Skip to content
Como participar de campanhas em marketplaces.

Como participar de campanhas em marketplaces

Ações dos marketplace para os SELLERS aproveitarem e alavancarem suas vendas e engajarem os consumidores.

Os marketplaces realizam diferentes campanhas promocionais no decorrer do ano, principalmente em datas comemorativas, para um determinado nicho de produtos ou departamento. São nessas datas que podemos verificar um aumento na demanda de pedidos, sendo muito benéfico para ambas as pontas. 

Essas campanhas, geralmente, promovem descontos no preço dos produtos, valor do frete e até forma de pagamento. Proporcionam visibilidade no produto em cada página dos sellers, e é bem fácil de aderir a estas ações, lembrando que cada plataforma tem suas regras e promoções, tanto quanto tempo ou período em que a campanha ficará vigente. 

O que considerar para participar de campanhas de marketplaces?

Para aderir às campanhas ofertadas pelos marketplaces, o seller precisa além de um bom planejamento, alinhar questões como expectativa em cima dessa oportunidade. Deve analisar nos marketplaces as condições ofertadas em cada canal e aceitar participar das promoções ofertadas, em alguns casos  oportunidade de negociar ações promocionais direto com um representante comercial do marketplaces. 

Existem inúmeros tipos de campanhas. Alguns exemplos são campanhas ADS e Publicidade nos marketplaces, promoções específicas por categorias ou por SKU, campanhas de frete, promoções do próprio marketplace para o seller sem valor adicional em cima da compra, entre diversas outras.  

As campanhas são uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e aproveitar para ter maior rentabilidade nesse processo, sempre lembrando que o controle nesse processo deve ser redobrado.  

Alguns cuidados para tomar

E por que devemos ter uma atenção dobrada nos períodos de campanha? Visualizando do ponto de vista dos nossos parceiros, as campanhas trazem inúmeros benefícios, porém, quando aderimos às promoçõesas porcentagens de comissionamento, repasse de valores do marketplace ou até valores de frete podem ser alterados, assim, podemos concluir que campanhas trazem inúmeros benefícios quando são usadas de forma correta.

A conciliação de pagamento ajuda nesse ponto, devemos ficar atentos para que as vendas e os pagamentos estejam alinhados e claros para quem for fazer o controle financeiro, entender suas despesas para ter certeza que a precificação menor durante a campanha vai ser algo bom para a empresa como um todo. 

Com essa organização fica muito mais fácil a gestão, tornando bastante objetiva as tomadas de decisões posteriores, verificação de erros e criação de estratégias para as próximas campanhas.  

Agora que já sabemos da oportunidade gerada por essas campanhas, podemos destacar alguns marketplaces que fazem com frequência, porém, cada um tem sua particularidade, vamos exemplificar a seguir: 

Tipos mais comuns de campanhas em marketplaces

B2W = o seller deverá acessar o menu Vendas / Promoções, ao acessar encontrará uma aba e deve clicar em “Ver Campanhas”, será possível ver as opções de promoções disponíveis, como, por exemplo, % de desconto à vista, % de desconto para pagamento no boleto e frete grátis. Caso deseje participar das promoções deve clicar no botão “Participar”

Canais como:

Via Varejo, MadeiraMadeira, Carrefour e Zoom = fazem campanha de  ação de redução de comissionamento por período  com maior frequência.

 

O restante é acordo comercial entre o seller e o time comercial do marketplace, normalmente é via e-mail/whats essas campanhas são formas de fidelizar o cliente dentro do seu canal e assim quem vai possuir mais espaço dentro da vitrine, serão os sellers participantes dessa campanha.

Conclusão

Agora que você entendeu mais sobre as campanhas, ficou clara a importância planejar o melhor momento, a melhor campanha a ser aderida para seu negócio e efetivamente ter o controle desses repasses.

Isso foi forte em 2020 e tende a ser ainda mais forte em 2021 com novos meios de pagamentos, como por exemplo o PIX. Você está preparado? 

 Se você quer saber mais detalhes sobre como funcionam os repasses de marketplaces, leia este artigo.

Quer ver na prática como a automatização de repasses melhora o controle do seu e-commerce? Leia o case da Madeiranit.

Também quer ter controle das suas vendas e total certeza dos valores de repasses? Deixe seu contato e nossos especialistas te apresentarão tudo o que o Koncili é capaz!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Sobre os autores

Lucas de Oliveira Matias Fernandes e Carlos Margraf Neto são analistas de pré-vendas no Koncili.  

Back To Top