skip to Main Content
Repasses De Marketplace – Como Funciona?

Repasses de Marketplace – Como Funciona?

É comum nossa equipe receber diversas dúvidas de sellers a respeito dos prazos de pagamento e ciclos de repasses, e isto é compreensível, já que cada marketplace trabalha de forma diferente, e inclusive, dependendo do contrato, um determinado canal parceiro seu pode lhe fazer um repasse em um dia, outro canal em outro dia e assim por diante.   

Portanto, este artigo tem o objetivo de mostrar didaticamente como são as práticas de repasses dos principais marketplaces do mercado, e já integrados ao Koncili: 

Amazon  

Os repasses da Amazon são feitos quinzenalmente, informando o período de liquidação. Dentro do portal do seller, em relatório de recebimento, o Marketplace informa ao seller o período de liquidação das vendas que serão repassadas. Pode ocorrer pequenas mudanças de seller para seller, esse ciclo não é fixo, e qualquer dia do mês pode ocorrer a liberação do seu dinheiro sendo possível monitorar diretamente pela Amazon Seller Central o valor e a data programada para os próximos depósitos. 

B2W 

A B2W trabalha de forma bem organizada e de fácil entendimento quando o assunto é retirada. Hoje o tipo de contrato mais comum é o de pagamento quinzenal.  

Todas as vendas entre o dia 1 e 15 de determinado mês, são liberados para saque no dia 1 do próximo mês. Todas as vendas entre 16 e 31 de determinado mês, são liberados para saque no dia 15 do próximo mês.  

Uma observação interessante é que se estes dias não forem dias úteis, vai ser liberado no próximo dia útil, então não será incomum você receber nos dias 2, 3 ou até 4 e nos dias 16, 17 e 18. 

Carrefour 

O Carrefour trabalha com confirmação das entregas dos pedidos para liberar os pagamentos dos repasses, e eles são feitos em dois ciclos. O primeiro tem como vencimento o dia 20 de cada mês e o valor transferido é referente às entregas realizadas entre os dias 26 do mês anterior e dia 10 do mês corrente. O segundo ciclo corresponde às entregas feitas entre os dias 11 e 25 do mês corrente e o seu pagamento é feito no dia 10 do mês subsequente 

Centauro 

O repasse é pago em 1x ao seller, e a data é acordada por contrato, podendo o seller escolher junto ao marketplace a melhor data para saque. 

Dafiti 

A Dafiti trabalha com ciclo de vendas mensal com conferencia do seller para a liberação do dinheiro. Para realizar o pagamento, o Seller receberá um relatório com todas as suas vendas para conferência no dia 10 de cada mês e terá até 5 dias úteis para conferência. Após a conferencia, o pagamento será efetuado sempre no último dia do mês. Exemplo: o ciclo de vendas realizadas entre o dia 10 de cada mês até o dia 9 do mês seguinte, no dia 10 o seller vai receber o relatório e terá 5 dias úteis para confirmar as vendas. Uma vez confirmada, o seller receberá o repasse sempre no último dia do mês. 

Madeira Madeira 

O repasse no Madeira Madeira é feito duas vezes por mês, a cada 15 dias. Dependendo do contrato, pode ser dia 1 ou 15, ou 5 e 20. 

Magazine Luiza 

Hoje o Magazine Luiza trabalha com ciclos semanais e mensais, e também com adiantamento de parcelas. 

As datas mais comuns para recebimento são: 

Todas as segundas feiras. 

Todo dia 1, 5, 15, 20 e 31. 

Para filtrar essa data, é bem simples: os pedidos passam exclusivamente pelo Integracommerce e dentro deste Hub ficam disponibilizadas as planilhas de repasse para conciliação. Se o recebimento é toda segunda feira, o filtro de pesquisa vai ser de terça feira até a segunda. 

  • Se o recebimento for no dia 1, você vai filtrar o dia 2 do mês anterior até o dia 1 do mês atual. 
  • Se o recebimento for no dia 5, você vai filtrar o dia 6 do mês anterior até o dia 5 do mês atual. 
  • Se o recebimento for no dia 15, você vai filtrar o dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês atual. 
  • Se o recebimento for no dia 20, você vai filtrar o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês atual. 
  • Se o recebimento for no dia 31, você vai filtrar o dia 2 do mês anterior até o dia 31 do mês atual. 

Os adiantamentos de parcelas, são realizados mediante um acordo comercial entre o seller e o Integracommerce, então é preciso entrar em contato com eles, e se inteirar dos detalhes, pois cada seller consegue fazer sua negociação de forma especifica. 

Mercado Livre 

Hoje o Mercado Livre trabalha com retiradas que são feitas pelo Mercado pago, e quem realiza é o próprio Seller, e não existe um ciclo de pagamento, e sim, liberação de tipos de lançamento do pedido. Pode parecer confuso, mas irei explicar com mais detalhes. 

O Mercado Livre hoje, ao ser realizado uma venda, ele lança para o mercado pago, o valor de venda, o valor de frete, e o valor de comissão (ou apenas o valor de venda e comissão se o seller não utilizar o mercado envios). Se uma venda de 500,00 R$ for realizada no dia 1 por exemplo, e o seller fazer uma retirada de dinheiro no dia 2, 3 ou 4, e o produto ainda não chegou ao comprador, o valor não vai ser liberado por completo, mas em partes. O Mercado Livre pode fazer todo o lançamento com o valor 0,00 R$ nas datas acima, e nos próximos dias, após a entrega, liberar o dinheiro, ou pode liberar para o seller apenas algum lançamento, como a cobrança da comissão por exemplo, assim liberando só parcialmente, e na próxima retirada, ele pode liberar o valor da venda e frete. Atualmente o prazo médio de liberação do dinheiro do pedido para o seller é de 5 dias, mas isto pode variar dependendo da reputação do seller dentro da plataforma, e da entrega do produto, que, caso o seller tenha uma boa reputação e uma logística estruturada, a liberação ocorre 2 dias após a entrega/envio.  

Netshoes 

A Netshoes realiza os repasses duas vezes ao mês, sempre nos dias 05 e dia 20 de cada mês. 

Via Varejo  

A Via Varejo divide seus repasses duas vezes: dias 10 e 20 de cada mês, e existem dois tipos de relatórios de repasse que eles disponibilizam, o repasse por dinheiro/cartão e quando a forma de pagamento é por boleto.  Relatório de Boletos, filtrar dia 21 até dia 20 do mês seguinte. Relatório de Cartão, filtrar dia 11 até dia 10 do mês seguinte. 

ZOOM 

O Zoom trabalha com ciclos semanais, o pagamento pode ser realizado 30 dias depois da aprovação do pedido ou 10 dias após a entrega ser feita. A forma de pagamento fica registrada em contrato, e é acordada entre o seller e o marketplace. 

Conclusão 

É muito importante que o seller esteja bem informado sobre o marketplace que usa. Transparência e seriedade fazem muitos sellers migrarem de determinados marketplaces pois não entendem a importância de conhecer as regras e valores de comissionamento praticados por cada canal de venda, assim podendo identificar qual se adequa mais com sua operação.  

Sobre o autor

Formado em Ciência da Computação e atualmente estudante do 4 ano de Letras Inglês/Português pela Universidade Estadual de Maringá. Airton Ribeiro trabalha com implantação e suporte de sistemas a mais de 5 anos, tanto remoto quanto presencialmente. Tem experiencia com sofware de gestão e vendas e atualmente é implantador do Koncili, realizando cerca de 20 implantações mensais do produto em diversas regiões do País e de diversos tamanhos.

Back To Top
Abrir o chat
Fale com nosso time!