skip to Main Content
Texto: Estorno De Vendas

Como evitar prejuízo no estorno de vendas

O cancelamento de vendas pode ser um grande problema para a saúde financeira do negócio. Ele vem como um balde de água fria para o seller. Imagine que você se dedicou tanto na escolha de fotos do seu produto, na precificação, na descrição… tudo para gerar o desejo de compra, e de repente, se depara com um pedido de cancelamento. Triste, né? 

Mas afinal, por que isso ocorre? Como se prevenir do prejuízo? Continue sua leitura para conseguir se vacinar contra prejuízos de estorno! 

Como funciona o estorno de vendas 

Na maioria dos canais, quando a venda é cancelada, ela é estornada da conta do seller, porém a comissão continua sendo cobrada. Esse é um ponto de atenção, afinal o seller está perdendo dinheiro duas vezes. 

Em alguns canais, o estorno funciona assim: o cancelamento da venda é feito, e a devolução do valor cobrado pela comissão é devolvido ao seller. Porém, existem alguns pontos de atenção.  Apesar também estornarem a cobrança da comissão, determinados canais fazem a cobrança de uma taxa administrativa de reembolso. Não é feita a cobrança da comissão, no entanto, há o desconto de uma taxa de cancelamento da venda. 

Exemplo real: 

Em um serviço de assistência de conciliação prestado pelo Koncili a um de nossos clientes, durante 3 meses retroativos, o sellerdeixou de ganhar mais de R$ 91 mil de estorno em um único marketplace, durante este período. Um valor bastante alto! 

Nessa assistência prestada pelo Koncili, enviamos os relatórios ao seller, mostrando venda a venda, apontando os principais motivos que levam o sellerdeixar de ganhar um valor tão alto. 

Este é apenas um exemplo claro do quanto a conciliação financeira com marketplaces é importante e auxilia na gestão e percepção do real lucro de suas vendas em cada canal. 

Agora que você entendeu bem como o estorno de vendas pode ser nocivo sem um acompanhamento próximo, vamos falar de motivos que levam a isso. 

Os principais motivos para o estorno de vendas 

  • Arrependimento e insatisfação do cliente – É direito do cliente se arrepender em até 7 dias após receber o produto. Ele não precisa esclarecer o motivo do cancelamento. 
  • Preço diferente da concorrência – É comum que o consumidor compre por impulso no primeiro anúncio, e logo depois encontre uma opção mais em conta da concorrência.  
  • Produto diferente do que foi anunciado – Isso entra na insatisfação: o cliente pode perceber que existem diferenças entre a foto/descrição e a realidade. Isso pode acontecer até antes de receber o produto, caso o cliente só se atente aos feedbacks de outros clientes após a compra.  

Além destes motivos, existem ainda os estornos causados por erros de operação. Alguns exemplos: 

  • Pedido sem confirmação de devolução– Falta de atualização do status do pedido. No portal do marketplace não há alteração do status do pedido como devolução. 
  • Falta de estoque por parte do seller– Por falta de planejamento do seller, a venda é efetuada sem estoque. Logo, o produto não é entregue, e o cliente acaba cancelando a compra. 
  • Produto não enviado – O produto não foi enviado ao cliente, que abre uma reclamação no marketplace. Isso pode, inclusive, baixar muito sua reputação em alguns marketplaces.  

 

Dicas para se prevenir contra esses erros 

Existem ferramentas no mercado feitas para ajudar sellers a terem uma operação mais segura. Além do básico, que envolve um bom ERP e um bom hub, é importante pesquisar por outros sistemas que tragam velocidade e segurança para a sua gestão financeira. 

Uma das opções é o Koncili, que oferece relatórios completos na tela de lançamento, onde o seller pode identificar os principais motivos de seus estornos. Assim fica mais fácil saber em quais soluções focar para melhorar a gestão e ter o que interessa: rentabilidade. 

Além dessa visão completa das suas finanças, você diz adeus às planilhas manuais de repasses. Dias de conciliação se tornam minutos, e você tem total certeza sobre suas vendas e recebimentos! 

Com o Koncili, você consegue: 

  • Ver sua lista completa de conciliações, parâmetros e regras de cada marketplace; 
  • Acompanhar uma tela de conciliação com o saldo, recebidos, repasses, divergências e extratos; 
  • Ter visão de todos os resultados via relatórios gerenciais. 

Gostaria de ter essa praticidade no seu dia a dia? É simples! Basta preencher o formulário abaixo quando decidir que deseja uma gestão financeira mais ágil e e segura. Um de nossos especialistas vai conversar com você para entender suas necessidades.



    * Campos Obrigatórios

     

    Sobre a autora

    Talyta Silva Cardoso é pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UniCesumar. Atua como Analista de Customer Success no Koncili.

    Equipe Koncili

    Equipe Koncili

    Koncili é o primeiro software de conciliação de pagamento dos marketplaces do mercado. Nosso objetivo é verificar se há divergência nas comissões e controlar os recebíveis dos marketplaces aos e-commerces de maneira mais automatizada, ágil e prática.

    Back To Top
    Abrir o chat
    Fale com nosso time!