skip to Main Content

O que é gestão de frete e como organizar a sua?

Considerada por vários sellers um processo complicado, a gestão de frete na verdade é, como várias outras tarefas, uma demanda que requer planejamento. Por envolver, geralmente, um fornecedor externo (o serviço de transporte), ela precisa ser tratada de perto, com muita comunicação e relacionamento. 

Realizar o controle do frete significa, no fim do dia, cuidar da jornada de compra do consumidor. Afinal, atualmente, este é um dos fatores que mais impacta na tomada de decisão do cliente. Logo, ter operações logísticas bem estruturadas, com parceiros que agregam ao seu negócio, é fundamental. 

Neste texto, você aprende as melhores práticas para realizar a gestão de transporte do seu e-commerce, com assertividade e organização. Continue a leitura e confira! 

O que é gestão de frete? 

Gestão de frete é o nome dado ao ato de administrar e gerenciar cada processo e etapa por trás do transporte de uma empresa. Dessa forma, é possível verificar uma redução de custos na operação, que gasta menos para levar o produto ao consumidor, e um aumento da satisfação do cliente em relação à compra realizada. 

Homem carregando produtos para serem entregues.
Uma boa gestão de frete assegura que o cliente ficará satisfeito com a entrega, pois ela é feita no prazo e com cuidado.

É por meio de uma logística de frete bem feita que a entrega é feita de forma rápida, com qualidade e, principalmente, com um preço justo para o consumidor e para o e-commerce. 

Dentro do processo de frete, acontece o gerenciamento do estoque, das movimentações de produtos, dos contratos com os fornecedores e do orçamento utilizado pela área. 

Por se certificar de que a entrega do produto será feita com qualidade e no prazo, entregando o item da melhor forma para o consumidor, o gestor de frete tem sido um cargo cada vez mais comum nas empresas. 

Afinal, é entregando o que foi comprado, no prazo estipulado e da melhor forma, que a jornada de compra do consumidor de fato estará completa (e acontecendo de forma positiva para o cliente). 

Atualmente, existem sistemas de gestão de frete que possibilitam acompanhar, monitorar e organizar as entregas realizadas. Eles apontam atrasos, calculam valores de acordo com as transportadoras parceiras e apontam outros dados que podem ser analisados pelo gestor de frete para melhorar ainda mais o processo. 

Homem analisando gráficos criados a partir da gestão de frete.
Os softwares de gestão de frete ajudam a entender como as entregas estão sendo realizadas por meio de dados.

Evidentemente, a gestão de fretes possui problemáticas que precisam ser superadas. As más condições de circulação das rodovias nacionais, o valor do combustível e a precarização do setor caminhoneiro dificultam a tarefa de organizar a entrega da melhor forma. 

É por isso, inclusive, que um bom processo de logística é importante. Ele visa estruturar cada etapa para que o mínimo de impacto seja percebido pelo consumidor, pelo fornecedor e, evidentemente, pelo e-commerce. 

Como ter uma gestão de frete de sucesso? 

A gestão de frete é um processo repleto de subtarefas, que devem ser realizadas cotidianamente para garantir uma evolução contínua. Dessa forma, é possível reduzir custos, oferecer valores de entregas mais competitivos aos usuários e garantir, sempre, recebimento no prazo e com qualidade. 

Antecipe a demanda 

Esta é a primeira dica para organizar o frete. Existem várias datas comemorativas no decorrer do ano que já são esperadas pelos sellers e pelos consumidores. Portanto, nestes momentos, é importante contar com uma operação forte, de forma que vários parceiros ajudem a lidar com a demanda. 

Analisar as campanhas promocionais que você rodará também é importante, pois é esperado que as vendas aumentem nestas épocas. 

Homem realizando a gestão de frete e antecipando demandas e pedidos.
Planejar as ações antecipadamente é uma forma de se prevenir em momentos do ano que as vendas aumentam.

O planejamento, portanto, é ponto chave aqui. É preciso pensar como será sua operação no período de seis meses, pelo menos. Dessa forma, é possível prever pelo menos alguns períodos de alta, que já ajudarão a garantir qualidade. 

Use um sistema de gestão de frete 

Os sistemas de gestão de frete permitem que você centraliza informação, cote frete com diferentes fornecedores, realize cálculos envolvidos na entrega (como taxas, pedágios e tributos), rateie valores, emita documentos fiscais e muito mais. 

