Skip to content
Homem assinando documento de devolução de produto do Mercado Livre.

Como funciona devolução no Mercado Livre? Entenda!

Na hora de vender online, organizar sua gestão e estudar os marketplaces em que você atua é ponto importante para obter bons resultados. Entre os materiais para analisar, aquele que explica como funciona devolução no Mercado Livre é um dos indicados para sellers que atuam na plataforma. 

As políticas de devolução impactam diretamente na sua logística e na sua gestão financeira, pois elas influenciam os repasses feitos pelo marketplace. Portanto, entender o funcionamento do processo é fundamental. Da mesma maneira, é interessante compreender quais os direitos de quem quer devolver o produto e de quem o vendeu – ou seja, você, o lojista. 

Para que não reste dúvidas de como funciona a devolução no Mercado Livre, fizemos um resumo das regras por trás desta logística no canal de vendas. Continue a leitura e entenda-as! 

Clique e baixe o kit de precificação para marketplaces gratuitamente.Passo a passo para solicitar a devolução 

Para o cliente solicitar a devolução, ele deverá pesquisar por “Devolver grátis” no menu da compra que ele não deseja mais e seguir as etapas solicitadas pela plataforma. Em seguida, será cedido ao consumidor um código de devolução gratuito, a fim de que ele encaminhe o item de volta para você. 

Dependendo dos motivos envolvidos, é possível que o Mercado Livre coloque o consumidor em contato com você antes de ceder o código. Caso a entrega tenha sido combinada no ato da compra, ele também precisará falar com sua loja. 

Homem e mulher avaliando produtos devolvidos pelo cliente.
Dependendo do motivo da devolução, o cliente precisará falar diretamente com você.

O contato do cliente será aberto por meio de uma mensagem ou de uma reclamação. Portanto, fique atento ao que você receberá dos usuários, para não gerar um desconforto maior, prejudicar a reputação da sua marca e, evidentemente, deixar o problema sem solução. 

Para realizar a devolução do produto, a pessoa deve preparar o pacote com todos os acessórios originais. O produto não deve ter indicações de mau uso ou estar com avarias feitas pelo cliente para que o processo ocorra. 

O pacote encaminhado deve conter o código de devolução escrito e ser entregue nos Correios ou na transportadora em questão.  

Até quando o cliente pode solicitar a devolução no Mercado Livre? 

O limite de dias para realizar a devolução varia de acordo com a categoria. Itens tecnológicos, como celulares, telefones, câmeras e acessórios, jogos, eletrônicos, equipamentos de áudio e de vídeo, objetos da área da informática, TVS e outros acessórios relacionados a software, têm até sete dias corridos, depois de receber o produto, para serem reencaminhados.   

Pessoa embalando produto para devolver ao Mercado Livre.
De acordo com a categoria, o prazo para devolução do produto é alterado.

Itens de outras categorias possuem prazo de 30 dias após o recebimento para serem devolvidos. 

Esses prazos são importantes para entender, também, até quando o consumidor pode solicitar a devolução do produto. Corridos os dias, ele não possui mais esse direito. 

Até quando o cliente recebe o reembolso? 

O reembolso do cliente é realizado em até três dias úteis após o pedido chegar em sua loja e você conferir se ele está de acordo com o que a política de devolução solicita.  

A devolução de dinheiro acontece no mesmo meio de pagamento utilizado para compra. Por exemplo, para aquisições via cartão de crédito, o reembolso acontecerá na fatura. 

Em algumas situações, é possível que o dinheiro seja devolvido em prazo menor. Uma delas são reembolsos de compras realizadas no cartão de crédito à vista ou no débito via Mercado Pago, sem utilização do carrinho do compras. 

Como embalar produto para devolução no Mercado Livre?

Após solicitar a devolução, é o momento de combinar com o vendedor como a devolução será feita. Se ambas as partes não chegarem a um acordo, o cliente pode abrir uma reclamação para que o Mercado Livre intermedeie a operação.

