skip to Main Content
Seller Lendo Sobre Bloqueios E Desbloqueios Do Mercado Livre

Bloqueios e desbloqueios no Mercado Livre: como funcionam?

Os bloqueios e desbloqueios no Mercado Livre estão entre os lançamentos que mais geram dúvidas nos sellers. Entender esses lançamentos e saber como tratá-los é fundamental para conciliar os repasses e preservar a sua saúde financeira!

Neste texto, você vai conferir como os lançamentos do Mercado Livre e do Mercado Pago funcionam e o que acontece quando há reclamação, cancelamento e outras ocorrências na operação. Vamos lá?

Por que os valores são bloqueados?

Primeiro, é preciso compreender que a principal função dos valores bloqueados e desbloqueados é informativa. Ou seja, não há estorno ou alteração na conta do seller no Mercado Pago, apenas o bloqueio temporário dos valores e o desbloqueio para eventuais saques.

Quer saber como evitar o prejuízo no estorno de vendas? Leia este artigo e garanta uma gestão financeira mais segura.

Se não há movimentação na conta, o que acontece? Nós esclarecemos: quando o cliente faz uma reclamação, o valor líquido do pedido é separado e reservado. O objetivo é criar uma reserva de saldo que cubra um possível cancelamento.

Dessa forma, esse tipo de lançamento pode ser conciliado sem ressalvas e deve ser conferido para possíveis averiguações de reclamações!

Entendendo o ciclo dos pedidos

Você sabe identificar o ciclo dos pedidos e as atualizações de status na plataforma? Nós te ajudamos! Veja este exemplo:

Digamos que o produto foi comprado no dia 03/10. Automaticamente, o Mercado Livre cria os lançamentos “Venda > Comissão > Frete”. Seu valor estará dentro da conta do Mercado Pago na opção “A Liberar”.

Se o produto foi enviado no dia 05/10, o valor de venda passará para a soma de “Liberado para Saque”. Isso pode acontecer em até dois dias ou apenas quando a entrega for realizada, pois o prazo varia de acordo com o histórico e nível do vendedor no marketplace.

No dia 10/10, o cliente optou por fazer uma retirada, e está tudo certo com o pedido (ele foi entregue ou está a caminho). O Mercado Livre não fará alterações no mesmo, e pode liberar o valor da venda de acordo com a reputação do seller e de suas vendas anteriores.

Tem dúvidas na hora de calcular os repasses dos marketplaces? Leia este post e aprenda a identificar quanto você vai receber das plataformas.

Alterações no ciclo dos pedidos

Caso haja alguma ocorrência em aberto, o cenário muda. Confira este outro exemplo:

O pedido foi realizado no dia 03/10, enviado no dia 05/10 e está previsto para ser entregue no dia 08/10. Se houver atraso e o cliente abrir uma reclamação, o Mercado Livre automaticamente cria os lançamentos “Valor de Venda Bloqueado > Valor de Comissão Bloqueado > Valor de Frete Bloqueado”.

Ou seja, o valor de venda que estava na condição “A Liberar” ou “Liberado para Saque” passa para “Soma do Valor Retido”, ficando lá até que a situação entre o Mercado Livre e o cliente seja resolvida.

Caso a ocorrência seja resolvida sem cancelamento, a plataforma atualiza para “Valor de Venda Desbloqueado > Valor de Comissão Desbloqueado > Valor de Frete Desbloqueado”, realizando o repasse e a cobrança das taxas.

Se o cliente optar pelo cancelamento, os tipos de lançamentos inclusos no Mercado Pago passam a ser “Estorno de Venda > Estorno de Comissão > Estorno de Frete”.

Importante: o Mercado Livre e o Mercado Pago bloqueiam o valor líquido da compra, e não o valor bruto. 

Valores dos lançamentos

Como ficam, então, os valores dos lançamentos? Observe cada um dos casos:

  • Venda: Positivo
  • Comissão: Negativo
  • Frete: Positivo e Negativo
  • Estorno de Venda: Negativo
  • Estorno de Comissão: Positivo
  • Estorno de Frete: Positivo e Negativo
  • Valor de Venda Bloqueado: Negativo
  • Valor de Comissão Bloqueado: Positivo
  • Valor de Frete Bloqueado: Positivo e Negativo
  • Valor de Venda Desbloqueado: Positivo
  • Valor de Comissão Desbloqueado: Negativo
  • Valor de Frete Desbloqueado: Negativo

Vale lembrar que o Mercado Livre estorna a comissão do seller caso haja cancelamento, mas não retém esse valor. O único custo que o seller pode ter é o de devolução, que está previsto no contrato.

Nesse caso, a plataforma cobra do vendedor o custo de devolução e lança no valor do “Estorno de Venda”.

Entenda mais sobre os principais tipos de lançamentos dos marketplaces neste artigo

Como fica a conciliação dos valores? 

Encontrou esses lançamentos e não sabe o que fazer? Eles podem ser aceitos normalmente, pois são apenas linhas de atualização de status que o Mercado Livre manda automaticamente para comunicar os bloqueios e desbloqueios.

Interprete os lançamentos como reclamações abertas e encerradas, que não alteram o seu saldo do Mercado Pago e nem movimentam os valores.

Cansou de calcular os repasses manualmente? Invista em um sistema que automatiza e agiliza o processo! O Koncili é um conciliador de pagamento de marketplaces que garante que o seller receba corretamente os valores das suas vendas, descontando as comissões, taxas, multas e outros.

Com ele, você terá acesso aos valores cruzados de forma rápida e clara em relatórios completos. Tudo o que você precisa fazer é subir a planilha de repasses dos marketplaces e pronto: o Koncili faz todas as conferências e te avisa sobre qualquer diferença nos valores.

Quer ter controle das suas vendas e total certeza dos valores recebidos? Preencha o formulário abaixo e garanta uma gestão financeira ágil e segura! Nossos especialistas vão entrar em contato com você para entender suas necessidades e te ajudar. 😊










     

    Número de Pedidos Mensal:

    Sobre o autor

    Airton Junior é Formado em Ciência da Computação e atualmente estudante do 4 ano de Letras Inglês/Português pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalha com implantação e suporte de sistemas a mais de 6 anos, tanto remoto quanto presencialmente. Tem experiência com software de gestão e vendas e atualmente é implantador do Koncili, realizando cerca de 20 implantações mensais do produto em sellers de todo o Brasil.

    Equipe Koncili

    Koncili é o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Nosso objetivo é verificar se há divergência nas comissões e controlar os recebíveis dos marketplaces aos e-commerces de maneira mais automatizada, ágil e prática.

    Back To Top
    Abrir o chat
    Fale com nosso time!