Skip to content
Conheças as regras básicas de cada marketplace!

Conheça as regras de negócio básicas de cada marketplace

Conhecer as regras de negócio dos marketplaces é o primeiro passo para evitar problemas, ter clareza de todas as transações e garantir uma conciliação de sucesso.

Ainda não sabe como cada plataforma funciona ou quais são as suas principais normas? Calma, a gente te ajuda.

Neste artigo, vamos explorar todas as noções básicas dos marketplaces mais utilizados pelos sellers. Continue lendo e veja como melhorar a gestão financeira do seu negócio!

Amazon

O pagamento é realizado de 14 em 14 dias, e sempre leva em consideração a data de envio e o sucesso da entrega.

Os repasses são feitos separadamente, de acordo com o tipo de pagamento (bandeira de cartão, crédito, débito e boleto). Dessa forma, os lançamentos podem ter datas diferentes.

Em caso de cancelamento, a plataforma estorna a comissão do seller, mas cobra uma taxa administrativa de 20% em cima do valor.

B2W Marketplace

O ciclo de pagamento é quinzenal, ou seja, ocorre duas vezes ao mês: no dia 1 e no dia 15 (ou nos dias úteis seguintes). Caso haja valores bloqueados, os lançamentos podem ser realizados em outras datas.

Os pedidos a serem pagos são os que foram enviados no ciclo de envio. No total, o fechamento das movimentações pode demorar até 75 dias.

Outra regra importante: a comissão é descontada mesmo com cancelamento. O Marketplace faz estorno apenas em casos específicos, como cancelamento por atraso ou não entrega do produto (desde que a responsabilidade seja da B2W Entregas).

Não esqueça de conferir as novas regras de comissão para B2W, hein? É só acessar este post e checar as novidades.

Carrefour

O Carrefour libera os repasses após confirmação da entrega dos pedidos, e o pagamento é feito em dois ciclos.

O primeiro, com vencimento no dia 20 de cada mês, é referente às entregas realizadas entre os dias 26 do mês anterior e o dia 10 do mês corrente.

Já o segundo ciclo corresponde às entregas feitas entre os dias 11 e 25 do mês corrente, e seu pagamento é feito no dia 10 do mês subsequente.

Centauro

O repasse é feito entre os dias 20 e 26 de cada mês, tendo a data acordada por contrato. O seller pode escolher junto ao Centauro qual é o melhor dia para acertar as contas.

O ciclo de pedidos ocorre do dia 21 ao dia 20, mas o pagamento é realizado 30 dias depois.

Gestão e inteligência financeira no e-commerce: confira dados importantes para a saúde do seu negócio!

Dafiti

O ciclo de vendas é mensal, mas o dinheiro só é liberado após confirmação do seller.

Entenda como funciona: até o dia 10 de cada mês, o vendedor recebe um relatório com todas as suas vendas mensais e tem 5 dias úteis para conferir as movimentações.

Caso os dados estejam corretos, o pagamento é efetuado no último dia do mês ou nos primeiros dias úteis do mês seguinte.

MadeiraMadeira

O ciclo de pedidos no MadeiraMadeira é mensal: entre o dia 26 do mês anterior até o dia 25 do mês vigente.

A plataforma também trabalha com data de envio, e o pagamento é liberado 13 dias após o fechamento do ciclo (por volta do dia 8 do mês seguinte). Para retirar o dinheiro da conta, o seller deve solicitar o saque.

O cancelamento é feito da seguinte forma: o valor total do pedido é estornado, mas a comissão fica 100% retida. Ou seja, não há estorno de comissão.

Magazine Luiza

O pagamento varia de acordo com o contrato: pode ser feito semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Hoje, os contratos mais comuns são semanais e mensais.

O Magalu trabalha com data de envio e entrega, por isso, quanto mais rápido a entrega for feita, mais cedo o valor é liberado para saque no ciclo de pagamento.

