Koncili uma empresa DB1 Group
Menu
ES
Blog
Conheças as regras básicas de cada marketplace!

Conheça as regras de negócio básicas de cada marketplace

Conhecer as regras de negócio dos marketplaces é o primeiro passo para evitar problemas, ter clareza de todas as transações e garantir uma conciliação de sucesso.

Ainda não sabe como cada plataforma funciona ou quais são as suas principais normas? Calma, a gente te ajuda.

Neste artigo, vamos explorar todas as noções básicas dos marketplaces mais utilizados pelos sellers. Continue lendo e veja como melhorar a gestão financeira do seu negócio!

Amazon

O pagamento é realizado de 14 em 14 dias, e sempre leva em consideração a data de envio e o sucesso da entrega.

Os repasses são feitos separadamente, de acordo com o tipo de pagamento (bandeira de cartão, crédito, débito e boleto). Dessa forma, os lançamentos podem ter datas diferentes.

Em caso de cancelamento, a plataforma estorna a comissão do seller, mas cobra uma taxa administrativa de 20% em cima do valor.

B2W Marketplace

O ciclo de pagamento é quinzenal, ou seja, ocorre duas vezes ao mês: no dia 1 e no dia 15 (ou nos dias úteis seguintes). Caso haja valores bloqueados, os lançamentos podem ser realizados em outras datas.

Os pedidos a serem pagos são os que foram enviados no ciclo de envio. No total, o fechamento das movimentações pode demorar até 75 dias.

Outra regra importante: a comissão é descontada mesmo com cancelamento. O Marketplace faz estorno apenas em casos específicos, como cancelamento por atraso ou não entrega do produto (desde que a responsabilidade seja da B2W Entregas).

Não esqueça de conferir as novas regras de comissão para B2W, hein? É só acessar este post e checar as novidades.

Carrefour

O Carrefour libera os repasses após confirmação da entrega dos pedidos, e o pagamento é feito em dois ciclos.

O primeiro, com vencimento no dia 20 de cada mês, é referente às entregas realizadas entre os dias 26 do mês anterior e o dia 10 do mês corrente.

Já o segundo ciclo corresponde às entregas feitas entre os dias 11 e 25 do mês corrente, e seu pagamento é feito no dia 10 do mês subsequente.

Centauro

O repasse é feito entre os dias 20 e 26 de cada mês, tendo a data acordada por contrato. O seller pode escolher junto ao Centauro qual é o melhor dia para acertar as contas.

O ciclo de pedidos ocorre do dia 21 ao dia 20, mas o pagamento é realizado 30 dias depois.

Gestão e inteligência financeira no e-commerce: confira dados importantes para a saúde do seu negócio!

Dafiti

O ciclo de vendas é mensal, mas o dinheiro só é liberado após confirmação do seller.

Entenda como funciona: até o dia 10 de cada mês, o vendedor recebe um relatório com todas as suas vendas mensais e tem 5 dias úteis para conferir as movimentações.

Caso os dados estejam corretos, o pagamento é efetuado no último dia do mês ou nos primeiros dias úteis do mês seguinte.

MadeiraMadeira

O ciclo de pedidos no MadeiraMadeira marketplace é mensal: entre o dia 26 do mês anterior até o dia 25 do mês vigente.

A plataforma também trabalha com data de envio, e o pagamento é liberado 13 dias após o fechamento do ciclo (por volta do dia 8 do mês seguinte). Para retirar o dinheiro da conta, o seller deve solicitar o saque.

O cancelamento é feito da seguinte forma: o valor total do pedido é estornado, mas a comissão fica 100% retida. Ou seja, não há estorno de comissão.

Magazine Luiza

O pagamento varia de acordo com o contrato: pode ser feito semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Hoje, os contratos mais comuns são semanais e mensais.

O Magalu trabalha com data de envio e entrega, por isso, quanto mais rápido a entrega for feita, mais cedo o valor é liberado para saque no ciclo de pagamento.

Caso o seller opte por antecipar a retirada, consegue uma comissão geral, e não por tabela de categorias.

