
Pagamento em marketplace: como funciona e como otimizar?
O pagamento em marketplaces pode ser uma grande incógnita aos lojistas: como funciona? Quais as vantagens? Como eu vou receber? Quando? Essas são apenas algumas dúvidas relacionadas ao assunto.
Por isso, hoje, vamos te explicar como funciona o pagamento aos lojistas em marketplaces para você se dedicar a otimizar seu uso das plataformas. Veja o que você vai aprender aqui:
- Como é o processo de pagamento dos marketplaces?
- Quando o seller recebe sua parte das vendas?
- Como as comissões são cobradas?
- Quais taxas são pagas ao marketplace?
- Quais as vantagens de vender em marketplaces?
- Acompanhe os repasses dos marketplaces com o Koncili!
Quer saber tudo sobre o assunto? Então continue a leitura.
Como é o processo de pagamento dos marketplaces?
Algumas regras podem mudar de um marketplace para outro, mas, no geral, é bem fácil entender como funcionam os pagamentos em marketplaces, visto que as plataformas são gerenciadas por programas de automação, o que torna os processos seguros.
Ao cadastrar seu negócio no marketplace escolhido, você deverá fornecer informações sobre sua loja relacionadas ao pagamento. São dados essenciais para emitir a nota fiscal, como:
- código CNAE disponível no cartão do CNPJ
- Inscrição Estadual, emitida pela junta comercial
- série e o número da nota fiscal
- arquivo do certificado digital A1
- dados financeiros e as condições comerciais (frequência e dia da semana ou do mês escolhido para os repasses); número de parcelas sem juros que serão disponibilizadas aos clientes; as opções de pagamento; se vende para consumidor final, apenas, ou para outras empresas)
- conta bancária em nome da empresa
Além disso, os marketplaces permitem que os usuários façam pedidos de diferentes sellers em uma única compra. Nesses casos, o sistema mais utilizado é o split, em que a plataforma recebe o valor da compra e atua como intermediador de pagamento. Após coletar a sua comissão, ela mesma distribui os percentuais referentes a cada seller.
Quando o seller recebe sua parte das vendas?
Isso depende das regras de cada marketplace. Há plataformas que fazem o pagamento por semana ou por mês, e a escolha fica a cargo do lojista conforme o acordo estabelecido com o canal de vendas.
No entanto, as formas de pagamento mudam de acordo com a modalidade escolhida pelo cliente na hora da compra. Por exemplo, compras parceladas no cartão de crédito tendem a ser pagas ao seller a cada mês, de acordo com o pagamento das parcelas.
Alguns marketplaces oferecem a possibilidade de antecipar os pagamentos recebidos, mas, no geral, isso tem um custo.
Ainda, vale ressaltar que a comissão que o seller tem a receber é paga quando o cliente confirma o recebimento do produto.
- Você pode se interessar: O que é gestão de frete e como organizar a sua?
Como as comissões são cobradas?
As comissões tendem a mudar de acordo com as categorias de produtos oferecidos. Assim, a composição do seu catálogo pode te prover diversas comissões, todas descritas no momento de fazer seu contrato com o marketplace escolhido.

Dessa forma, o seller paga uma comissão sobre cada venda realizada na plataforma. Para analisar se vale a pena pagar essas comissões, você precisa ter em mente que vender em marketplaces é vender por quantidade.
Isso porque essas comissões cobrem custos de divulgação e visibilidade dentro das plataformas, que geralmente são bem maiores do que no próprio e-commerce ou na venda física. Entendendo se isso se aplica ao seu modelo de negócio fica fácil saber se vale a pena ou não.
Quais taxas são pagas ao marketplace?
As taxas pagas aos marketplaces abrangem diferentes produtos e serviços oferecidos pelas plataformas e podem transitar entre 16% e 20%. Algumas delas são:
- custo do gateway de pagamento
- marketing
- SAC
- sistema antifraude
Há, ainda, taxas como a de adiantamento de pagamentos parcelados, conforme comentamos anteriormente, mas que só existe se solicitada pelo seller. O mesmo acontece com as taxas de integração do e-commerce à plataforma para otimizar a automação dos processos.
Quais as vantagens de vender em marketplaces?
Sabendo que se tem taxas e comissões como despesas dos marketplaces, afinal, há vantagens em vender nas plataformas? Já adiantamos que sim, e os benefícios se sobressaem aos custos. Entenda melhor o porquê:
Mais visibilidade
Estar em um marketplace é a possibilidade de atingir públicos que, somente com o e-commerce, você levaria muito tempo ou não conseguiria. Isso porque, dependendo do seu produto e nicho, a concorrência é alta demais.
Posicionar-se nos primeiros resultados de busca para o que realmente pode aumentar suas taxas de conversão pode exigir muito tempo e assertividade com estratégias de SEO ou gastos com anúncios. Por outro lado, os marketplaces têm maior facilidade nesses posicionamentos.

Assim, se você está neles, tem maior chance de ser visto, seja num buscador ou dentro da própria plataforma. Isso não quer dizer que você deva deixar de lado as estratégias com o e-commerce, mas saber explorar ambos canais.
Aumento do poder de ação
Estando presente nos marketplaces, você consegue explorar diferentes estratégias para cada canal e direcionar os esforços necessários para cada etapa conforme os resultados que ela pode te oferecer.
Desse modo, é possível atuar com maior assertividade em aspectos como otimização da entrega, busca de fornecedores, entre outras partes do processo que não a divulgação, por exemplo, que já é feita pela plataforma dentro dela.
Operação com baixo custo
Ainda, as comissões e taxas dos marketplaces são baixas quando comparadas ao montante de transações que você pode ter dentro das plataformas. Isso porque, com maior visibilidade, você chega a mais clientes.

Mais do que isso, você alcança clientes que estão prontos para converter quando a plataforma indica seu produto como compra complementar. Assim, você investe baixo enquanto explora as vantagens e a automação dos marketplaces.
Isso sem falar que, trabalhando somente com o marketplace, você consegue vender no digital sem ter os custos que uma loja própria poderia gerar.
Aumento das vendas
Maior visibilidade e poder de ação são sinônimos de mais vendas. Com mais pessoas qualificadas tendo contato com seu produto e construindo uma boa experiência ao comprar com você, mais pedidos chegam.
O volume de vendas nos marketplaces tende a ser maior do que diretamente num e-commerce, por isso, apesar de você ter que concorrer em preço, você acaba ganhando em quantidade.
Acompanhe os repasses dos marketplaces com o Koncili!
Todas essas vantagens fazem sentido para quem quer vender mais, mas não é só isso. Para ter certeza de que seu investimento está valendo a pena e que você está recebendo tudo o que vende da melhor forma, você precisa acompanhar os repasses.
O Koncili é a ferramenta que vai facilitar o acompanhamento diário dos pagamentos recebidos pela sua empresa nos marketplaces. Ele conta com um dashboard que compila todos os dados, mantendo as informações de todas as suas plataformas em uma única tela de forma dinâmica e fácil de entender.
Agora que você sabe tudo sobre o pagamento em marketplaces e como otimizar o acompanhamento, não perca tempo e escolha a melhor estratégia para o seu negócio com o Koncili.
This Post Has 0 Comments