Skip to content
Mulher realizando compra na internet com cartão de crédito.

Meios de pagamento para e-commerce: conheça 4!

O pagamento é o último passo na jornada de compra do cliente em sua loja virtual e um dos fatores decisivos nesse processo. Se o consumidor não encontrar meios de pagamento no e-commerce que o atendam, há grandes chances de abandonar o carrinho. 

É importante que o lojista ofereça mais de uma modalidade de pagamento em sua loja virtual, pois dessa forma estará mais acessível para que mais pessoas possam comprar em seu site. Como consequência, haverá um aumento de suas vendas. 

Os principais meios de pagamento são: 

  • Cartão de crédito;
  • Boleto Bancário; 
  • PIX; 
  • Carteiras Digitais; e 
  • entre outros. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre eles abaixo!

Clique e baixe o ebook do Koncili sobre SEO para e-commerce.Cartão de crédito 

Este é o meio de pagamento mais utilizado. Ele permite parcelamento da compra, e ela é aprovada em poucos minutos, permitindo que o lojista consiga realizar um envio mais rápido do produto, visando a satisfação de seus clientes. Para oferecer essa modalidade, a loja deverá estar integrada com um intermediador ou com um gateway de pagamento. 

Cartão de débito

O cartão de débito é outro opção de pagamento no e-commerce. Geralmente, ele é integrado pelo mesmo intermediador que o de crédito. A diferença é que o cliente pagará o produto em apenas uma vez, sem parcelas.

Boleto bancário 

É o segundo meio de pagamento mais utilizado. Ele permite que pessoas que não possuem cartão de crédito ou ainda que aquelas que não se sentem seguras em inserir os dados de seu cartão na internet realizem suas compras.  

 

E-commerce aberto em um notebook.
O boleto é o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores virtuais

Uma desvantagem é que a compensação do pagamento só é feita de dois a três dias úteis após o pagamento. Para oferecer esse meio de pagamento, o lojista deve integrar seu e-commerce com o banco de sua escolha. 

PIX 

É um dos métodos mais recentes, que ainda está em processo de adesão para a maioria dos lojistas. Permite transferências imediatas 24 horas por dia, todos os dias da semana. Também conta como vantagem o rápido envio do produto, por ter um processo de aprovação mais rápido. 

Carteiras digitais 

Aplicativos que mantém o dinheiro de seus usuários em uma conta digital, permitindo que realizem compras online sem a necessidade de utilizar cartão de crédito. Algumas carteiras digitais oferecem cashback aos seus clientes como forma de estimular a compra. 

Transferências

As transferências online permitem que os lojistas recebam os pagamentos em algumas horas. É uma opção entre vários meios de lidar com o valor do produto, porém é pouco utilizada, visto que o cliente precisa arcar com as taxas da insituições bancárias.

Como oferecer essas opções em seu e-commerce? 

Mulher preparando seu e-commerce para começar a vender.
Entender como oferecer os meios de pagamento acima é importante para contar com várias possibilidades na hora do cliente realizar a compra.

Existem alguns preparos que devem ser feitos na loja virtual para integrar os meios de pagamentos. Conheça mais sobre eles: 

Intermediadores 

Oferecem vários meios de pagamento em uma única integração. Os intermediadores possuem serviços como segurança dos dados e segurança contra chargebacks (não reconhecimento da compra).  

Eles também contam com o serviço de boletos integrado. Os principais intermediadores são Pagseguro, Mercado Pago e Paypal. 

Adquirentes 

Mulher passando compra em máquina de cartão.
Os adquirentes realizam a ponte entre loja e bandeira do cartão.

São empresas como Cielo, Rede e Stone, que realizam a comunicação entre a loja e a bandeira do cartão (Visa e MasterCard, por exemplo) no momento da transação para o processamento do pagamento. O lojista precisa contratar uma ferramenta antifraude para contar com proteção de fraudes e chargeback. 

Gateway 

Trata-se de uma plataforma que faz o vínculo entre as bandeiras do cartão e os adquirentes. O gateway é mais utilizado por médias e grandes empresas devido a maior necessidade de controle dos pagamentos. Como vantagem oferece serviços de pagamento em mais de um cartão, compra por um clique e taxas mais baixas ao lojista.  

É possível integrá-lo com ERPs e ele necessita de uma ferramenta antifraude. Outro benefício é o checkout transparente, o que significa que o processo de pagamento é realizado dentro da própria loja virtual, de forma que os clientes possuem mais confiança nesse processo de pagamento.  

Agora que você já sabe quais são os principais meios de pagamento para e-commerce e como integrá-los à sua loja virtual, é o momento de fornecê-los.  

É válido destacar que é interessante contar com diferentes formas de pagamento, para que o cliente escolha aquela que melhor lhe convém. Esta atitude aumenta consideravelmente as possibilidades de conversão. 

Gostou deste conteúdo? Então baixe o material gratuito do Koncili, para aprender a precificar seus produtos no marketplace da melhor maneira! 

Clique e baixe o kit de precificação para marketplace.

Sobre a autora

Andressa Moreira Rissi está cursando graduação em Administração na Unicesumar e faz parte do time comercial do Koncili. Se interessa por assuntos voltados à área financeira e ecommerce.

Fale com a Andressa no LinkedIn!

Back To Top