Skip to content
Mãe com seus filhos no colo, mexendo em um tablet.

6 dicas para aumentar suas vendas no Dia das Mães

É inegável o poder das datas comemorativas em impulsionar conversões e, por isso, muitas promoções e oportunidades de compras são encontradas no mercado. Entre tantos eventos, a AlliN e a Social Miner apontam que as vendas no Dia das Mães crescem consideravelmente, o que torna este momento perfeito para ter bons resultados! 

Segundo relatório organizado pelas marcas, em 2021, 61% das compras feitas no Dia das Mães foram por computadores e notebooks. No geral, o ticket médio cresceu 21%. As categorias mais buscadas pelos usuários são: beleza, moda e acessórios, eletrônicos e informática e, por fim, farmácia e saúde. 

No quesito faturamento, o cenário muda. As categorias destaques são telefonia, eletrodomésticos, ventilação e entretenimento. O dia com mais vendas foi 06/05/2021 e o canal de atendimento favorito, entre os usuários, foi o WhatsApp. 

Tela de um celular com o WhatsApp em destaque.
Devido à sua praticidade, o WhastApp tem sido o canal de atendimento preferidos dos consumidores.

Os dados acima são relevantes para que, desde já, você os insira em sua campanha do Dia das Mães. Se as pessoas estão desejando manter contato pelo WhatsApp, por exemplo, insira um botão em sua loja para que elas entrem em contato. 

Evidentemente, criar ações de vendas para o Dia das Mães envolve outros cuidados. Pensando nisso, o Koncili, em parceria com a Via, desenvolveu um conteúdo exclusivo para você converter mais e com muito mais estratégia na data. Confira as dicas abaixo e se prepare para esta data! 

1. Faça um bom planejamento para a data  

O primeiro passo para alavancar as vendas antes e durante do Dia das Mães é organizar um planejamento estratégico. Analise dados da área financeira, para ter controle de quanto gastará em campanhas e promoções. Além disso, confira o sistema de estoque e mapeie a quantidade de produtos disponíveis que serão ofertados.  

Pensando em agir embasado com dados e estrategicamente, nossa dica é verificar, por meio do Google Ads ou Facebook Ads, os produtos com mais saída do negócio, filtrados pela visualização dos dados de desempenho da campanha de Dia das Mães em 2021.  

Analisar pesquisas, como a citada no início do texto, também é uma excelente prática. Elas reúnem dados específicos sobre a data comemorativa, que demonstram comportamento do consumidor e tendências.  

Homem planejando as ações de vendas do Dia das Mães.
Analisar pesquisas é passo fundamental para guiar suas estratégias por dados.

Em 2021, por exemplo, a venda de eletrônicos cresceu grandiosamente. Ao mesmo tempo, por mais que domine o pódio das categorias mais acessadas, a de beleza teve uma queda de visualizações quando comparada a 2020. Isso pode significar, no fim das contas, que o usuário está comprando itens mais modernos para sua mãe. 

Esse planejamento deve acontecer meses antes da data, para que você tenha tempo suficiente de compor seu estoque com produtos que terão maior vazão. Realizá-lo em cima da hora pode gerar dores de cabeça ou preços mais altos dos itens junto aos fornecedores. 

2. Inicie as ações com antecedência 

Feito o planejamento, você pode pensar em como atrair o seu consumidor com campanhas de desconto estratégicas para a data, divulgações em redes sociais e abordagens por e-mail, buscando remarketing.  

As pessoas tendem a comprar os presentes para suas mães semanas antes da data, para ter certeza que irão receber o item na data. Portanto, ofereça promoções com antecedência, até para que o consumidor consiga comparar preços. 

Equipe reunida para estruturar ações de vendas do Dia das Mães nos marketplaces.
Desenhe sua estratégia com antecedência, para conseguir melhores preços junto aos fornecedores e resultados mais assertivos junto ao seu público-alvo.

Alinhar os setores do seu negócio (financeiro, marketing, comercial, logística etc.) certamente trará bons resultados, pois todos terão conhecimento do posicionamento, dos objetivos, das metas e da estratégia do seu e-commerce. Assim, todos podem trabalhar orientados ao resultado. 

3. Diversifique o catálogo de produtos com ofertas 

Esse segundo passo está de mãos dadas com o anterior, porque você precisará saber o estoque de todos os produtos que deseja ofertar durante a época de Dia das Mães. Nossa dica é ir além do básico, diferenciar o ticket médio das mercadorias e buscar compreender quais são os itens mais procurados durante a data.  

4. Invista em anúncios patrocinados dentro da Via 

Quando você estiver com os produtos que serão ofertados organizados, é hora de impulsionar os itens selecionados para a ação por meio de anúncios para o Dia das Mães dentro da Via.  

