skip to Main Content
E-consumidora Fazendo Compras Pelo E-commerce

E-Commerce em foco: Você está pronto para essa transformação?

Enquanto lojas físicas e shoppings centers no Brasil começam a reabrir suas portas, com público e horários reduzidos, o e-commercesó vem apresentando números cada vez maiores e já faz parte do hábito de compras do consumidor. O mês de julho marcou mais um recorde, se consolidando como o terceiro melhor mês da história do e-commerce nacional, com um crescimento chegando a 25%. 

Os dados fazem parte do relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, consultoria especializada em marketing e comércio eletrônico. A comparação é feita tendo por base o mês de julho de 2020 em comparação 2019. O estudo analisou o tráfego de 216 dos maiores sites de e-commerce do Brasil, com um total de 15 categoriasSegundo a consultoria,  em julho o e-commerce no Brasil alcançou a marca de 1,29 bilhões de acessos, ficando atrás apenas de maio desse ano (Dia das Mães) e novembro de 2019, mês que marca uma das ações de vendas para o e-commerce, a da Black Friday. 

Como o novo consumidor do e-commerce decide comprar?

O relatório ainda aponta que 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia, e desse total, 38% realizaram de 2 a 5 compras. Esses clientes foram incentivados e influenciados a comprar produtos pela internet principalmente pelo Google. O buscador foi citado por 63% dos entrevistados.  

Plataformas como Instagram e Facebook também participaram da decisão de compra desses brasileiros, mencionadas por 46,45% e 46,15% respectivamente. Os clientes ainda citaram a indicação de amigos, opinião de outras pessoas, WhatsApp, TV e e-mail como canais que mais influenciaram neste processo. 

Setores com maior tendência de crescimento (Jul/20 x Jul/19): 

  • Comidas & Bebidas: +58,295 
  • Casa & Móveis: +33,10% 
  • Pets: +29,88% 
  • Eletrônicos & Eletrodomésticos: +18,48% 
  • Moda & Acessórios: +15,35% 

 

Setores com maior tendência de queda (Jul/20 x Jul/19): 

  • Turismo: -62,75% 
  • Cosméticos: -8,03% 
  • Esportes: -5,39% 
  • Farmácia & Saúde: -1,13% 

 

Canais que mais influenciaram os consumidores a comprar produtos pela internet: 

  • Google e outros buscadores: 62,43% 
  • Instagram: 46,45% 
  • Facebook: 46,15% 
  • Indicação de amigos: 31,95% 

 

Produtos mais comprados durante a pandemia: 

  • Roupas e acessórios: 45,86% 
  • Perfumaria, cosmética e bem-estar: 35,21% 
  • Telefonia a celulares: 29,29% 
  • Moveis e decoração: 28,11% 
  • Informática: 21,29% 

 

setor de Casa e Móveis apontou um crescimento de 67% em relação ao início da pandemia. A categoria atingiu 451 milhões de acessos nos últimos 12 meses, com cerca de 188 milhões entre abril e julho. 

Moda e Acessórios cresceu mais de 66% em relação ao início da pandemia e atingiu 965 milhões de acessos nos últimos 12 meses. Grande parte desse fluxo foi registrado entre maio e julho deste ano, com mais de 290 milhões de visitas nos principais sites do segmento. 

Setores como Pets, Comidas e Bebidas e Infantil também se destacaram neste período de pandemia, com um crescimento de 61%, 57% e 47% em uma comparação entre fevereiro de 2020 e julho do mesmo ano. Por outro lado, Turismo foi o setor mais afetado e o único a registrar queda:  55% desde o início da pandemia. Em relação a janeiro deste ano, o segmento diminuiu seu crescimento em 63%. 

Conclusão

A pandemia impulsionou o e-commerce no Brasil e acelerou a adoção de novas ferramentas, assim como novos hábitos do consumidor. Empresas dos mais diversos setores precisaram se readaptar, aprimorar seus processos e realizar investimentos para suprir uma demanda que cresceu nos últimos meses. Diversos setores vão passar por uma transformação digital para estar cada vez mais presentes nesse meio e melhorar sua performance.  

Tendo isso em mente, você que já está no e-commerce precisa se manter atualizado sobre ferramentas que garantam sua produtividade e rentabilidade. Por exemplo, será que você está recebendo corretamente dos marketplaces? Esse e outros questionamentos sobre saúde financeira são respondidos aqui no blog, continue acompanhando para sair sempre na frente!

Equipe Koncili

Equipe Koncili

Koncili é o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Nosso objetivo é verificar se há divergência nas comissões e controlar os recebíveis dos marketplaces aos e-commerces de maneira mais automatizada, ágil e prática.

Back To Top
Abrir o chat
Fale com nosso time!