Skip to content
Sellers estudando como vender no Mercado Livre, com as dicas de André Santos no blog do Koncili.

Como aumentar suas vendas no Mercado Livre segundo André Santos 

O marketplace Mercado Livre é um dos seus canais de venda? Ou talvez você ainda não tem produtos cadastrados por lá, mas sabe do potencial do site e pretende começar a vender em breve. Em ambos os casos, quanto mais informações, melhor! 

É por isso que convidamos André Santos, autor do livro “Super Vendedores do Mercado Livre” e executivo desse marketplace, para deixar dicas de como vender mais no Mercado Livre. 

Este artigo é uma transcrição do Webinar que fizemos com André Santos. Confira! 

Objetivos do Mercado Livre em 2020: como fica com a pandemia? 

O maior objetivo do Mercado Livre nesse momento é democratizar o comércio eletrônico, já que o site é referência de marketplace. Há também a meta de criar a maior fintech, por meio do Mercado Pago. 

O Mercado Livre lançou um estudo falando sobre os hábitos de consumo durante a pandemia. Segundo André, podemos dividir em dois momentos: 

– Nas duas primeiras semanas, houve um aumento considerável em produtos de saúde (álcool em gel, termômetro e etc). 

– Em seguida, um aumento na busca por produtos de CPG (necessidade básica), e nessa vertente, o Mercado Livre lançou a Supermercado Livre para atender àqueles que estão em casa, ou pessoas que não estão indo aos supermercados para adquirir produtos de necessidade básica. 

– Agora, em um terceiro momento, percebe-se a busca por produtos de entretenimento, como jogos e brinquedos. A busca por aparelhos celulares e produtos de tecnologia também tiveram um aumento considerável. Decoração e produtos para casa também tiveram um incremento de vendas. 

O que o Mercado Livre espera para o próximo momento? 

O Mercado Livre bateu recordes de vendas nas últimas semanas, batendo inclusive números que, antes, só eram vistos na Black Friday.  

André acredita que o marketplace sairá desta pandemia com uma cabeça diferente, onde o e-commerce sairá mais fortalecido! 

Sobre os hábitos de compra online 

Houve um grande movimento de empresas que, por conta da pandemia, estavam com suas portas fechadas, migrando para o online. A busca por conhecimento neste modelo de vendas foi muito grande.  

Por isso, o Mercado Livre criou o programa Juntos Mercado Livre, onde explica as novas taxas de comissão de vendas para cadastros novos, válidos até dia 30/06. 

Os acessos ao Mercado Livre nos últimos tempos 

O marketplace teve um volume de $ 8.7 bilhões em pagamentos com Mercado Pago nas últimas duas semanas. Isso é um GMV de $ 3.9 bilhões de dólares, 109 bilhões de itens, 274 bilhões de anúncios.  Foi lançado o fulfillment com 02 centros de distribuição, que bateu o recorde de mais de 1 milhão de produtos vendidos em um único dia.   

André afirma que o Mercado Livre percebeu que o consumidor está ficando acostumado a compras com envio full, principalmente os do estado de São Paulo. Em outros estados estamos por exemplo, já temos envios sendo feitos em até 48h e 72h.  

Qual a receita de sucesso de um marketplace? 

Para André Santos, a grande receita do marketplace de sucesso hoje é ter um site robusto em tecnologia, e que tenha como base três grandes frentes: Demanda, Pagamento e Logística. E conseguimos ver isso refletido nos números que tivemos das últimas semanas: 1.7 milhões de novos usuários na plataforma, o Mercado Livre lançou a Fintech Mercado Pago, e o Mercado Envios, através do fulfillment. 

As principais dicas para vender mais no Mercado Livre nesse cenário 

Começar por um bom título (Produto + Marca + Modelo + especificações técnicas), fotos do produto (fundo branco, com qualidade, 1200 x 900 pixels), vídeos (tutoriais são sempre excelentes para apresentar o produto) e preencher a ficha técnica com informações claras e corretas.  

No Mercado Livre, temos o que chamamos de Anúncio Catálogo, onde aquele que melhor preencher as informações técnicas, tiver a logística do Mercado Livre e melhor preço, entendendo melhor o mercado, tem seu produto melhor posicionado dentro do site. O que estamos querendo promover é a melhor experiência ao consumidor, ajudando o seller a criar valor para seu cliente.  

Escolhendo o que disponibilizar no fulfillment: 

O seller deve ter claro os seus produtos que estão na curva AB, pois a proposta é ter um giro rápido desse produto, onde ele entre e saia do centro de distribuição de forma rápida. E esse processo de venda se torna muito mais rápido, pois o Mercado Livre prioriza os anúncios de produtos que estão no fulfillment, colocando em destaque em todas as campanhas do site.  

Uma dúvida frequente é: “Existe a possibilidade de não obrigação do produto ser coletado pelo Mercado Envios? 

André explica que o Mercado Livre, priorizando a melhor experiencia do cliente, criou uma malha logística como forma de facilitar a coleta e envio de produtos, como forma de não depender de um único operador, no caso os correios como forma de coleta e envio dos produtos.  

Grandes centros, como São Paulo, já contam com este processo, mas já temos outros modelos de logística, como na Capital de São Paulo, onde temos o Mercado Envios Flex para aqueles sellers que querem trabalhar com entregas no mesmo dia, e lançamos também a Agência de Envios Mercado Livre, onde alguns pontos comerciais da cidade recebem os pacotes, para que sejam retirados pelos clientes.  

Porém, com o impacto do decreto estadual causado pela pandemia, o Mercado Livre criou um caminhão personalizado que fica em algum ponto da cidade para atender aqueles sellers que fazem vendas em menor escala e que precisam ter a coleta dos seus produtos para serem levados ao centro de distribuição, e em seguida encaminhado ao cliente. 

O que temos feito agora, é corrido contra o tempo para atender este novo cenário, e sendo essencialmente operacionais e táticos, trazendo projetos que estavam em nosso radar para entrarem daqui 05 anos, estamos colocando em pratica agora.”, afirma André Santos. 

Como começar a vender no Mercado Livre 

Começar é muito simples, mas temos que olhar para a escalabilidade do negócio. Temos que olhar o mercado de forma estratégica, conhecer seu consumidor, entender sobre gestão financeira, conciliando seus repasses do marketplace através de ferramentas de gestão que possibilitam dados reais do negócio, olhando para todos esses fatores que trarão solidez para seu negócio.  

Sobre categorias específicas: 

André deixa claro que tem espaço pra todo mundo, e quem buscar conhecimento específico sobre o mercado em que atua, e traçar estratégias comerciais eficientes, terá sucesso no seu negócio. 

Utilizar das tecnologias disponíveis só auxiliarão o seu negócio a crescer e se desenvolver frente a este novo cenário. Todo bom marketplace tem a tecnologia a seu favor, e o Mercado Livre tem essa tecnologia disponível para seus sellers, sempre no intuito de auxiliar no desenvolvimento do seu negócio. 

Em se falando de tecnologia, o Koncili está com uma novidade em parceria com o Mercado Pago e quem utiliza em seu e-commerce o Mercado Pago poderá conciliar seus repasses através da nossa plataforma, tanto o que vende no Mercado Livre como no seu e-commerce próprio.Gostou da ideia? Fale com a gente! 

Back To Top