skip to Main Content
Comissão Por Cancelamento Na B2W: Como Recorrer!

Comissão por cancelamento no B2W: tem como recorrer?

O B2W Marketplace inclui as empresas Americanas.com, Shoptime e Submarino. Atualmente, ele possui mais de 40 categorias de produtos e é a maior plataforma de marketplace do Brasil.

Você, seller, que faz o acompanhamento das conciliações, precisa estar atento às regras de comissão do B2W. Para te ajudar nessa tarefa, vamos abordar um dos aspectos mais delicados do tema: a comissão por cancelamento. Confira!

Como funciona a comissão por cancelamento

Tenha em mente que o B2W sempre vai cobrar comissão do seller, independentemente se o pedido foi cancelado pelo cliente ou pelo vendedor. No site da plataforma, você encontra a seguinte explicação:

“A comissão é a remuneração pelos serviços prestados no marketplace, como a intermediação de negócios e serviços de tecnologia. Desta forma, o valor da comissão será devido em todos os pedidos, até mesmo nos casos em que a entrega do produto não se concretizar ou for cancelada por qualquer motivo, exceto em casos que não houve a aprovação da compra”.

Ou seja, o B2W Marketplace cobra uma comissão sobre o valor total de todas as vendas. A taxa diz respeito ao uso da plataforma, ao serviço de avaliação de fraude e todos os processos sistêmicos, tecnológicos e de segurança.

Ainda tem dúvidas a respeito das comissões e repasses dos marketplaces? Confira este artigo!

Como recorrer e solicitar a restituição

Sim, há ressalvas! A plataforma permite que o seller recorra e solicite restituição da comissão nas seguintes situações:

  • Compra com suspeita de fraude;
  • Cancelamento por culpa do B2W;
  • Promoções realizadas sem a permissão do vendedor, em que se confirma um erro da plataforma;
  • Outras situações ocasionadas pela empresa, e não pelo seller ou pelo cliente.

Caso o cancelamento se enquadre em algum desses cenários, a plataforma analisa a situação e pode estornar a comissão cobrada. No entanto, isso não significa que a restituição é garantida.

Atenção: os lançamentos são feitos automaticamente pelo sistema do B2W, por isso, pode haver cobranças indevidas. Ao realizar a conciliação dos repasses, é fundamental que o seller verifique todas as comissões por cancelamento.

Quer saber por que a conciliação de repasses facilita a vida dos vendedores? Confira este post!

Novas regras de comissão para B2W

Em fevereiro de 2021, entraram em vigor novas regras de comissão para serviços de entrega (B2W Entrega ou B2W Fulfillment). Sim, as atualizações também impactam a política de cobrança nos casos de pedidos cancelados!

O que mudou: se o pedido for cancelado dentro do prazo de expedição, o seller não precisa pagar nenhuma taxa. Ou seja, cancelamentos feitos em até 24hrs estão isentos da comissão.

Clique aqui e conheça as atualizações na política de fretes e o novo cálculo de comissão para B2W.

Conciliação de repasses do marketplace

Precisa de ajuda para se adequar às regras de comissão dos marketplaces? Conte com o Koncili para calcular automaticamente os valores de todas as suas vendas, descontando as comissões, taxas e multas.

Com o Koncili, você consegue:

  • Ver a lista completa das conciliações, feitas automaticamente, obedecendo aos parâmetros e regras de cada marketplace;
  • Acompanhar uma tela de conciliação com o saldo, recebidos, repasses, divergências e extratos;
  • Ter uma visão clara de todos os resultados via relatórios gerenciais.

Preencha o formulário abaixo, fale com os nossos especialistas e tenha total certeza das finanças do seu negócio!










     

    Número de Pedidos Mensal:

    Sobre o autor

    Airton Ribeiro dos Santos Junior atua no Suporte e Implantação do Koncili. É formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e cursa Letras Português/Espanhol na Universidade Estadual de Maringá.

    airton.junior@db1.com.br
    https://www.linkedin.com/in/airton-junior-4a536bb1/

    Back To Top
    Abrir o chat
    Fale com nosso time!