skip to Main Content
Serviço De Conciliação Financeira

Conciliação financeira para marketplace: como fazer a sua?

conciliação financeira para marketplace é um serviço que zela para que sua gestão financeira seja feita da melhor maneira, acompanhando entradas e saídas e cuidando para um fluxo de caixa bem feito. 

Lojistas que investem nestes canais de vendas precisam estar familiarizados com o termo a fim de que o controle financeiro da empresa seja feito de maneira excelente. Assim, você consegue expandir seu negócio e ter uma gestão saudável. 

Um ponto é certo: a conciliação financeira é uma etapa indispensável para quem vende em marketplaces. Ela evita prejuízos e controla o fluxo de caixa, trazendo mais saúde financeira. O lado ruim é que o processo de conciliar pode ser trabalhoso e tomar um grande tempo da equipe. 

Clique e baixe o ebook do Koncili sobre SEO para e-commerce.

Antes de entrar nas vantagens da conciliação e em como fazer a sua, no entanto, é válido compreender de forma objetiva o que o termo significa. Por isso, continue a leitura e confira tudo que você precisa saber sobre o controle financeiro para quem vende em marketplaces! 

Conciliação financeira: o que é? 

Conciliação financeira é um termo que se refere às práticas relacionadas ao controle, ao levantamento e à conferência dos dados monetários de uma empresa. Basicamente, são desenvolvidas estratégias e atividades que resultam na análise do que entrou e do que saiu do caixa, para ter certeza de que os valores estão corretos.  

É por meio de uma conciliação financeira bem feita que será possível analisar se a empresa está crescendo e se as transações foram feitas de acordo com o exigido pela diretoria e pelas leis.  

Pessoa acompanhando gráficos no notebook.
A conciliação de repasses permite que você acompanhe os comissionamentos realizados pelo marketplace.

Além disso, o processo também garante que não há erros e inconsistências nas transações realizadas, o que pode resultar em prejuízo para a organização. Por fim, é uma maneira de se certificar de que os saldos das contas bancárias estão de fato corretos. 

Conciliação financeira para marketplaces 

Quando pensamos em conciliação financeira com foco em marketplaces, a ideia segue a mesma, mas focamos nos dados do canal. É por meio deste processo que será possível se certificar que os repasses estão sendo feitos da maneira como devem. 

Você também checa problemas, erros de logística e principais desvios em seu processo, identifica chamados que devem ser abertos e consegue, dessa forma, implementar cada vez mais qualidade em sua loja virtual. 

Clique para baixar dicas de logística para a Black Friday.

O acompanhamento próximo e eficiente das suas vendas no marketplace é fundamental para que você consiga crescer e para que tenha lucro. Afinal, como qualquer negócio, é possível que os canais de vendas apresentem certas inconsistências na hora de realizar o comissionamento. 

Como fazer a conciliação financeira? 

Existem duas formas de realizar o acompanhamento dos repasses do marketplace: por meio de uma planilha de conciliação financeira e por meio de um conciliador financeiro 

Acompanhamento por planilha 

Na planilha, você acompanhará o número total de produtos vendidos, qual o valor e o status do repasse e outras informações pertinentes para que a conciliação financeira seja de fato realizada.

Homem fazendo conciliação de repasses por meio de planilha.
Por meio de um trabalho meticuloso, é possível realizar a conciliação financeira por planilhas.

O ponto negativo em implementar as planilhas está no fato de que elas precisam ser preenchidas manualmente. Por isso, é comum que erros e esquecimentos possam acontecer, o que não é saudável para sua gestão. 

Acompanhamento por conciliador 

O conciliador de repasses, por sua vez, é um software que acompanha como o comissionamento está sendo realizado. Dentro das telas do programa, é possível acompanhar problemas, identificar pontos de melhoria e analisar erros cometidos pelos marketplaces. 

Para que ele funcione, basta carregar uma planilha gerada dentro do marketplace, com todas as suas vendas, e o software começará a rodar e a ceder informações. Opções como o Koncili contam, ainda, com automação para Mercado Livre e para B2W. 

