skip to Main Content
Estornos De Vendas E Comissões: Por Que Conferir?

Estornos de vendas e comissões: por que é importante conferir?

Você sabia que os lançamentos de estorno de vendas e devoluções são responsáveis pelos maiores prejuízos dos sellers nos marketplaces?

Felizmente, é possível detectar erros e evitar que essas movimentações prejudiquem a saúde financeira do seu negócio. Quer saber como? Leia o post e descubra!

Estornos e devoluções nos marketplaces

A maioria dos marketplaces estorna o valor da venda assim que o cliente posta o produto para devolução. Dessa forma, pode acontecer do estorno ser cobrado antes que o vendedor receba seu produto de volta.

Muitos sellers ainda acreditam que o estorno só é cobrado quando o produto chega no depósito da empresa. Situações como essa podem causar erros na conciliação das comissões e repasses, por isso, precisam ser analisadas e monitoradas com frequência.

Quer saber mais sobre os estornos de vendas e aprender a evitá-los? Acesse este post!

Em algumas plataformas, o botão “autorizar reembolso” serve apenas para controlar o status do pedido e identificar problemas. No entanto, o reembolso é aprovado antes do pedido retornar ao seller. Isso acontece nos seguintes marketplaces:

  • Mercado Livre
  • Amazon
  • B2W Marketplace (Americanas.com, Submarino e Shoptime)
  • Via Varejo
  • Magazine Luiza
  • Netshoes

Vale reforçar que cada marketplace tem as suas diretrizes, e é essencial que elas sejam consultadas regularmente.

Compreender as práticas de repasses de todos os marketplaces não é nada fácil. Confira este artigo e veja por onde começar!

Mas, afinal, por que é importante conferir as devoluções e estornos de vendas? Nós esclarecemos: para verificar se o produto já chegou na empresa e, principalmente, se está em perfeito estado. Caso seja necessário, o vendedor pode entrar com um recurso para recuperar o prejuízo.

Conciliação automática de repasses

Que tal automatizar o trabalho de conciliação e focar nas vendas do seu negócio? O Koncili é um conciliador de pagamento que analisa todos os repasses, comissões, estornos e devoluções dos marketplaces, avaliando o custo real de cada venda e corrigindo divergências!

De forma automatizada, prática e transparente, ele garante que você receba corretamente os repasses e tenha acesso aos dados de forma rápida e clara. Além de relatórios com os resultados das conciliações, o Koncili também entrega informações essenciais para a saúde financeira da sua empresa.

Com a ajuda do Koncili, você consegue:

  • Ver a lista completa das conciliações, feitas automaticamente, obedecendo aos parâmetros e regras de cada marketplace;
  • Acompanhar uma tela de conciliação com saldo, recebidos, repasses, divergências e extratos;
  • Ter uma visão clara de todos os resultados via relatórios gerenciais.

Se você deseja mais autonomia, agilidade e transparência no gerenciamento dos marketplaces, preencha o formulário abaixo e solicite uma demonstração!










     

    Número de Pedidos Mensal:

    Sobre o autor

    Airton Junior é formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e cursa o 4º ano de Letras PT-EN na Universidade Estadual de Maringá. Atua no segmento de implantação e suporte de sistemas há mais de 6 anos e tem experiência com software de gestão e vendas. É implantador do Koncili e, atualmente, realiza mais de 20 implantações mensais para sellers de todo o Brasil.

    Contato: airton.junior@db1.com.br
    LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/airton-junior-4a536bb1/

    Back To Top
    Abrir o chat
    Fale com nosso time!