skip to Main Content
Combo de produtos composto de alimentos e bebidas.

O que é e como montar combo de produtos?

Há anos, o combo de produtos é uma estratégia utilizada por lojistas – de estabelecimentos físicos e virtuais – como uma forma de aumentar as vendas e o ticket médio, tanto em períodos de baixa quanto em datas comemorativas. 

Como toda ação, os combos promocionais devem estar ligados a uma estratégia bem definida para trazer resultados. O lado positivo é que ele funciona para diversos nichos de mercado, como alimentação, decoração, papelaria etc. 

Neste artigo, você entende o que são combos de produtos, como aplicar a ação da melhor maneira e quais os benefícios para seu e-commerce. Continue a leitura e confira! 

Clique e baixe o kit de precificação para marketplaces gratuitamente.O que é combo de produtos? 

O combo de produtos – ou o combo promocional – é uma estratégia que consiste em oferecer para o cliente um item no momento em que ele está fazendo uma compra no seu site. Para que se tenha sucesso, é importante que haja uma relação entre o que está sendo adquirido e o que é oferecido. 

Vamos supor que a pessoa está comprando uma garrafa no seu site. No momento em que ela está finalizando a aquisição, um pop-up oferecendo um pote com cor semelhante aparece na tela. Assim, o desejo do consumidor é estimulado, o que aumentam as chances de conversão. 

Mulher compartilhando imagem de combo de produtos nos stories do Instagram.
Os combos de produtos criam gatilhos mentais nos consumidores, que passam a desejar o que foi exibido no momento da compra.

Você ainda pode oferecer um cupom promocional para que ela adquira o outro item, uma excelente estratégia para quando é preciso dar vazão ao estoque. 

Existem ferramentas e plataformas que possibilitam, ainda, a criação de combos de produtos dentro do e-commerce, de forma que uma parte da sua home exibirá quais itens estão em promoção. 

Como montar combos de produtos? 

Compor os combos de produtos é uma tarefa que requer análise, decisões assertivas e acompanhamento de resultados. Afinal, não adianta fazê-la sem uma estratégia e metas definidas. Entenda melhor os passos! 

Relacione os produtos 

É importante que os produtos estejam relacionados entre si na hora de fazer os combos, para que o usuário sinta a necessidade de adquiri-los juntos. Oferecer um chinelo para quem está adquirindo um teclado, evidentemente, não surtirá resultado algum. 

Itens de escritório organizados em cima de uma mesa preta.
Oferecer itens que de alguma forma estão relacionados aumentará consistentemente as chances de conversão.

Pense em categorias e, principalmente, em itens que se complementam. O usuário que compra um teclado achará interessante levar um mouse junto, por exemplo. 

Estabeleça relação entre os itens 

Quem compra um garfo provavelmente desejará uma faca. Por mais que simples, o exemplo é importante por demonstrar que alguns itens tem uma relação próxima à dependência: um melhora a experiência do outro. 

Criar combos pautado nessa premissa é uma boa ideia pois, além de desejar os itens, o usuário conseguirá visualizá-los sendo utilizados em conjunto. 

Use as datas comemorativas 

Datas comemorativas sempre são grandes oportunidades para estratégias de sucesso. Dessa forma, o combo de produtos também é uma opção. No Dia dos Namorados, por exemplo, você pode oferecer itens que, juntos, deixam a experiência mais romântica. 

Calendário com datas comemorativas aberto.
As datas comemorativas são excelentes na hora de garantir vendas e ações assertivas.

Outros eventos anuais, como o Natal, geram compras para mais de uma pessoa, o que também impacta a criação de combos, de forma que o usuário pague menos por dois itens. 

Tire boas fotos 

Na internet, as imagens são um dos maiores atrativos de um produto. Não à toa, geralmente são exibidas junto do preço. Portanto, capriche nas fotos, mostrando detalhes e diferentes lados do item. 

Para além de uma câmera com boa captura, é importante prestar atenção na iluminação e na composição do cenário.  

Teste com frequência 

A maior forma de ter certeza de que os combos estão dando bons resultados é realizar testes. Sem experimentar diferentes combinações de itens, resultados podem ser perdidos, e muitos deles tendem a ser surpreendentes. 

Por mais que muitos comportamentos do consumidor possam ser previamente percebidos, só saberemos como ele reage aos combos quando tiver a possibilidade de comprá-los. Portanto, meça seus resultados – e documente-os! 

Liste itens que são relativamente baratos 

Raramente o usuário irá adquirir um produto muito caro em um combo promocional. Por isso, é válido listar itens que possuem um custo reduzido (ou dar descontos naqueles mais caros). Dessa forma, as chances de conversão aumentam. 

Por que montar combos? 

Os combos promocionais possuem outros benefícios além do aumento das vendas do e-commerce. Confira os principais! 

Vazão no estoque 

Produtos que estão parados no estoque podem ser utilizados para criar combos, desde que alinhado às estratégias citadas acima. Portanto, fique atento aos itens que não são vendidos, para utilizá-los como uma maneira de ter mais resultados. 

Redução de frete 

A partir do momento que o usuário compra dois produtos juntos, o valor do frete diminui, pois eles tendem a sair do mesmo lugar. Logo, ele vê mais valor na aquisição. 

Para além disso, o valor da operação também cai, visto que você conseguirá otimizar a logística de dois itens e reduzir o custo da entrega. 

Crescimento do ticket médio 

Conforme as vendas aumentam e economias na operação acontecem, é comum que o ticket médio do e-commerce também cresça, outro grande benefício dos combos promocionais. 

Os combos de produtos são uma das inúmeras estratégias de vendas que podem ser utilizadas nas lojas virtuais. É importante destacar os momentos em que ela deve ser implementada, para que os melhores resultados fiquem aparentes. 

Como forma de aumentar o número de usuários visualizando seus itens, uma estratégia que pode ser implementada junto dos combos são as relacionadas ao SEO. Para te auxiliar nesse processo, o Koncili organizou um material gratuito sobre o tema. Clique na imagem abaixo e acesse! 

Clique para baixar o ebook sobre SEO para e-commerce gratuitamente.

Back To Top
Abrir o Chat!
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?