Skip to content
Seller lendo sobre bloqueios e desbloqueios do Mercado Livre

Bloqueios e desbloqueios no Mercado Livre: como funcionam?

Os bloqueios e desbloqueios no Mercado Livre estão entre os lançamentos que mais geram dúvidas nos sellers. Entender esses lançamentos e saber como tratá-los é fundamental para conciliar os repasses e preservar a sua saúde financeira!

Neste texto, você vai conferir como os lançamentos do Mercado Livre e do Mercado Pago funcionam e o que acontece quando há reclamação, cancelamento e outras ocorrências na operação. Vamos lá?

Clique e baixe o ebook sobre vendas em marketplaces com saúde financeira.Por que os valores são bloqueados?

Primeiro, é preciso compreender que a principal função dos valores bloqueados e desbloqueados é informativa. Ou seja, não há estorno ou alteração na conta do seller no Mercado Pago, apenas uma trava temporária dos valores e dos eventuais saques.

Homem fazendo conciliação de repasses por meio de planilha.
O objetivo dos bloqueios é informar, para o seller, que algo saiu dos conformes.

Se não há movimentação na conta, o que acontece? Nós esclarecemos: quando o cliente faz uma reclamação, o valor líquido do pedido é separado e reservado. O objetivo é criar uma reserva de saldo que cubra um possível cancelamento. Dessa forma, esse tipo de lançamento pode ser conciliado sem ressalvas e deve ser conferido para possíveis averiguações de reclamações!

Entendendo o ciclo dos pedidos

Você sabe identificar o ciclo dos pedidos e as atualizações de status na plataforma? Nós te ajudamos! Veja este exemplo:

Digamos que o produto foi comprado no dia 03/10. Automaticamente, o Mercado Livre cria os lançamentos “Venda > Comissão > Frete”. Seu valor estará dentro da conta do Mercado Pago na opção “A Liberar”.

Se o produto foi enviado no dia 05/10, o valor de venda passará para a soma de “Liberado para Saque”. Isso pode acontecer em até dois dias ou apenas quando a entrega for realizada, pois o prazo varia de acordo com o histórico e com o nível do vendedor no marketplace.

Homem analisando gráficos em um tablet.
Após a entrega ser processada, o seller pode fazer o saque do valor.

No dia 10/10, o lojista optou por fazer uma retirada, e está tudo certo com o pedido (ele foi entregue ou está a caminho). O Mercado Livre não fará alterações, e pode liberar o valor da venda de acordo com a reputação do seller e de suas vendas anteriores.

Alterações no ciclo dos pedidos

Caso haja alguma ocorrência em aberto, o cenário muda. Confira este outro exemplo:

O pedido foi realizado no dia 03/10, enviado no dia 05/10 e está previsto para ser entregue no dia 08/10. Se houver atraso e o cliente abrir uma reclamação, o Mercado Livre automaticamente cria os lançamentos “Valor de Venda Bloqueado > Valor de Comissão Bloqueado > Valor de Frete Bloqueado”.

Ou seja, o valor de venda que estava na condição “A Liberar” ou “Liberado para Saque” passa para “Soma do Valor Retido”, ficando lá até que a situação entre o Mercado Livre e o cliente seja resolvida.

Tela do notebook com dados sobre estorno de vendas.
Caso haja algum problema no processo de entrega, como abertura de reclamação junto ao Mercado Livre, bloqueios acontecerão na sua conta.

Caso a ocorrência seja resolvida sem cancelamento, a plataforma atualiza para “Valor de Venda Desbloqueado > Valor de Comissão Desbloqueado > Valor de Frete Desbloqueado”, realizando o repasse e a cobrança das taxas.

Se o cliente optar pelo cancelamento, os tipos de lançamentos inclusos no Mercado Pago passam a ser “Estorno de Venda > Estorno de Comissão > Estorno de Frete”.

Importante: o Mercado Livre e o Mercado Pago bloqueiam o valor líquido da compra e não o valor bruto. 

Clique e baixe o kit de precificação para marketplaces gratuitamente.Valores dos lançamentos

Como ficam, então, os valores dos lançamentos? Observe cada um dos casos:

  • Venda: positivo
  • Comissão: negativo
  • Frete: positivo e negativo
  • Estorno de venda: negativo
  • Estorno de comissão: positivo
  • Estorno de frete: positivo e negativo
  • Valor de venda bloqueado: negativo
  • Valor de comissão bloqueado: positivo
  • Valor de frete bloqueado: positivo e negativo
  • Valor de venda desbloqueado: positivo
  • Valor de comissão desbloqueado: negativo
  • Valor de frete desbloqueado: negativo

Vale lembrar que o Mercado Livre estorna a comissão do seller caso haja cancelamento, mas não retém esse valor. O único custo que o seller pode ter é o de devolução, que está previsto no contrato. Nesse caso, a plataforma cobra do vendedor o custo de devolução e lança no valor do “Estorno de Venda”.

Saiba mais sobre venda cancelada mercado livre

Como fica a conciliação dos valores? 

Encontrou esses lançamentos e não sabe o que fazer? Eles podem ser aceitos normalmente, pois são apenas linhas de atualização de status que o Mercado Livre manda automaticamente para comunicar os bloqueios e desbloqueios. Interprete os lançamentos como reclamações abertas e encerradas, que não alteram o seu saldo do Mercado Pago e nem movimentam os valores.

Cansou de calcular os repasses manualmente? Invista em um sistema que automatiza e agiliza o processo! O Koncili é um conciliador de pagamento de marketplaces que garante que o seller receba corretamente os valores das suas vendas, descontando as comissões, taxas, multas e outros.

Com ele, você terá acesso aos valores cruzados de forma rápida e clara em relatórios completos. Tudo o que você precisa fazer é subir a planilha de repasses dos marketplaces e pronto: o Koncili faz todas as conferências e te avisa sobre qualquer diferença nos valores.

Quer ter controle das suas vendas e total certeza dos valores recebidos? Clique na imagem abaixo e garanta uma gestão financeira ágil e segura com o Koncili!

Clique e conheça a página do Koncili!Sobre o autor

Airton Junior é Formado em Ciência da Computação e atualmente estudante do cinco ano de Letras Inglês/Português pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalha com implantação e suporte de sistemas a mais de seis anos, tanto remoto quanto presencialmente. Tem experiência com software de gestão e vendas e atualmente é implantador do Koncili, realizando mais de 20 implantações mensais do produto em sellers de todo o Brasil.

Confira também: Como pedir devolução no mercado livre

Back To Top