.

Após a conferência, o pagamento será efetuado sempre no último dia do mês. Por exemplo, o ciclo de vendas realizadas entre o dia 10 de cada mês até o dia nove do mês seguinte. No dia 10, o seller receberá o relatório e terá cinco dias úteis para confirmar as vendas. Uma vez confirmada, o seller receberá o repasse sempre no último dia do mês.

Madeira Madeira

O repasse no Madeira Madeira é liberado sempre 13 dias após o fim do ciclo, que acontece do dia 26 até dia 25, liberando o saque entre os dias sete e oito de cada mês.

Via Varejo

A Via Varejo divide seus repasses três vezes ao mês, dias cinco, 10 e 20 de cada mês, e existem dois tipos de relatórios de repasse que eles disponibilizam: o repasse por cartão e por boleto.

No vídeo abaixo, gravado por especialistas do Koncili, você ainda confere informações sobre porque é importante acompanhar esses repasses durante todo o ano. Assista e saiba mais:

Conclusão

É muito importante que o seller esteja ciente e que ele tenha o máximo de informações possíveis sobre o marketplace que trabalha.

Hoje, a falta de informações e de conhecimentos fazem muitos sellers migrarem de determinados marketplaces, pois não entendem as regras de negócio, o modo de funcionamento e os valores de comissionamento praticados por cada canal de vendas.

Assim, pode identificar qual se adequa mais com sua loja e roda uma logística guiada por estratégias assertivas.

Além de entender como funciona a central de repasses dos marketplaces, contar com outros materiais sobre vendas online é fundamental para ter bons resultados. Por isso, o Koncili possui uma página completa de materiais gratuitos para sua gestão. Clique na imagem e confira!

Clique para acessar os materiais gratuitos do Koncili!

Sobre o autor

O texto acima foi redigido pelo Airton Junior, formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e aluno do 4º ano de Letras PT-EN na Universidade Estadual de Maringá.

Atua no segmento de implantação e suporte de sistemas há mais de 6 anos e tem vasta experiência com software de gestão e vendas. Atualmente, é implantador do Koncili e realiza mais de 20 implantações mensais para sellers de todo o Brasil!

Confira também: Opções de sistema de pagamento online

Contato: airton.junior@db1.com.br
Entre em contato com Airton no LinkedIn!

Back To Top