skip to Main Content
Seller Estudando Ticket Médio No Blog Koncili

Ticket Médio – Como monitorar e garantir a saúde financeira do seu e-commerce

Ticket médio – uma das métricas mais relevantes para qualquer negócio. Além de importância de se monitorar, vamos entender como ele auxilia na saúde financeira da sua loja e como pode melhorar bastante se forem adotadas medidas para elevar o seu valor.

O que é ticket médio e como calcular

O ticket médio representa a média de gastos dos seus clientes em determinado período. Para fazer o cálculo, basta dividir o faturamento pelo número de clientes da loja.

Parece simples, porém, é importante seguir alguns critérios. É preciso determinar um período de tempo para obter os dados para o cálculo. Para o dia a dia da operação, pode-se considerar um intervalo de 30 dias, por exemplo. Para o planejamento estratégico, vale observar e usar como indicador o que aconteceu num período maior.

É possível também fazer análises mais aprofundadas para períodos especiais, como datas comemorativas. Nesse caso, a proposta é avaliar o desempenho em situações específicas, como Black Friday, por ser a data mais próxima.

Você deve ter esse mesmo pensamento quando se usa um esforço de marketing para alavancar as suas vendas, como por exemplo, se você realizou uma campanha com cupons de desconto. Nesse caso, você calcula o ticket médio no período da promoção

Que estratégias usar para melhorar meu ticket médio?

Várias estratégias podem ser utilizadas para que seu ticket médio aumente de forma efetiva nas suas vendas nos marketplaces. Vão aí alguns exemplos:

Up selling

Oferecer ao consumidor um produto melhor e mais caro no momento da compra. Para isso, é importante estar em uma plataforma de e-commerce que facilite esse tipo de configuração, organizando seu catálogo de vendas indicando as ações que devem ser feitas para cada perfil de compra.

Cross selling

Na própria plataforma de vendas, o cliente vai receber indicações de produtos que podem complementar sua compra. são complementares à sua compra. Como esse tipo de estratégia aproveita a compra por impulso, o cliente precisa ser devidamente seduzido pela oferta. Nesse caso, prepara a descrição do produto de forma bem atrativa.

Atendimento

Comunicar de forma clara e objetiva as informações relacionadas ao prazo e ao custo da entrega. O frete ainda é responsável por elevar a taxa de carrinhos abandonados.

Se a demanda de atendimento da loja for alta, vale a pena estudar a implantação de uma solução automatizada. Os chats costumam ajudar bastante nessa hora, assim como os chatbots.

Segmentação

Outra ação que pode ajudar, e muito, na conversão de vendas e consequentemente o ticket médio da loja é o monitoramento preciso de tudo o que acontece na jornada de compra do seu cliente. Quanto mais informações você tiver sobre o consumidor, melhor! Assim você pode realizar um trabalho mais personalizado para cada grupo de clientes, inserindo ofertas cada vez mais atrativas para cada nicho.

Vantagens dos marketplaces para ampliar o ticket médio

Vender nos marketplaces oferece uma série de vantagens ao lojista que podem contribuir direta ou indiretamente para o aumento do ticket médio.

Menos concorrentes: a concorrência entre lojistas tende a ser menor nos marketplaces em comparação com canais como os sites de classificados ou os e-commerces independentes. Conforme a categoria de produtos selecionada, você pode ser até mesmo um fornecedor exclusivo. Isso evita a guerra de preços, preservando as margens de lucro.

A credibilidade das grandes redes varejistas deixa muitos consumidores confortáveis para adquirir itens de maior valor agregado. Fatores como a segurança dos dados pessoais, um serviço de SAC bem estruturado e avaliações feitas por outros clientes também atraem esse público, que acaba aceitando pagar mais por esses benefícios.

Mais opções de pagamentos. É importante oferecer a opção de parcelamento e o acesso a múltiplos meios de pagamento. O lojista conta com essas opções nos marketplaces sem qualquer complicação.

Mas fique atento à saúde financeira do seu negócio. Vender em marketplaces requer a análise minuciosa das regras de cada canal, avaliando as melhores taxas, descontos de frete entre outros aspectos que podem impactar fortemente no seu ticket médio.

Para entender melhor como avaliar quais os marketplaces mais estratégicos para a sua saúde financeira leia também:  Quanto custa vender nos marketplaces.

E as taxas?

É importante lembrar e estar atento as regas de cálculo de comissionamento de cada um dos marketplaces, pois dependendo do preço final da compra, seu percentual será diferente tendo rentabilidade maior ou menor, dependendo do canal.

Há marketplaces que cobram comissionamento em cima do total da venda, isso inclui frete, portanto pense: você esta incluindo isso em sua precificação ? Ainda mais há outros canais como Mercado Livre que cobram diferente, em cima só do produto (sem contar o frete) essa comissão, mas, se for um valor menor que 100 reais o valor final dessa venda pelo cliente, e feito uma cobrança adicional de 5 reais, o que torna seu comissionamento um percentual bem maior de despesa, e essencial na precificação . Esteja atento a essas regras, olhe pedido a pedido, olhe as regras pois faturar um bom ticket medio nem sempre inclui ter uma boa rentabilidade dentro dele

Ainda não conhece o Koncili? Preencha o formulário e nosso time entrará em contato!



    * Campos Obrigatórios

     

    Sobre o autor

    Luigi Gonzaga é formado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como Executivo Comercial no Koncili

     

    Equipe Koncili

    Equipe Koncili

    Koncili é o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Nosso objetivo é verificar se há divergência nas comissões e controlar os recebíveis dos marketplaces aos e-commerces de maneira mais automatizada, ágil e prática.

    Back To Top
    Abrir o chat
    Fale com nosso time!