Caso o seller opte por antecipar a retirada, consegue uma comissão geral, e não por tabela de categorias.

Em caso de cancelamento ou devolução, a plataforma estorna somente o valor do pedido. Além de reter a comissão do vendedor, pode cobrar uma taxa administrativa de até 6,5%.

Atenção: o acordo pode variar de cliente para cliente. Caso queira analisar a situação da sua empresa, abra um chamado no portal do seller no Magazine Luiza e questione o cálculo da devolução.

Mercado Livre

O Mercado Livre opera liberando os tipos de lançamentos e suas atualizações de status item por item (venda, comissão e frete).

Pode acontecer de haver liberação em datas diferentes, e até mesmo bloqueios e desbloqueios antes que o seller receba o valor final.

O Marketplace não trabalha com ciclo de pagamento. Dependendo do nível da sua empresa, você pode receber à vista, em 48 horas ou até 28 dias após a venda.

O saque também deve ser solicitado pelo o seller, e o dinheiro é dividido em três níveis: Dinheiro Disponível, A Liberar e Retido.

Você sabe como funcionam os bloqueios e desbloqueios no Mercado Livre? Eles são mais importantes do que você imagina! Clique aqui e confira já.

Netshoes

A Netshoes realiza dois repasses por mês: sempre nos dias 5 e 20. O ciclo de pedidos e envio vai do dia 6 ao dia 15 e do dia 16 até o dia 5 do mês subsequente.

Dessa forma, os pagamentos são realizados nos dias 5 e 20 do mês seguinte ao ciclo de pedidos.

Via Varejo (Cnova)

Responsável pelos sites Casas Bahia, Extra.com e Ponto Frio, a plataforma faz os pagamentos em três lotes mensais: nos dias 5, 10 e 20 de cada mês.

A primeira data é exclusiva para boleto, e seu ciclo vai do dia 21 ao dia 20 do mês anterior. Nos dias 10 e 20, os ciclos correspondem às vendas via cartão.

O pagamento do dia 10 considera os lançamentos feitos entre os dias 11 e 25. Por sua vez, os repasses realizados no dia 20 são referentes aos lançamentos do dia 26 até o dia 10 do mês anterior.

Não há estorno de comissão, apenas em casos específicos. Pedidos não enviados e cancelados são lançados como Multas ou Ajuste, e o valor da comissão do pedido é cobrado.

Com tantas atualizações, fica cada vez mais difícil saber quanto você tem a receber dos marketplaces. Este post pode te ajudar!

Zoom

O Zoom trabalha com ciclos semanais, e o pagamento pode ser realizado 30 dias após a aprovação do pedido ou 10 dias após a entrega do mesmo.

A forma de pagamento fica registrada em contrato e é acordada entre o seller e o Marketplace.

Conclusão

Se você vende seus produtos em mais de um marketplace, precisa estar preparado para administrar todas as datas, despesas, repasses e regras das plataformas. Sem uma gestão eficiente, os prejuízos podem ser enormes.

Conte com o Koncili para monitorar automaticamente as movimentações dos marketplaces! De forma rápida, prática e transparente, ele analisa todos os lançamentos e te dá acesso a dados precisos e atualizados.

Automatize seus recebimentos e acabe com o processo manual, longo e detalhista de conferência financeira em planilhas. Com o Koncili, você troca as planilhas de vendas, repasses, regras e comissões por apenas alguns cliques!

Quer fazer parte dessa revolução? Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossos especialistas.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Sobre o autor

Airton Junior é formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e cursa o 4º ano de Letras PT-EN na Universidade Estadual de Maringá.

Atua no segmento de implantação e suporte de sistemas há mais de 6 anos e tem vasta experiência com software de gestão e vendas. Atualmente, é implantador do Koncili e realiza mais de 20 implantações mensais para sellers de todo o Brasil!

Contato: airton.junior@db1.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/airton-junior-4a536bb1/

Back To Top