Skip to content
Homem consultando calendário de ecommerce para definir ações.

Calendário ecommerce: quais datas comemorativas aproveitar?

Durante a operação da sua loja virtual, existem várias estratégias que podem ser implementadas para que você tenha sucesso. As datas comemorativas são uma dessas práticas, de forma que ter um calendário de ecommerce ajuda a organizar cada ação. 

Durante o ano, existem certas datas comerciais que funcionam melhor para nichos específicos, enquanto outras são mais genéricas e podem ser aproveitadas por todos os sellers. A dica é não ignorar nenhuma delas, desde que sejam estratégicas. 

As datas nichadas são uma ótima oportunidade para se destacar da concorrência e para ter vendas em momentos específicos do ano, com menos competitividade, visto que um número menor de empresas irá aderir às promoções. 

Para te ajudar a definiras estratégias, separamos as principais datas comemorativas para ecommerce, para que você as tenha sempre em mãos. Boa leitura! 

Clique e faça download do ebook do Koncili sobre SEO para e-commerce de forma gratuita.Principais datas comemorativas no comércio 

Nesta lista, você confere 23 datas comemorativa para loja virtual, a fim de estruturar, desde o começo do ano, suas ações de vendas 

1. Ano novo

O primeiro dia do ano é uma data regada a comemorações, festas e tradições. Por mais que não seja uma data com foco em comércio, pode ser usada estrategicamente para oferecer produtos, partindo do pressuposto de “novas experiências merecem novos itens”. 

Empresas de moda, de decoração e de alimentos têm destaque nesta época, pois esses produtos são os mais buscados para as festas. Porém, nada impede de outras organizações usarem o ano novo a seu favor. 

2. Dia de São Valentim

Mulher fazendo postagem no Instagram do ecommerce, em frente ao computador.
Por mais que não seja um feriado brasileiro, o dia de São Valentim tem sido utilizado para gerar vendas no comércio online.

Comemorada no dia 14 de fevereiro, esta data não é um feriado nacional, pois se trata do dia dos namorados americano. No entanto, ela vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e pode resultar em algumas conversões.

3. Dia do esportista

No dia 23 de fevereiro, é comemorado o dia do esportista, data interessante para empresas do ramo fitness (sejam elas de moda, de artigos para prática de exercício ou até de alimentação). É uma data focada em um nicho de mercado bastante próspero e com uma comunidade de pessoas já formada. 

4. Carnaval

Três dias antes da quarta-feira de cinzas, o carnaval é a grande festa. A data mobiliza brasileiros e é muito utilizada para promoções atualmente. Todos os segmentos podem se beneficiar, desde que se preparem com uma boa estratégia.

5. Dia da mulher

Celebrado no dia oito de março, o dia da mulher é uma data internacional que rende boas vendas. O número de segmentos que podem realizar ações neste momento também é bem amplo.

6. Dia do consumidor

O dia do consumidor se tornou uma das datas de maior sucesso para quem vende online nos últimos anos. Segundo o Mercado Pago, em 2021, ela foi uma das responsáveis por picos no faturamento em vendas quando o assunto é dias comemorativos. 

Pessoa consultando computador e realizando anotações no caderno.
Há alguns anos, o dia do consumidor tem sido um grande evento na movimentação das vendas.

Por isso, esta é uma data extremamente importante para quem vende online e deve ser usada em consideração na hora de traçar as estratégias para o ano. Ela acontece no dia 15 de março.

7. Páscoa

A Páscoa é celebrada no dia 17 de março e é uma data especial para quem trabalha no segmento alimentício. Algumas empresas fazem promoções próximas ao evento, mas é importante que a estratégia esteja bem amarrada.  

Lembre-se que realizar uma ação em um momento não ideal pode causar o efeito oposto ao que você espera, gerando prejuízo.

8. Dia das mães

Comemorado no dia 8 de maio, este é o outro feriado que vende bem no Brasil, segundo a mesma pesquisa do Mercado Pago. É uma data focada em mulheres e que pode ser utilizada por todos os segmentos para angariar conversões.

9. Orgulho nerd

Uma data nichada, porém, com público extremamente bem construído. É perfeita para quem vende jogos, video games, itens de decoração e até artigos de moda. Pessoas geek amam expressar o estilo de vida e tendem a movimentar o dia. Ele é comemorado em 25 de maio.

Clique e baixe o kit de precificação para marketplaces gratuitamente.10. Dia dos namorados

Se o dia de São Valentim é uma possibilidade de ação promocional, o dia dos namorados brasileiro (12 de junho) é praticamente uma obrigação. É uma das datas de maior movimentação de faturamento no Mercado Pago e uma das mais estratégicas para quem vende online.

