Skip to content
Tendências do e-commerce para 2021.

Tendências do e-commerce em 2021: você já conhece todas?

O e-commerce é um segmento que já vem de um crescimento acelerado, e por conta do contexto de pandemia, esse crescimento se tornou exponencial. Em uma pesquisa realizada pela Fecomercio (Federação d Comércio, Bens e Consumos), vemos que o comércio online passou a ser mais utilizado por 46% dos consumidores nos últimos meses de 2020. Outro dado que confirma esse crescimento é da Meio&Mensagem, que aponta a maior alta do e-commerce em 20 anos.

Se fizermos uma comparação entre os anos de 2016 em diante, vemos uma média de crescimento em 2,4 Bilhões em faturamento. Porém, só no primeiro semestre de 2020, o crescimento foi de mais de 30 Bilhões (Ebit).

Quando falamos em e-commerce, vale lembrar que os marketplaces crescem na mesma proporção. Hoje, uma estratégia que envolve e-commerce e marketplace se mostra extremamente escalável. Apenas no 1º semestre de 2019, R$ 17,6 bilhões foram faturados por e-commerces que anunciam em marketplaces.

Para 2021, essa tendência de crescimento e evolução continua firme e forte! Por isso, é importante se planejar para aproveitar ao máximo esse momento para crescer junto.

Entenda os critérios do consumidor

Ainda de acordo com dados do Ebit, podemos entender o que leva o consumidor a escolher entre os marketplaces, e qual o fator de decisão de compra de um produto. Esses dados podem te ajudar a se planejar para 2021, veja:

Critérios para escolha do marketplace

  • Melhor preço – 72,5%
  • Confiança na marca do marketplace – 54,3%
  • Já sou cliente da loja – 26,6%
  • Emite nota fiscal – 23,3%
  • Tem loja física – 15,3%
  • Única loja que encontrei o produto – 7,6%
  • Outros – 1,4%

Fator de decisão de compra do produto

  • Preço/promoção – 45,5%
  • Avaliação do seller pelos consumidores – 32,2%
  • Tempo/prazo de entrega – 9,6%
  • Número de pedidos do seller – 7,0%
  • Nota fiscal do produto – 3,4%
  • Política de cancelamento/troca – 1,4%
  • Outros – 0,8%

 

Dica: Viu como o preço é influente? Saiba calcular seu preço nos marketplaces com esse e-book gratuito.

Ao vender em marketplaces, a taxa média de conversão é de 1,5%. Isso pode parecer pouco, mas basta lembrar que, em apenas um mês, um marketplace recebe cerca de 300 milhões de visitas. Com todo esse fluxo de pessoas, a ideia de 1,5% já parece mais interessante, né?

Com os critérios de decisão apontados acima, você já terá mais sucesso ao converter esses consumidores. Alinhe sua estratégia aos fatores de decisão do público.

E quando pensamos em 2021, esse volume de pessoas tende a aumentar. É por isso que veremos a seguir as principais tendências para vender com performance!

Novos marketplaces de nicho vem aí

Se teremos um fluxo maior dentro desses canais, o controle financeiro deverá ser maior também. Os pontos de atenção crescem na mesma proporção dos benefícios.

Quando falamos de novos consumidores, falamos de novos tipos de anúncios. Até a logística pode ser modificada graças aos novos perfis de clientes.

Uma grande tendência para abraçar os novos perfis são os marketplaces de nicho – especializados em um tipo de produto. Com essas novas opções de marketplaces, o desafio para se destacar é conhecer profundamente as regras específicas de cada canal.

Automatizar processos é um grande acelerador para se diferenciar! Por exemplo, com um software de conciliação financeira automática, você se adapta melhor às regras de cada marketplace que vende, sem se preocupar com erros de cálculo nos recebíveis. Também foca o tempo e esforço da sua equipe em novas estratégias.

Live Commerce – A tendência da China que traz uma nova conexão com o público

O Live Commerce funciona assim: por meio de lives, os e-commerces e marketplaces apresentam produtos e interagem com o consumidor. Essa tendência ganha força pelo diferencial de humanização, pois é um processo de aproximação com o público. Um dos pioneiros desse modelo é o Alibaba.

