Skip to content
Mulher filmando e falando sobre a importância do creator economy no e-commerce.

Creator economy no e-commerce: conheça a importância

Uma série de tendências influenciadas pela Geração Z estão chegando ao mercado de trabalho. É o caso da creator economy, economia de criadores em português. O conceito se refere ao movimento de influenciadores e criadores de conteúdo que vendem seus serviços, desenvolvendo ações de marketing em suas redes sociais.

Os influencers surgiram em meados de 2010, no YouTube, e começaram a ganhar o mundo digital conforme outras redes sociais cresciam e viravam vitrines para diferentes produtos e serviços. Dessa forma, a audiência deles se torna um público para diferentes marcas.

Neste conteúdo, mostraremos o que é a creator economy, as principais conexões com marketing de influência, redes sociais e vendas, além de apresentar como ela pode ser estratégica para o seu e-commerce. Confira!

H2: Marketing de Influência e e-commerce

O Marketing de Influência se refere a estratégias em que perfis são contratados por empresas, mostrando a marca no próprio feed das redes sociais. Como essas pessoas têm fãs e seguidores fiéis, eles tendem a dar credibilidade, a se envolver e até comprar o produto ou serviço exposto.

O espaço usado para quem trabalha com marketing de influência são as redes sociais. As mais comuns são Instagram, TikTok e Twitter, porém Facebook e LinkedIn também podem fazer sentido, a depender da audiência do influencer e do segmento de mercado.

Pelo fato de surgir na internet e acontecer dentro dela, o marketing de influência ganha ainda mais força quando atrelado ao e-commerce. Afinal, as pessoas já estão em ambientes virtuais e é possível inserir links para compras diretas no perfil do criador de conteúdo.

Mulher passando um batom líquido no braçoO marketing de influência se adapta a diferentes nichos de mercado.

Relatórios da Edelman apontam como a Geração Z e a Alpha estão conectadas com o marketing de influência, visto que este público confia grandemente em influencers e porta-vozes de marca.

Outro dado que fortalece o marketing de influencer, apontado pelo próprio Google, é o aumento das pesquisas feitas por esse público no TikTok. Estima-se que 45% dos usuários da rede social pertencentes à Geração Z e Alpha fazem pesquisas mensais na plataforma, em vez de usarem buscadores como Google, Yahoo ou Bing.

Em outras palavras, as gerações mais jovens preferem ver pessoas falando sobre assuntos, em vez de lerem textos na internet. 

Estima-se que mais de 43% dos brasileiros já fizeram compras influenciados por criadores de conteúdo nas redes sociais. Logo, a estratégia faz sentido, desde que o influencer seja escolhido de maneira acertada.

Logo, lojas virtuais têm a oportunidade de tirarem bons resultados dessa estratégia, visto que é popular entre as pessoas e tende a alavancar vendas.

H2: O que é creator economy?

Entendendo o que é marketing de influência, o papel de criadores de conteúdo e a relação de ambos com e-commerce, é possível compreender o que é creator economy.

Também conhecido como economia de criadores, o termo se refere a um segmento de mercado em ascensão, em que pessoas com um número interessante de seguidores vendem sua criatividade e produzem materiais para suas próprias redes sociais.

Homem gravando um vídeo e explicando o que é creator economyA economia de criadores é um mercado que veio para durar gerações!

O resultado é uma marca, produto ou serviço aparecendo para uma nova audiência, que é bastante segmentada e que confia na pessoa que está falando. 

Dessa forma, cria-se uma economia no mundo virtual, em que o serviço de influenciar pessoas é contratado por empresas. Muitos negócios estão apostando nessa estratégia, por ela alcançar um público nichado e que são potenciais clientes.

O interessante é que empresas de diferentes tamanhos podem se beneficiar com a creator economy, pois existem influencers pequenos, médios e grandes. Assim, o valor do serviço varia e se torna mais ou menos acessível.

Além de se conectar com uma estratégia de marketing e de vendas, a economia de criadores desenvolve um mercado em ascensão, que tem cada vez mais interessados. Para além de acreditarem em influencers, muitas pessoas da Geração Z e Alpha desejam seguir este ramo.

H2: Creator economy no e-commerce

Por acontecer e ser pautada no mundo digital, a creator economy ganha força para quem tem e-commerce. Quem opta pela estratégia pode inserir links nos conteúdos e, dessa forma, converter o usuário com mais facilidade.

Mulher gravando um vídeo e informando sobre creator economyPor atingir diferentes audiências, os influencers trazem excelentes resultados para os e-commerces.

O grande segredo para ter sucesso contratando um criador de conteúdo é a escolha de quem vai falar sobre a sua marca. Conheça melhor os tipos de influencers:

  • Influencers pequenos atingem uma audiência menor, porém geralmente mais segmentada. Logo, as chances das pessoas darem credibilidade para o que é dito aumentam, e as vendas podem crescer também. O custo desses criadores costuma ser menor.
  • Influencers médios alcançam um pouco mais de pessoas. São ideias para quem deseja trabalhar branding e vendas, pois as conversões podem cair, quando comparadas a pequenos criadores de conteúdo. A marca é mais vista e o preço é um pouco maior.
  • Influencers grandes possuem muitos seguidores e são bastante vistos. No entanto, o preço é alto e nem sempre há conversão. São bastante visados em campanhas de branding e em lançamentos de produtos, já que criam burburinhos sobre o que falam.

É fato que todos eles possuem visibilidade e pontos positivos. O que varia, portanto, é seu objetivo com a campanha que será feita.

Existem muitos exemplos de campanhas usando marketing de influência e creator economy, desde festivais de música até marcas de produtos (beleza, moda, decoração, etc.). Geralmente, o público B2C é o mais visado, porém o B2B também pode ser explorado.

H2: Benefícios da economia de criadores

As estratégias de marketing de influência tendem a trazer diversos benefícios para criadores de conteúdo. Confira as principais:

  • audiência mais segmentada para o e-commerce;
  • aumento das vendas;
  • maior visibilidade para a marca
  • pessoas reais falando sobre produtos que de fato usaram;
  • diálogo permanente e aberto entre influencers e usuários;
  • dúvidas sendo retiradas rapidamente por uma pessoa real;
  • geração de leads;
  • uso de estratégias inovadoras;
  • apoio à economia digital;
  • criação de embaixadores e de porta-vozes da marca.

O marketing de influência vem criando uma economia de criadores nova e única, completamente dentro das tendências e dos movimentos de mercado que as próximas gerações estão solicitando. Por isso, são excelentes para lojas virtuais que desejam criar uma audiência fiel e converter mais usuários em vendas.

Agora que você já conhece a importância da creator economy para e-commerces, que tal saber um pouco mais sobre marketplaces de nicho

Clique e baixe o kit de precificação para marketplaces gratuitamente.

 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top