Com a devolução devidamente acordada, é o momento de embalar o produto para devolução. É primordial que o item esteja nas mesmas condições que o cliente recebeu, sem indícios de mau uso, o que inviabilizará o estorno do pedido.

Coloque o produto na embalagem original, com todas as peças dentro. Embale o produto com o cuidado de garantir a proteção dele, principalmente se o item for frágil. É preciso, ainda, escrever código da devolução no pacote (ou mostrar o QR code gerado pelo Mercado Livre na hora de despachar). Em seguida, basta entregar a caixa no Correios ou na Agência do Mercado Livre designada pelo vendedor ou pelo próprio marketplace.

É possível trocar o produto? 

As trocas de produtos no Mercado Livre só são possíveis se o cliente abrir uma reclamação ao invés de enviar uma mensagem para sua loja. O marketplace não se envolve nesse processo e a logística para o câmbio deve ser acordada entre você e o consumidor. 

Clique e faça download do ebook do Koncili sobre SEO para e-commerce de forma gratuita.Como conferir se o cliente quer devolver o produto? 

A solicitação de devolução aparece na sua lista de vendas, dentro do painel do Mercado Livre. É por lá, também, que você acompanha o status de envio do produto. 

O que acontece com seu repasse? 

Quando o cliente pede a devolução, o dinheiro da venda fica retido dentro da sua conta no Mercado Pago. Quando o item estiver a caminho ou três dias após você receber o produto, o valor será descontado. 

Caso você não tenha saldo positivo no Mercado Pago, uma dívida será lançada nela. Este valor será quitado quando você adicionar dinheiro no gateway de pagamento ou quando você receber algum valor. 

Qual a diferença entre Mercado Livre e Mercado Pago?

Entender a diferença entre o Mercado Livre e o Mercado Pago é fundamental para que o processo de devolução do MeLi fique claro para você. Basicamente, o Mercado Livre é o marketplace, ou seja, a vitrine que exibe seus produtos para que os consumidores consigam comprá-los.

Já o Mercado Pago é uma funcionalidade desenvolvida pelo MeLi, funcionando como uma carteira digital. Dessa forma, é possível realizar diversos tipos de pagamento usando-o. Para quem vende no canal, o Mercado Pago permite receber por seus produtos de diferentes maneiras, aumentando a possibilidade de converter o usuário em cliente.

O Mercado Pago também permite, ao consumidor, receber, transferir e sacar dinheiro, pagar contas e guardar determinado valor. Para o seller, a funcionalidade possibilita vender nas redes sociais, oferecer checkouts estáveis e intuitivos, acessar oito métodos de pagamento e garantir segurança para quem compra.

Além disso, dá para solicitar crédito para investir em seu e-commerce, guardar dinheiro em uma plataforma que rende mais que a poupança, facilitar o uso monetário nas vendas, visualizar as tarifas de forma transparente e, por fim, acessar dashboards com informações riquíssimas sobre sua loja virtual.

Quanto custa a devolução? 

Com exceção de produtos com avaria ou que se diferem daquele comercializado de alguma forma, as devoluções são grátis para o seller. Caso haja imperfeições no item, você pagará pelo processo e o valor será descontado do Mercado Pago quando ele estiver a caminho da sua loja. 

Como as devoluções afetam sua reputação? 

As devoluções realizadas pelo cliente afetarão a reputação da sua loja apenas se forem tratadas como uma reclamação. Elas são geradas quando o produto não é igual ao do anúncio, quando ele não funciona ou quando ele está incompleto. 

Agora que você já entende como funciona a devolução de produto no Mercado Livre, é hora de se organizar para que elas sejam evitadas e para tratá-las da melhor maneira quando se tornarem presentes. 

Para te auxiliar na gestão do seu negócio, o Koncili construiu um ebook com as melhores práticas e ações para vender em marketplaces com saúde financeira. Baixe gratuitamente clicando na imagem abaixo!

 

Clique e baixe o ebook sobre como vender em marketplaces com saúde financeira gratuitamente.

Back To Top