Skip to content
Conciliação de repasses dos marketplaces

O que significa conciliação em marketplace, como e porque fazê-la?

Em meio a tantos processos, sellers e vendedores de e-commerce precisam se atentar a diversos aspectos da gestão. Caso você trabalhe com marketplaces, compreender o que significa conciliação é passo fundamental para uma organização financeira bem estruturada. 

Se você vender em vários marketplaces, como Mercado Livre, B2W, Netshoes, Walmart, Via Varejo, Walmart, entre outros, já deve ter se deparado com a seguinte dúvida: será que estou recebendo corretamente e em dia os pedidos de vendas efetuados em cada marketplace? Concilio manualmente esses recebíveis ou contrato um software para fazer as conciliações? Acompanho os repasses uma vez por mês ou todo dia? Como faço para conciliar? 

Clique na imagem e baixe o ebook sobre como calcular o valor dos produtos na hora de vender em marketplaces!São muitas perguntas, as quais impactam diretamente na sua gestão e na sua logística. Logo, entender como conciliar os resultados nos marketplaces da melhor maneira é necessário para uma boa gestão. 

Neste sentido, o objetivo deste artigo é responder as seguintes perguntas relacionadas ao processo de conciliação dos recebimentos dos marketplaces: o que é conciliar? Por que fazer isso? Quando e como? 

O que é conciliação financeira de marketplace? 

Segundo o dicionário, conciliar significa atingir um acordo entre pessoas ou entre instituições. Nichando para o universo dos marketplaces, o termo se refere à checagem de informações das vendas. 

Homem e mulher no trabalho, olhando para o notebook.
Por meio da conciliação, você garante que acompanhará se está recebendo os repasses corretamente.

Basicamente, é o momento em que acontece a conferência entre os repasses. Dessa forma, o seller analisa se recebeu os valores corretos, se há problemas na logística, entre outros. 

Uma conciliação realizada de forma ideal e organizada é primordial para um planejamento financeiro bem estruturado. Sem acompanhar os repasses, é comum que erros aconteçam – afinal, o marketplace está suscetível a desvios, assim como qualquer outra empresa. 

Dessa forma, você pode estar deixando de receber o que deveria ou até descobrir que o canal de vendas está fazendo o repasse fora do prazo. As possibilidades são inúmeras e, para manter sua saúde financeira, é preciso que a conciliação seja realizada. 

Clique e baixe o ebook do Koncili sobre SEO para e-commerce.

Por que conciliar ou verificar dos repasses? 

Entender porque conciliar ajuda a compreender os benefícios no processo. Confira as principais razões para conferir os repasses dos marketplaces: 

  • Controle de fluxo de caixa 
  • Verificar se você está recebendo corretamente os repasses dos marketplaces em termos de datas e valores 
  • Ter paz e segurança quanto aos recebimentos de cada marketplace 
  • Estar no controle da sua operação online 
  • Gestão assertiva das transações de vendas nos marketplaces 

Em outras palavras, a conciliação influencia toda sua gestão financeira. Por isso, entender como fazê-la é fundamental. 

Quando monitorar os recebimentos dos marketplaces? 

Homens de negócio sentados em uma mesa, com uma xícara de café e um notebook.
Definir em quais momentos do mês a conciliação será realizada é um dos primeiros passos para estruturar o processo.

O ideal é conciliar pelo menos duas vezes por mês, haja vista que a maioria dos marketplaces repassam quinzenalmente os respectivos pagamentos aos sellers. As datas sugeridas são os dias um e quinze de cada mês, porém você pode encontrar aquela que mais faz sentido em sua organização. 

Como fazer a conciliação de marketplaces? 

Há duas possibilidades de verificar a comissão de suas vendas nos marketplaces. Conheça-as: 

Conciliação ou verificação manual dos repasses: 

Nesse caso, o ideal é conferir os recebíveis via planilha em Excel de comissão de marketplaces. Você pode estruturar sua conferência seguindo um modelo de descrição das rotinas manuais de monitoramento dos repasses dos marketplaces: 

  1. Todo mês, nos dias 01 e 15, prepare-se para realizar as conciliações dos recebimentos dos marketplaces 
  2. Entre no seu integrador, no ERP ou na plataforma de e-commerce integrada com os marketplaces e exporte o relatório de vendas do período a ser conciliado, excluindo pedidos cancelados, ou seja, mantendo somente os pedidos enviados 
  3. Acesse os painéis de cada marketplace, na aba de repasses e comissões, e verifique o extrato de conciliação para preenchimento da planilha de repasse financeiro. Você pode organizá-la com os seguintes dados: 
Linha de planilha com os dados necessários para fazer a conciliação.
Com essas informações, torna-se mais organizado realizar a conciliação.

Deve-se partir como base, para o preenchimento da planilha de repasse financeiro dos marketplaces acima, o relatório de vendas do integrador, do ERP ou da plataforma de e-commerce integrada com os marketplaces. 

Além disso, preencha a planilha de conciliação comparando os dados com o extrato de repasse do marketplace, a fim de verificar quaisquer divergências (pedidos não repassados, descontos, divergência nos valores das comissões e fretes divergentes entre o marketplace e o correio). 

Resumo das principais rotinas de conciliação de comissionamento dos marketplaces 

Na imagem abaixo, você confere um resumo de como estruturar seu processo de conferência de repasses: 

Como conferir o repasse dos marketplaces
Resumo da rotina de conciliação.

Conciliação ou verificação automática via software específico para marketplaces 

No processo acima, verifica-se que a conciliação manual do que você tem para receber dos marketplaces é repleta de detalhes e de pontos de atenção, que podem tornar o processo de conferência das transações dos marketplaces bastante moroso e com alta possibilidade de ocorrência de erros. 

Neste sentido, a conciliação de repasses entre e-commerces e marketplaces via software pode facilitar o trabalho de conferência financeira dos repasses dos marketplaces, uma vez que basta inserir uma planilha no sistema, que o software te fornecerá um extrato da conciliação com as divergências identificadas de forma clara e precisa. 

Koncili ainda possui, atualmente, automação dos repasses com o Mercado Livre, a Magalu, a B2W Marketplace e com a Amazon. 

No integrador de repasses de marketplace, você tem uma visão da sua conciliação de ponta a ponta. Os relatórios apontam erros, auxiliam a abrir chamados com os canais de vendas e impactam diretamente na saúde financeira dos sellers. 

Quer saber mais sobre o Koncili? Então clique na imagem abaixo e envie seu contato para que nosso comercial entre em contato! 

Clique e acesse o site do Koncili.

Back To Top