Skip to content
Comissão por cancelamento na B2W: como recorrer!

Dica para seller da B2W recorrer à comissão de cancelamento

seller da B2W Marketplace precisa conhecer bem as regras relacionadas ao canal de vendas, tendo em mente que elas afetam três plataformas de e-commerce: a Americanas, o Shoptime e o Submarino. 

Atualmente, são mais de 40 categorias de produtos, e a B2W é a maior plataforma de marketplace do Brasil. Para ter uma estratégia assertiva dentro do canal de vendas, existem diversas normas que precisam ser seguidas. 

Você, seller, que faz o acompanhamento das conciliações, precisa estar atento às regras de comissão do B2W, as quais são frequentemente atualizadas. Para te ajudar nessa tarefa, vamos abordar um dos aspectos mais delicados do tema: a comissão por cancelamento de compra na Americanas, no Submarino e no Shoptime. Confira! 

Clique para baixar dicas de logística para a Black Friday.

Como funciona a comissão por cancelamento 

Tenha em mente que o B2W quase sempre vai cobrar comissão do seller, independentemente se o pedido foi cancelado pelo cliente ou pelo vendedor. No site da plataforma, você encontra a seguinte explicação: 

“A comissão é a remuneração pelos serviços prestados no marketplace, como a intermediação de negócios e serviços de tecnologia. Desta forma, o valor da comissão será devido em todos os pedidos, até mesmo nos casos em que a entrega do produto não se concretizar ou for cancelada por qualquer motivo, exceto em casos que não houve a aprovação da compra”.

Seller da B2W verificando o comissionamento em notebook.
O comissionamento só deixará de ser cobrado em casos específicos.

Ou seja, o B2W Marketplace cobra uma comissão sobre o valor total de todas as vendas. A taxa diz respeito ao uso da plataforma, ao serviço de avaliação de fraude e a todos os processos sistêmicos, tecnológicos e de segurança. 

Como recorrer e solicitar a restituição 

Sim, há ressalvas! A plataforma permite que o seller recorra e solicite restituição da comissão nas seguintes situações: 

  • Compra com suspeita de fraude 
  • Cancelamento por culpa do B2W Marketplace 
  • Cancelamentos feitos em até 24 horas 
  • Promoções realizadas sem a permissão do vendedor, em que se confirma um erro da plataforma 
  • Outras situações ocasionadas pela empresa, e não pelo seller ou pelo cliente 

Caso o cancelamento se enquadre em algum desses cenários, a plataforma analisa a situação e pode estornar a comissão cobrada. No entanto, isso não significa que a restituição é garantida. 

Homem e mulher trabalhando em escritório.
Caso o cancelamento seja feito em até 24 horas, a comissão deve ser estornada pelo marketplace.

Atenção: os lançamentos são feitos automaticamente pelo sistema do B2W, por isso, pode haver cobranças indevidas. Ao realizar a conciliação dos repasses, é fundamental que o seller verifique todas as comissões por cancelamento. 

Novas regras de comissão para B2W 

Em maio de 2021, entraram em vigor novas regras de comissão para serviços de entrega (B2W Entrega ou B2W Fulfillment). Sim, as atualizações também impactam a política de cobrança nos casos de pedidos cancelados. 

Clique e baixe o ebook do Koncili sobre SEO para e-commerce.

O que mudou: se o pedido for cancelado dentro do prazo de expedição, o seller não precisa pagar nenhuma taxa. Ou seja, cancelamentos feitos em até 24 horas estão isentos da comissão. 

Conciliação de repasses do marketplace 

Precisa de ajuda para se adequar às regras de comissão dos marketplaces? Conte com o Koncili para calcular automaticamente os valores de todas as suas vendas, descontando as comissões, taxas e multas. 

Com o Koncili, você consegue: 

  • Ver a lista completa das conciliações, feitas automaticamente, obedecendo aos parâmetros e regras de cada marketplace 
  • Acompanhar uma tela de conciliação com o saldo, recebidos, repasses, divergências e extratos 
  • Ter uma visão clara de todos os resultados via relatórios gerenciais 
  • Automatizar as conciliações do Mercado Livre, do B2W Marketplace, da Amazon e da Magalu 

Quer saber mais sobre o Koncili? Clique na imagem abaixo e solicite um contato com nosso comercial. Assim, você conhece nossa plataforma e confere mais sobre o funcionamento. 

Clique e acesse o site do Koncili.

Sobre o autor 

Airton Ribeiro dos Santos Junior atua no Suporte e Implantação do Koncili. É formado em Ciência da Computação pela Faculdade Alvorada de Maringá e cursa Letras Português/Espanhol na Universidade Estadual de Maringá. 

Fale com o Airton no LinkedIn! 

Back To Top