Em caso de cancelamento ou devolução, a plataforma estorna somente o valor do pedido. Além de reter a comissão do vendedor, pode cobrar uma taxa administrativa de até 6,5%.

Atenção: o acordo pode variar de cliente para cliente. Caso queira analisar a situação da sua empresa, abra um chamado no portal do seller no Magazine Luiza e questione o cálculo da devolução.

Mercado Livre

O Mercado Livre opera liberando os tipos de lançamentos e suas atualizações de status item por item (venda, comissão e frete).

Pode acontecer de haver liberação em datas diferentes, e até mesmo bloqueios e desbloqueios antes que o seller receba o valor final.

O Marketplace não trabalha com ciclo de pagamento. Dependendo do nível da sua empresa, você pode receber à vista, em 48 horas ou até 28 dias após a venda.

O saque também deve ser solicitado pelo o seller, e o dinheiro é dividido em três níveis: Dinheiro Disponível, A Liberar e Retido.

Você sabe como funcionam os bloqueios e desbloqueios no Mercado Livre? Eles são mais importantes do que você imagina! Clique aqui e confira já.

Netshoes

A Netshoes realiza dois repasses por mês: sempre nos dias 5 e 20. O ciclo de pedidos e envio vai do dia 6 ao dia 15 e do dia 16 até o dia 5 do mês subsequente.

Dessa forma, os pagamentos são realizados nos dias 5 e 20 do mês seguinte ao ciclo de pedidos.

Via Varejo (Cnova)

Responsável pelos sites Casas Bahia, Extra.com e Ponto Frio, a plataforma faz os pagamentos em três lotes mensais: nos dias 5, 10 e 20 de cada mês.

A primeira data é exclusiva para boleto, e seu ciclo vai do dia 21 ao dia 20 do mês anterior. Nos dias 10 e 20, os ciclos correspondem às vendas via cartão.

O pagamento do dia 10 considera os lançamentos feitos entre os dias 11 e 25. Por sua vez, os repasses realizados no dia 20 são referentes aos lançamentos do dia 26 até o dia 10 do mês anterior.

Não há estorno de comissão, apenas em casos específicos. Pedidos não enviados e cancelados são lançados como Multas ou Ajuste, e o valor da comissão do pedido é cobrado.

Com tantas atualizações, fica cada vez mais difícil saber quanto você tem a receber dos marketplaces. Este post pode te ajudar!

Zoom

O Zoom trabalha com ciclos semanais, e o pagamento pode ser realizado 30 dias após a aprovação do pedido ou 10 dias após a entrega do mesmo.

A forma de pagamento fica registrada em contrato e é acordada entre o seller e o Marketplace.

Conclusão

Se você vende seus produtos em mais de um marketplace, precisa estar preparado para administrar todas as datas, despesas, repasses e regras das plataformas. Sem uma gestão eficiente, os prejuízos podem ser enormes.

Conte com o Koncili para monitorar automaticamente as movimentações dos marketplaces! De forma rápida, prática e transparente, ele analisa todos os lançamentos e te dá acesso a dados precisos e atualizados.

Automatize seus recebimentos e acabe com o processo manual, longo e detalhista de conferência financeira em planilhas. Com o Koncili, você troca as planilhas de vendas, repasses, regras e comissões por apenas alguns cliques!

Quer fazer parte dessa revolução? Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de nossos especialistas.

[contact-form-7 id="231" title="Contratação - Koncili"]

Sobre o autor

Airton Junior é formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e cursa o 4º ano de Letras PT-EN na Universidade Estadual de Maringá.

Atua no segmento de implantação e suporte de sistemas há mais de 6 anos e tem vasta experiência com software de gestão e vendas. Atualmente, é implantador do Koncili e realiza mais de 20 implantações mensais para sellers de todo o Brasil!

Confira também: Como pedir devolução no mercado livre | Integração de marketplace | Taxas dos marketplaces | Categorias Shopee

Contato: airton.junior@db1.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/airton-junior-4a536bb1/

Posts relacionados:

cross