Adaptar esse modelo para o e-commerce brasileiro é uma grande tendência, pois impulsiona a recompra, já que fortalece a relação entre o consumidor e a marca. O uso de gatilhos mentais em live commerce também ajuda a influenciar a compra por impulso.

As lives podem ser apresentadas por influenciadores digitais (que não precisam ser influenciadores gigantes – às vezes um nano influenciador pode trazer resultados imensos), ou por especialistas no produto. É importante conhecer seu público-alvo para definir melhor o apresentador.

Um marketplace que já adotou o live commerce no Brasil é a Americanas.com.

O reflexo de vídeos no fluxo de caixa

O uso de vídeos em estratégias de marketing fortalece a tendência das lives: os anúncios de vídeo em redes sociais apresentam um crescimento de 44% até 2021. Uma ideia interessante é aproveitar trechos da sua live para criar pílulas de anúncios.

As campanhas de descontos promocionais dentro dos marketplaces também estão abraçando cada vez mais essa modalidade de vídeos. Com campanhas de categorias específicas, e às vezes até SKUs específicos, estamos falando de condições diferentes para 1 dia, uma semana ou até 1 hora para um SKU específico. Como o financeiro se organiza diante disso?

Por exemplo: Digamos que você vende na Americanas, e em um determinado dia, ela faz uma live anunciando um desconto para o seu produto. Você entrou num acordo mútuo com o marketplace: você dá 5% de desconto, e o marketplace dá outros 5%. Isso só vale para aquela hora da live, e só para quem pagar com PIX.

Você não receberá seu percentual na hora, pois depende do financeiro do marketplace, ou seja, deve esperar o repasse. Porém, você também vende no Mercado Livre, na Magazine Luiza e na Wish – cada um com regras totalmente diferentes.

Torna-se muito difícil fazer o fechamento final do mês e entender o que realmente tem a receber. Às vezes o faturamento pode enganar bastante. Isso sem falar de outras questões como o cashback…

Claro, tudo isso existe para melhorar a experiência do consumidor. Mas como validar se essas estratégias trouxeram resultado para você? Veremos isso mais adiante.

M-Commerce – o comércio mobile

Já em 2019, um total de 25 bilhões de vendas foram feitas por dispositivos móveis. É preciso se preocupar com a experiência mobile da sua loja!

Seu site precisa ser responsivo. Existe todo um processo de cadeia na jornada de compra do consumidor, e essa jornada envolve o Google. Hoje, o Google é extremamente criterioso com a qualidade de sites no mobile. Se uma resposta ultrapassa 2 segundos no mobile, a indexação da página é interrompida pelo Google. Isso é crítico especialmente para e-commerces que dependem do acesso orgânico e não investem muito em mídia paga.

Para avaliar seu site, use ferramentas como o PageSpeed Insights, e a extensão Lighthouse. Com elas, você entende a responsividade e outros dados importantes para trazer mais resultado para o seu e-commerce.

Para aproveitar as tendências de e-commerce para 2021, entenda seus dados

Sem analisar dados e indicadores, você fica no escuro: não sabe o motivo de uma campanha ter dado tão certo, e o mais importante, não sabe onde erra.

Uma ferramenta que te ajuda a ter clareza total das suas finanças é o Koncili. Nele, você confere relatório completos na tela de lançamento, e as conciliações são feitas automaticamente: é só subir a planilha de repasses dos marketplaces e pronto, ele faz todas as conferências e te avisa sobre qualquer diferença nos valores!

Além dessa visão completa, você diz adeus às planilhas manuais de repasses. Dias de conciliação se tornam minutos, e você tem total certeza sobre suas vendas e recebimentos!

Com o Koncili, você consegue: 

  • Ver sua lista completa de conciliações, parâmetros e regras de cada marketplace;
  • Acompanhar uma tela de conciliação com o saldo, recebidos, repasses, divergências e extratos;
  • Ter visão de todos os resultados via relatórios gerenciais.

Gostaria de ter essa praticidade no seu dia a dia? É simples! Basta preencher o formulário abaixo quando decidir que deseja uma gestão financeira mais ágil e e segura. Um de nossos especialistas vai conversar com você para entender suas necessidades.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Back To Top