skip to Main Content
Homem Mexendo No Computador E Olhando Para A Tela.

Quais as divergências entre os marketplaces online e os sellers?

Atualmente, existem inúmeros marketplaces online disponíveis para quem quer começar a vender na internet e para quem já faz isso e deseja conquistar mais resultados, utilizando outras plataformas de conversão. 

Durante o funcionamento desse canal de venda, é comum encontrar divergências entre os marketplaces na hora da realização das conciliações entre plataforma e seller. 

É importante compreender essas divergências antes da contratação, a fim de que você descubra qual o melhor marketplace de acordo com sua realidade e com seu propósito dentro do canal. 

Hoje, o Koncili trabalha com 16 marketplaces para conciliação de vendas nessas plataformas, tratando diversos tipos de lançamentos e expandindo cada vez mais seu know-how sobre elas.,  

Foi analisando as divergências entre os marketplaces e os sellers, inclusive, que conseguimos elencar um top três de “problemas”, que ocorrem em praticamente todos eles. Para entender cada um, ponto importante na hora de vender nessas plataformas, continue a leitura! 

Principais divergências entre os marketplaces 

Como comentado, certos “problemas” no repasse de capital – ou seja, na conciliação – entre marketplace e seller são comuns. Compreenda melhor os três principais:

1.Devoluções e estornos de venda

Hoje em dia, as devoluções são lançadas automaticamente pelo sistema dos marketplaces, de forma que, muitas vezes, o valor é estornado antes do pedido retornar ao seller 

Computador com vários produtos em cima, simbolizando as vendas de marketplace online.
Ficar atento aos estornos e aos pedidos que ainda não retornaram à sede é fundamental.

Com isso, é comum que a conciliação do estorno seja feita antes do recebimento do pedido para conferência, situação que pode gerar prejuízo para a empresa (referente ao estorno e ao pedido, que não retorna à sede). Portanto, fique atento a essa logística!

2. Comissões acordadas

Essa situação ocorre, geralmente, em três dos melhores marketplaces da internet: a Amazon, a Magazine Luiza e a CNova, pois eles utilizam tabelas de comissões por categoria, o que dificulta a conciliação se o seller não for organizado. 

Pessoas debatendo dados sobre marketplace online disponíveis em computador e em tablet.
A utilização de tabelas para atribuir a comissão pode ser um problema em casos de desorganização.

É preciso, portanto, realizar a separação de SKUs de acordo com a comissão ou das categorias vendidas dentro da plataforma. Muitas divergências acontecem por conta dos sellers e de sua logística, mas também há ocorrências de cobranças indevidas ou mal alinhadas com os marketplaces – tanto para mais quanto para menos do valor de conciliação. 

3. Mal alinhamento do contrato e das informações entre os marketplaces e os sellers

O alinhamento de contrato bem feito é fator decisivo para o sucesso, da mesma forma que, se realizado de maneira indevida, resultará em problemas para o seller. 

Muitas pessoas começam a vender em marketplaces sem conhecimento básico sobre o funcionamento da plataforma e sem estar alinhado aos termos do contrato assinado. 

Esse desalinhamento gera muitas divergências dentro do sistema, por conta de cálculos imprecisos e de retrabalhos. Por isso, é importante se atentar aos treinamentos para adquirir o máximo de conhecimento possível, além de esclarecer cada ponto presente no contrato. 

Homem analisando informações sobre funcionamento de marketplace online em post-its.
Estudar o marketplace antes da contratação é fundamental para obter bons resultados.

Esse problema também pode ser evitado optando pelo Koncili como ferramenta de conciliação das vendas, visto que nosso know-how nos permite dar orientações e tirar dúvidas dos sellers sempre que necessário. 

Gostou de conhecer as maiores divergências entre os marketplaces digitais e quer receber mais novidades sobre o tema no seu e-mail? Cadastre-se na newsletter do Koncili e receba informações exclusivas diretamente na sua caixa de entrada!










     

    Número de Pedidos Mensal:

    Sobre o autor

    O texto acima foi redigido pelo Airton Junior, formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e aluno do 4º ano de Letras PT-EN na Universidade Estadual de Maringá.

    Atua no segmento de implantação e suporte de sistemas há mais de 6 anos e tem vasta experiência com software de gestão e vendas. Atualmente, é implantador do Koncili e realiza mais de 20 implantações mensais para sellers de todo o Brasil!

    Contato: airton.junior@db1.com.br
    Entre em contato com Airton no LinkedIn!

    Victor Matheus

    Entusiasta da língua, da linguagem e da literatura. Escreve desde os 8 anos de idade, anda sempre com um livro, é movido por arte e encontrou no marketing de conteúdo a oportunidade de aprendizado constante.

    Back To Top
    Abrir o chat
    Fale com nosso time!