Inicialmente, o Koncili veio ao mercado como uma ferramenta de conciliação automática. Isso por si só já agilizou bastante o cotidiano de muitos sellers, pois era só fazer o download de repasses nos marketplaces e carregar as planilhas na plataforma. Sem o preenchimento de planilhas manuais, era só ir direto para a análise dos pedidos e tratativas de divergências. 

Nós, da equipe Koncili resolvemos não parar por aí. Hoje, apresentamos o serviço de conciliação: toda a análise fica por nossa responsabilidade. 

Por que realizar sua conciliação financeira? 

Uma conciliação financeira bem feita apresenta diversos benefícios para os lojistas, assim como para o restante da equipe, que pode usar as informações apresentadas para se desenvolver.

Pessoa analisando dados da sua loja virtual no computador.
A conciliação financeira oferecer uma série de vantagens para sua empresa.

Se muitos problemas acontecem com a entrega, por exemplo, é possível identificar melhorias na logística e na entrega e, dessa forma, satisfazer mais clientes, aumentando sua reputação nos marketplaces e colhendo várias outras vantagens. Confira outros pontos que demonstram a importância da conciliação: 

Mais segurança 

A conciliação garante mais segurança financeira ao seu negócio, pois você acompanha comissionamentos, problemas, chamados em aberto, erros de repasses e muito mais. Dessa forma, você zela pela saúde da sua empresa e cuida para que o faturamento continue aumentando. 

Planejamento financeiro assertivo 

Com a conciliação financeira, é possível desenvolver planejamentos financeiros que sejam mais assertivos e orientados em relação à realidade da sua marca. Dessa forma, você estipula cenários de crescimento, investimentos que precisam ser realizados e cuida para que sua empresa se desenvolva. 

Organização do negócio 

Para crescer, uma marca precisa de capital, organização e estratégias. A conciliação financeira, por si só, é uma estratégia e a certeza de que você está trabalhando para organizar sua empresa. 

É por meio de um acompanhamento de repasses bem feito que você conseguirá estruturar planejamentos – como o financeiro, citado anteriormente –, que impactarão no crescimento do seu negócio. Logo, a conciliação organiza várias partes do seu processo. 

Possibilidade de realizar investimentos 

Com um financeiro mais organizado, é possível listar investimentos para sua equipe, para sua estrutura física e para sua empresa como um todo. Dessa forma, você cria um ambiente que zela pelo desenvolvimento pessoal e profissional de todos. 

Como funciona o serviço de conciliação? 

Com o serviço de conciliação, a equipe de especialistas do Koncili fica responsável por toda a conferência e tratativa de cada pedido feito nos marketplaces e uma vez ao mês, geralmente até o 5º dia útil do mês subsequente, faz a entrega do resultado das conciliações realizadas no período. 

Com maior autonomia e agilidade na conciliação de repasses, o serviço otimiza o tempo do seller e permite que ele invista mais tempo na estratégia. Afinal, por meio dos relatórios, é possível entender quais os melhores canais de vendas, e qual promoção, dentro de qual marketplace, garantiu a melhor rentabilidade. 

O objetivo é permitir ao lojista faturar mais com menos mão de obra e, ao mesmo tempo, melhorar a agilidade, a autonomia, a transparência e o gerenciamento dos repasses dos marketplaces utilizados. 

Quer saber mais sobre o Koncili e realizar uma conciliação financeira que tenha menos erros e mais possibilidade de crescimentos para seu negócio? Então clique na imagem abaixo e conheça o conciliador de repasses, que possui atuação internacional! 

Clique e acesse o site do Koncili.

Equipe Koncili

Koncili é o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Nosso objetivo é verificar se há divergência nas comissões e controlar os recebíveis dos marketplaces aos e-commerces de maneira mais automatizada, ágil e prática.

Back To Top
Abrir o chat
Fale com nosso time!