Outro ponto importante que o software de frete auxilia é na automatização de determinadas tarefas. O cálculo dos valores por trás da entrega por exemplo, serão feitos de maneira automática, sem a necessidade de calculadoras. Isso diminui, ainda, a chance de erros. 

Assim como outras áreas, contar com tecnologia é fundamental para uma gestão de frete assertiva e orientada a resultados. 

Se comunique em tempo real 

Tente sair do e-mail na hora de se relacionar com os fornecedores. O WhatsApp ou ferramentas de comunicação coorporativas darão respostas mais ágeis de acordo com o que precisar ser conversado. 

Dessa forma, você deixa o e-mail apenas para formalizar acordos, afinal, é importante ter documentado o que está sendo definido. 

Planeje rotas 

Muitas pessoas acreditam que planejar as rotas é um dever dos fornecedores, e elas não estão erradas. No entanto, como lojista, você também pode fazer isso. 

Defina quais transportadoras entregarão nas regiões que você vende. Tenha opções para entregas mais próximas, que podem ser mais ágeis, e outras para fretes mais distantes. Assim, você garante que as localidades serão atendidas de maneira estratégica. 

Precifique estrategicamente 

O valor do frete é, certamente, um dos grandes responsáveis pela conversão do consumidor. Por isso, é importante precificar de maneira assertiva, para que você não tenha prejuízos e para que o cliente veja vantagem em adquirir com você. 

Homem realizando a precificação a partir de pesquisas.
O preço do frete impacta na decisão de compra dos consumidores virtuais ainda hoje.

Contar com mais de um fornecedor para transporte de cargas também ajuda. Assim, você consegue orçar com mais de uma empresa, o que te dá uma visão mais competitiva de mercado, já que pode comparar valores. 

Para campanhas com frete grátis, que tendem a aumentar as vendas, é importante se preparar e ajustar o valor dos produtos para que você não perca dinheiro.  

Na hora de precificar estrategicamente, os sistemas de gestão de frete são grandes aliados do seu e-commerce, por centralizar e comparar valores. 

Faça a gestão das transportadoras 

Realizar a gestão das transportadoras significa se relacionar, organizar e documentar informações importantes sobre seus parceiros de entrega. Além disso, é preciso garantir que as necessidades legais estão sendo devidamente cumpridas e acordadas, como os contratos de trabalho. 

Organize as transportadoras e realize os cálculos de entrega em todas elas para encontrar o valor mais competitivo. Além disso, cuide sempre da embalagem, para que a experiência de entrega seja satisfatória e para que o produto chegue em perfeito estado ao consumidor. 

Geralmente, o cálculo do frete envolve os CEPs de origem e de destino do envio, o tamanho e o peso da embalagem, assim como o prazo e a modalidade da entrega. 

Conhecer esse processo não impacta somente na gestão e na organização das transportadoras, como na precificação estratégica do frete. 

Rastreie 

Desde sempre, o consumidor virtual ficou ansioso pela entrega do item comprado. Evidentemente, esta realidade não mudou. Portanto, permitir que a entrega seja rastreável é fundamental para garantir uma boa experiência para o usuário. 

Para fazer isso, é importante contar com boas transportadoras ao seu lado, prestando apoio. Isso pode acontecer por meio do código de rastreio ou pela integração com o sistema de e-commerce. 

É importante, na hora de escolher uma transportadora, que ela tenha esses tipos de processos automatizados para o acompanhamento com atualizações de status de cada produto, sendo envio de maneira automática para o remetente e o destinatário. 

Tenha uma boa relação com parceiros 

É por meio de uma relação com as transportadoras que você conseguirá uma parceria mais forte, focada em troca, ajuda, apoio e crescimento de ambas as partes. Por isso, fomente uma troca consistente entre sua empresa e seus fornecedores! 

Com essas dicas, estabelecer uma estratégia de gestão de frete que seja funcional e que agregue valor à sua empresa se torna mais simples e eficaz.  

Para te ajudar no processo de organização do e-commerce, o Koncili preparou um ebook sobre precificação, que facilita e automatiza o processo de colocar valor nos produtos em cada canal de vendas que você atua! 

Clique para baixar o kit de precificação em marketplaces gratuitamente.

Back To Top
Abrir o Chat!
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?