Skip to content
Sellers estudando o quanto receber dos marketplaces

Como saber quanto tenho a receber dos marketplaces?

O isolamento social trouxe grandes impactos para o varejo e, para não perder lucro, muitas companhias aceleraram a transformação digital para passarem a vender pelainternet, e uma das estratégias adotadas foi a de vender em grandes marketplaces, como Mercado Livre, Dafiti, B2W, Via Varejo, Walmart, Magazine Luiza, Amazon e diversos outros. De acordo com oCompre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Contudo, grande maioria dos sellers ainda faz a conferência dos repasses dos marketplaces de forma manual, o que gera uma grande demanda de tempo e de recursos humanos, sem contar que podem haver erros durante o processo, e manter o controle dos valores de cada venda se torna um desafio. 

Cada marketplace possui comissões e regras de repasse diferentes, tornando o processo bastante demorado, uma vez que é necessário levar em conta a regra individual de cada canal de venda, considerando-se multas, prazos, pedidos cancelados, trocas entre outros pormenores. Além disso, os colaboradores podem levar vários dias para conciliar e com alta possibilidade de ocorrer erros de conciliação. 

O que pode ser feito para que a conciliação seja feira com tranquilidade, evitando erros? 

Como evitar erros ao receber dos marketplaces?

O melhor cenário para isso é poder contar com a tecnologia para que o processo de conciliação seja mais eficaz. 

Os softwares específicos para conciliação podem tornar esse processo totalmente automatizado e confiável para sua empresa. O intuito é promover a melhor gestão e organização do seu e-commerce, ou seja, não ter dúvidas sobre o valor que irá receber, o que garante essa tranquilidade para o planejamento das ações. 

O objetivo da conciliação financeira automática nos marketplaces é garantir que os sellers recebam os seus lucros e comissões corretamente, e a automatização da conciliação já é uma possibilidade de mercado. A proposta de valor é apurar em tempo real o montante líquido a ser recebido por marketplace na conta corrente do lojista. 

Mas quando eu devo automatizar esse processo?

O quando é uma questão de número de pedidos, faturamento nos marketplaces, número de marketplaces em que seu e-commerce está e o tempo que se demora para conciliar. Tudo isso precisa ser levado em consideração, tomando essa decisão com cautela. 

Levados todos estes pontos em consideração, precisamos olhar para os principais benefícios que a conciliação automatizada dos repasses dos marketplaces podem trazer: transparência, pois torna o processo de conciliação mais confiável, agilidade, uma vez que se tem a conciliação com os marketplaces em poucos segundos, controle pois permite ter uma visão geral dos repasses realizados, pagos e em aberto, e lucratividade pois é possível entender sua real lucratividade em cada canal de venda. 

Com a conciliação automática, sua operação pode ter mais agilidade, transparência, controle e confiançano processo de repasse de pagamento dos marketplaces para sua empresa. Além de evitar prejuízos financeiros, ter aumento de produtividade e do lucro da equipe operacional da sua loja virtual. 

Com a automatização, sua empresa pode investir o tempo que antes era usado na conferência dos repasses em outras tarefas essenciais para o seu negócio, como por exemplo, traçar novas estratégias comerciais para aumentar suas vendas nos marketplaces 

Back To Top