
Dica para seller da B2W recorrer à comissão de cancelamento
O seller da B2W Marketplace precisa conhecer bem as regras relacionadas ao canal de vendas, tendo em mente que elas afetam três plataformas de e-commerce: a Americanas, o Shoptime e o Submarino.
Atualmente, são mais de 40 categorias de produtos, e a B2W é a maior plataforma de marketplace do Brasil. Para ter uma estratégia assertiva dentro do canal de vendas, existem diversas normas que precisam ser seguidas.
Você, seller, que faz o acompanhamento das conciliações, precisa estar atento às regras de comissão do B2W, as quais são frequentemente atualizadas. Para te ajudar nessa tarefa, vamos abordar um dos aspectos mais delicados do tema: a comissão por cancelamento de compra na Americanas, no Submarino e no Shoptime. Confira!
Como funciona a comissão por cancelamento
Tenha em mente que o B2W quase sempre vai cobrar comissão do seller, independentemente se o pedido foi cancelado pelo cliente ou pelo vendedor. No site da plataforma, você encontra a seguinte explicação:
“A comissão é a remuneração pelos serviços prestados no marketplace, como a intermediação de negócios e serviços de tecnologia. Desta forma, o valor da comissão será devido em todos os pedidos, até mesmo nos casos em que a entrega do produto não se concretizar ou for cancelada por qualquer motivo, exceto em casos que não houve a aprovação da compra”.

Ou seja, o B2W Marketplace cobra uma comissão sobre o valor total de todas as vendas. A taxa diz respeito ao uso da plataforma, ao serviço de avaliação de fraude e a todos os processos sistêmicos, tecnológicos e de segurança.
- Leia mais sobre: Custo no marketplace: quanto sai para vender em cada um?
Como recorrer e solicitar a restituição
Sim, há ressalvas! A plataforma permite que o seller recorra e solicite restituição da comissão nas seguintes situações:
- Compra com suspeita de fraude
- Cancelamento por culpa do B2W Marketplace
- Cancelamentos feitos em até 24 horas
- Promoções realizadas sem a permissão do vendedor, em que se confirma um erro da plataforma
- Outras situações ocasionadas pela empresa, e não pelo seller ou pelo cliente
Caso o cancelamento se enquadre em algum desses cenários, a plataforma analisa a situação e pode estornar a comissão cobrada. No entanto, isso não significa que a restituição é garantida.

Atenção: os lançamentos são feitos automaticamente pelo sistema do B2W, por isso, pode haver cobranças indevidas. Ao realizar a conciliação dos repasses, é fundamental que o seller verifique todas as comissões por cancelamento.
Novas regras de comissão para B2W
Em maio de 2021, entraram em vigor novas regras de comissão para serviços de entrega (B2W Entrega ou B2W Fulfillment). Sim, as atualizações também impactam a política de cobrança nos casos de pedidos cancelados.
O que mudou: se o pedido for cancelado dentro do prazo de expedição, o seller não precisa pagar nenhuma taxa. Ou seja, cancelamentos feitos em até 24 horas estão isentos da comissão.
- Saiba mais sobre o assunto: Taxas da B2W e muito mais – novas regras de comissionamento
Conciliação de repasses do marketplace
Precisa de ajuda para se adequar às regras de comissão dos marketplaces? Conte com o Koncili para calcular automaticamente os valores de todas as suas vendas, descontando as comissões, taxas e multas.
Com o Koncili, você consegue:
- Ver a lista completa das conciliações, feitas automaticamente, obedecendo aos parâmetros e regras de cada marketplace
- Acompanhar uma tela de conciliação com o saldo, recebidos, repasses, divergências e extratos
- Ter uma visão clara de todos os resultados via relatórios gerenciais
- Automatizar as conciliações do Mercado Livre, do B2W Marketplace, da Amazon e da Magalu
Quer saber mais sobre o Koncili? Clique na imagem abaixo e solicite um contato com nosso comercial. Assim, você conhece nossa plataforma e confere mais sobre o funcionamento.
Sobre o autor
Airton Ribeiro dos Santos Junior atua no Suporte e Implantação do Koncili. É formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e cursa Letras Português/Espanhol na Universidade Estadual de Maringá.