skip to Main Content
Pessoas De Negócios Analisando Gráficos E Calculando Estornos Dos Marketplaces.

Estorno em marketplace: quais devolvem as comissões de cancelamentos e quais retêm?

Rodar a sua gestão demanda visão estratégica e conhecimento teórico sobre os canais de venda. Informações como data de repasses, porcentagem de comissão e estorno dos marketplaces são fundamentais para uma logística funcional.

Atualmente, alguns marketplaces estornam as comissões de pedidos cancelados, enquanto outros retém estes valores. Saber como cada uma das plataformas funcionam te ajuda a evitar falhas no processo e a zelar pela saúde financeira da loja.

Neste artigo, elencaremos quais marketplaces realizam o estorno da comissão de cancelamentos e quais retêm a quantia. Confira!

Clique na imagem e baixe o ebook sobre como calcular o valor dos produtos na hora de vender em marketplaces!Marketplaces que estornam o cancelamento

Amazon

Estorna o valor total da comissão, mas cobra uma taxa de transferência, a qual, por regra do marketplace, não pode passar de R$ 10,00. Geralmente, é 20% em cima da comissão que seria cobrada.

Carrefour e Mercado Livre

Carrinho em miniatura com moedas dentro em cima de bancada. Ao lado, um notebook.
Alguns marketplaces devolvem o valor completo da comissão para cancelamentos.

O Carrefour e o Mercado Livre estornam o valor total da comissão cobrada para o seller em casos de cancelamento.

Marketplaces que retém o cancelamento

A maior parte dos marketplaces não devolvem a comissão de cancelamento ou retêm parte dela. Portanto, entenda os detalhes de cada canal de vendas para compreender seus direitos como seller.

B2W Marketplace

O grupo de marketplaces que reúne Submarino, Americanas e Shoptime cobra a comissão inteira. O estorno acontece apenas se o cancelamento foi motivado pelo canal de vendas, por conta de algum processo interno.

Magazine Luiza

Mulher de negócios realizando contas e analisando dados de estorno do marketplace.
O Magazine Luiza pode estornar o valor total da comissão de cancelamento, a depender do contrato estruturado com o lojista.

Depende do contrato, a Magazine Luiza pode cobrar a comissão inteira, parcial ou até não cobrar de acordo com o contrato firmado com o seller. O mais comum é cobrar a comissão juntamente a uma taxa administrativa de 6,5%.

Via Varejo

Cobra a comissão inteira e, caso tenha feito a venda e não enviado, cobra uma multa ou um ajuste no valor da comissão que seria cobrada.

Outros marketplaces

A Centauro, a Dafiti, a Leroy, a Madeira Madeira, a Netshoes, a Ricardo Eletro, a WebContinental e a Zoom cobram a comissão inteira, sem exceções.

Agora que você conhece como funciona o estorno em marketplaces, pode realizar sua gestão financeira e preparar as entradas e saídas de acordo com o que tem para receber. Dessa forma, zela pela saúde da sua empresa.

Quer conferir mais materiais para sellers? O Koncili tem uma página com conteúdos gratuitos para te ajudar em sua organização. Clique na imagem abaixo e confira!

Clique para acessar os materiais gratuitos do Koncili!

Sobre o autor

O texto acima foi redigido pelo Airton Junior, formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e aluno do 4º ano de Letras PT-EN na Universidade Estadual de Maringá.

Atua no segmento de implantação e suporte de sistemas há mais de 6 anos e tem vasta experiência com software de gestão e vendas. Atualmente, é implantador do Koncili e realiza mais de 20 implantações mensais para sellers de todo o Brasil!

Contato: airton.junior@db1.com.br
Entre em contato com Airton no LinkedIn!

Victor Matheus

Entusiasta da língua, da linguagem e da literatura. Escreve desde os 8 anos de idade, anda sempre com um livro, é movido por arte e encontrou no marketing de conteúdo a oportunidade de aprendizado constante.

Back To Top
Abrir o chat
Fale com nosso time!