As campanhas são criadas dentro do portal do lojista. Basta inserir as configurações, criar o grupo de anúncios, selecionar os produtos que farão parte da ação e revisar todos os itens.  

Reservar um orçamento, dentro do planejamento, para a criação de campanhas de Dia das Mães garantirá que mais pessoas verão seu produto, o que aumenta o número de vendas. 

5. Ofereça entregas rápidas 

De acordo com o estudo da Outbrain, disponível no Ecommerce Brasil, 50%, dos 8 mil entrevistados na Europa e na América do Norte, relataram que a velocidade na entrega é primordial para decisão de compra online. A aceleração dos envios, desta forma, será maior evidenciada em 2022 e, com certeza, é uma ponta importante na experiência do consumidor. 

Homem embalando presente de Dia das Mães para despachar.
Quanto mais rápida for sua entrega, melhor será a experiência do usuário.

Para isso, é necessário entender o tempo que gasta no preparo e na expedição, sempre levando em consideração planejamento para horários de saída da empresa e postagem nos Correios. É possível, ainda, trabalhar com o sistema de logística da Via, o Envvias. 

Envvias postagem 

Com o Envvias postagem, você pode enviar produtos pelos Correios ou pela própria Via. No primeiro caso, basta ir a qualquer agência com a etiqueta do Envvias. No segundo, é só levar o produto a uma loja física do marketplace e contar com o sistema de logística deles. 

Envvias coleta 

A Via retira a encomenda no seu endereço e encaminha para o centro de distribuição. Novamente, você conta com o serviço de logística do marketplace. 

6. Foque na experiência antes, durante e após a compra 

Com os passos acima, você com certeza vai garantir boas experiência ao consumidor. No caso, ao ter criado um planejamento e colocar em prática os anúncios na Via Ads, o produto será visto pelo usuário durante suas buscas, entregando a ele o que ele busca. 

Produtos certos, no timing de pesquisa perfeito e ligado a uma boa estratégia de entrega garantirá a experiência do consumidor desde os primeiros momentos. 

Por outro lado, não adianta programar campanhas sem trabalhar as fotografias e a descrição dos produtos oferecidos. No suporte da Via é possível encontrar um passo a passo de boas práticas de cadastramentos dos itens.  

Homem digitando no computador.
Trabalhar a descrição e as imagens do produto de forma estratégia melhora, ainda, o SEO no marketplace.

Merece atenção, também, os comentários dentro do marketplace, pois os reviews e as avaliações são fatores decisivos para compras. De acordo com pesquisa realizada pelo Reclame Aqui 45% dos brasileiros costumam deixar comentários sobre suas experiências; 74% disseram que costumam ler e 85% disseram que avaliações online influenciam na compra (62% disseram que influenciam muito). 

Pensando nisso, é fundamental oferecer um ótimo atendimento em todas as pontas. Ao notar feedbacks negativos é primordial respondê-los de maneira sucinta, dizendo que o contato será realizado via WhatsApp ou e-mail. Essa é a melhor forma de reverter uma má experiência. Também fique atento aos chamados, para respondê-los com agilidade e transparência.  

Não menos importante, esteja preparado para as devoluções, pois essa situação pode acontecer por muitos motivos e é importante ter um processo de logística reversa para antes desta data. Assim, ao receber um pedido de troca ou de ressarcimento, você estará preparado para lidar com o consumidor de maneira rápida e ágil.   

Portanto, tenha bem mapeada a sua política da logística reversa. É necessário que seja pública e com os passos necessários para devolver o produto claros para o usuário. Por fim, ela deve estar alinhada com o Código do Consumidor. 

Gestão financeira pós Dia das Mães 

Após as vendas feitas, você sabe qual o seu lucro real? Com uma boa conciliação financeira você conseguirá saber como foi sua performance em todos os marketplaces que opera, principalmente quando suas vendas são muito expressivas.  

Nesse sentido, é importante ter em mente que a conciliação vai além da conferência dos repasses. A conciliação financeira também é indispensável para o entendimento real de quanto custa suas operações em marketplaces e de qual o seu lucro real. 

É pensando na dor da conciliação do seller que o Koncili se lançou no mercado. Com o software, de maneira automatizada, é possível conferir o detalhamento do repasse de cada pedido feito. Além disso, é possível cadastrar as promoções acordadas com os maiores marketplaces do mercado. Assim, você tem comodidade e segurança para sua gestão financeira.  

Quer saber mais sobre o Koncili? Clique na imagem abaixo e acesse o site oficial do primeiro conciliador de repasses do Brasil! 

Saiba qual produto mais vendido na internet

Clique e conheça a página do Koncili!

Back To Top