Skip to content
Homem analisando um marketplace financeiro através de tabelas e gráficos

Marketplace financeiro: o que é isso e como adotar

Nos últimos anos, o conceito de “marketplace financeiro” tem ganhado cada vez mais destaque no cenário econômico global. Mas afinal, o que é um marketplace financeiro e como as empresas podem adotá-lo em suas operações?

Neste guia da Koncili, vamos explicar detalhadamente esse conceito inovador, entender sua importância no contexto atual e fornecer insights sobre como as organizações podem implementar e se beneficiar dessa abordagem em suas estratégias financeiras.

Se você está buscando maneiras de otimizar suas operações e expandir suas oportunidades de negócios, continue lendo para descobrir tudo sobre o marketplace financeiro e como integrá-lo ao seu modelo de negócio.

O que é marketplace financeiro

Um marketplace financeiro é uma plataforma online que conecta fornecedores de serviços financeiros, como empréstimos, investimentos, seguros, entre outros, a consumidores em busca desses serviços.

Essa plataforma atua como um intermediário, oferecendo uma ampla variedade de produtos financeiros de diferentes provedores em um único local, proporcionando conveniência e acessibilidade aos consumidores.

Os marketplaces financeiros são projetados para facilitar a comparação de produtos e serviços, oferecendo transparência nos termos, taxas e condições. Eles também podem oferecer ferramentas de filtragem e recomendação para ajudar os usuários a encontrarem as opções mais adequadas às suas necessidades e preferências financeiras.

Como funciona um marketplace financeiro

Um marketplace financeiro funciona como uma plataforma online que reúne uma variedade de provedores de serviços financeiros e conecta-os aos consumidores interessados em seus produtos. O funcionamento geralmente envolve os seguintes passos:

Cadastro e pesquisa: os consumidores se registram na plataforma e navegam pelos produtos e serviços financeiros disponíveis. Eles podem usar filtros de pesquisa e categorias para encontrar produtos que atendam às suas necessidades específicas.

Comparação e seleção: os consumidores comparam as opções disponíveis, examinando detalhes como taxas, termos, benefícios e avaliações de outros usuários. Também podem usar ferramentas de comparação e análise fornecidas pela plataforma para tomar decisões informadas.

Solicitação ou compra: uma vez que os consumidores tenham decidido sobre um produto ou serviço, eles podem iniciar o processo de solicitação ou compra diretamente na plataforma. Isso pode envolver preencher formulários de inscrição, enviar documentos necessários e concordar com os termos e condições.

Processamento da transação: a plataforma encaminha a solicitação do consumidor para o provedor de serviços financeiros relevante. O provedor então processa a transação, realizando verificações de crédito, avaliando a elegibilidade e, eventualmente, aprovando ou negando a solicitação.

Fechamento do negócio: se a solicitação for aprovada, o consumidor finaliza o processo, concordando com os termos finais e condições do produto ou serviço. Dependendo do tipo de serviço financeiro, pode haver a assinatura de contratos eletrônicos ou outros documentos pertinentes.

Suporte pós-venda: após a conclusão da transação, o marketplace financeiro pode fornecer suporte contínuo ao cliente, ajudando com perguntas, problemas ou assistência geral relacionada ao produto ou serviço adquirido.

Vantagens do Marketplace financeiro

As vantagens de um marketplace financeiro são diversas e abrangem tanto os consumidores quanto os provedores de serviços financeiros:

Ampla variedade de opções

Os consumidores têm acesso a uma ampla gama de produtos e serviços financeiros de diversos provedores em um único local, facilitando a comparação e a seleção da melhor opção para suas necessidades.

Conveniência e acessibilidade

Os consumidores podem pesquisar, comparar e adquirir produtos financeiros de forma rápida e conveniente, sem precisar visitar várias instituições financeiras físicas ou sites individuais.

Transparência e informações detalhadas

Os marketplaces financeiros geralmente fornecem informações detalhadas sobre os produtos e serviços oferecidos, incluindo taxas, termos, benefícios e avaliações de outros usuários, permitindo que os consumidores tomem decisões informadas.

Facilidade de comparação de preços e condições

Os consumidores podem comparar facilmente os preços, taxas e condições de diferentes produtos financeiros em um só lugar, o que ajuda a encontrar a opção mais adequada às suas necessidades e orçamento.

Eficiência e agilidade

O processo de pesquisa, comparação e aquisição de produtos financeiros é simplificado e acelerado, economizando tempo e esforço para os consumidores.

Acesso a oportunidades de investimento diversificadas

Os investidores têm acesso a uma ampla gama de oportunidades de investimento, incluindo ações, títulos, fundos mútuos, ETFs e muito mais, tudo em um único local.

Custos potencialmente mais baixos:

A competição entre os provedores de serviços financeiros em um marketplace pode levar a preços mais competitivos e taxas mais baixas para os consumidores.

Cenário do marketplace financeiro no Brasil

No Brasil, o cenário do marketplace financeiro está em constante evolução, impulsionado pelas intensas mudanças no mercado e pelas regulamentações que promovem a abertura e a democratização do setor.

Com o advento do open banking, que permite o intercâmbio de dados e histórico financeiro entre diferentes instituições, o modelo de marketplace financeiro ganha ainda mais relevância e potencial de crescimento.

Para as instituições financeiras, o marketplace financeiro representa uma oportunidade de aumentar a visibilidade e alcançar um público mais amplo. Ao oferecerem seus produtos e serviços em uma plataforma centralizada, as instituições podem atingir novos clientes e expandir seus negócios de forma mais eficaz.

Além disso, a possibilidade de oferecer soluções personalizadas e aderentes aos diferentes perfis de clientes contribui para a fidelização e satisfação dos usuários.

Como adotar um marketplace financeiro

Adotar um marketplace financeiro pode ser uma estratégia poderosa para empresas que desejam ampliar sua oferta de produtos e serviços financeiros, alcançar novos clientes e melhorar a eficiência operacional.

Primeiramente, identifique os principais marketplaces financeiros disponíveis no mercado e avalie suas características, funcionalidades e custos. Escolha aquele que melhor se alinha com os objetivos e necessidades da sua empresa.

Registre-se na plataforma do marketplace financeiro escolhido e integre seus sistemas internos, como sistemas de gestão financeira e de estoque, para garantir uma operação fluida e eficiente. Assim, você pode explorar todas as possibilidades e ter a certeza de que é a melhor opção para o seu caso.

Pensando em adotar o marketplace financeiro? Tenha uma conciliadora ao seu lado

Ao adotar um marketplace financeiro, as empresas podem desfrutar de uma série de benefícios, incluindo maior visibilidade, acesso a um público mais amplo, aumento das vendas e eficiência operacional.

No entanto, é importante ter gestão e inteligência financeira para garantir uma conciliação precisa e eficiente dos repasses recebidos por meio do marketplace. A melhor forma de fazer isso é por meio de softwares especializados, como o Koncili.

O Koncili acompanha cada etapa da sua venda, garantindo que os repasses sejam feitos de maneira ideal, seguindo as regras dos respectivos canais de vendas, sem cobranças e descontos indevidos.

Isso proporciona uma operação transparente, monitorada e segura, permitindo que você tome decisões financeiras guiadas por informações reais do seu marketplace. Com o Koncili, você pode ter confiança de que seus repasses estão sendo conciliados de forma precisa e eficiente, permitindo que você se concentre em expandir seus negócios e atender às necessidades dos seus clientes.

Navegue pelo site para saber mais.

Confira também: central de repasses | Conciliadora

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top