11. Festa junina

As festas juninas acontecem durante o mês de junho e são bastante utilizadas por comércios de alimentos para estimular vendas. Novamente, podem ser desenvolvidas promoções para outros segmentos, porém é preciso pensar estrategicamente sobre o sentido da ação para que ela não pareça desconexa da sua proposta de valor.

12. Dia do orgulho

No dia 28 de junho, é comemora o dia internacional do orgulho LGTBQIA+. Por mais que as empresas não façam promoções nessas datas, é comum que elas se posicionem sobre o assunto, em estratégias de branding.

13. Dia do rock

Tela do Analytics mostrando visualizações na tela.
Por ser mais segmentado, o dia do rock pode trazer bons resultados para quem vende artigos musicais

Empresas de artigos de música e de itens voltados para o público rockeiro devem usar essa data para se comunicar diretamente com seu público-alvo. Ela acontece em 13 de julho.

14. Dia do homem

Em 15 de julho, é comemorado o dia internacional do homem, uma data que pode ser usada para campanhas focadas no público por diversos segmentos. Apenas certifique-se de cuidar do tom de voz, para não soar machista e se envolver em polêmicas.

15. Dia do amigo

Comemorada no dia 30 de julho, esta data pode não gerar muitas vendas, mas vale a pena ser celebrada. Muitas pessoas vão às redes sociais felicitar amigos, e fazer algum movimento fomentando isso pode trazer visibilidade à sua empresa.

16. Dia do estudante

Caderno com caneta em cima, em frente ao notebook. Ao lado, uma xícara de café.
O dia do estudante é outra data nichada que se comunica diretamente com o público-alvo do segmento e, por isso, tende a trazer bons resultados.

Papelarias e livrarias podem usar esta data para oferecer promoções a estudantes e aumentar suas vendas. Canetas coloridas e blocos de anotações estão em alta há anos, e os livros possuem uma gama de leitores fiéis. Ela acontece dia 11 de agosto.

17. Dia dos pais

No dia 14 de agosto, é comemorado o dia dos pais, um evento entre aqueles que mais movimentaram o faturamento do Mercado Pago em 2021. Também pode ser utilizada para aumentar as vendas de diferentes segmentos de mercado.

18. Dia do cliente

Similar ao dia do consumidor, o do cliente acontece em 15 de setembro e é uma ótima oportunidade, entre as datas sazonais, para lojas virtuais realizarem promoções.

19. Dia das crianças

Outro evento citado na lista de destaques do Mercado Pago, o dia das crianças é excelente para o público de moda infantil, de jogos, de video games, de brinquedos e até de decoração. Realizar ações nesta data é fundamental para que os pais comprem seus produtos. É comemorado em 12 de outubro.

20. Dia das bruxas

Celebrado em 31 de outubro, o dia das bruxas é uma data mais focada em empresas alimentícias e marcas de fantasia. Não é uma data extremamente comercial no Brasil, mas, com a estratégia bem definida, pode trazer resultados para sua loja virtual.

21. Black Friday

Pessoa mexendo no celular em frente a uma promoção de Black Friday.
Quando o assunto é ecommerce, a Black Friday é um dos maiores eventos do ano.

A grande corrida do ecommerce, que acontece na primeira sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Inicialmente, a data não era tão explorada no Brasil, porém, nos últimos anos, tem sido uma das principais quando o assunto é vender mais. 

Participar da Black Friday é praticamente uma obrigação para quem vende em lojas virtuais. A competitividade aumenta e é preciso estruturar bem sua estratégia, para que tenha estoque, preços baixos, bom frete e logística assertiva. 

É preciso analisar bem sua estrutura para definir, inclusive, quando a ação irá começar. É comum lojas realizarem promoções que começam no mês ou na semana da Black. Apenas garanta que o melhor ficará para o dia, que é quando as pessoas realmente vão às compras.

22. Cyber Monday

A segunda-feira depois da Black Friday se tornou uma das grandes da data do ecommerce brasileiro a pouco tempo. São promoções mais atraentes do que a Black Friday, dos produtos que restarão em estoque. 

Na hora de organizar a Black, é importante considerar a Cyber Monday. Afinal, ambas estão listadas pelo Mercado Pago como datas recordes na movimentação de faturamento do canal.

23. Natal

O Natal (25 de dezembro) é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, afinal, é a troca de presentes é uma cultura bastante consolidada na data. É importante que as ações comecem a ser desenvolvidas semanas antes da data, porque, logo após a Black Friday, as compras com foco neste dia aumentam. 

O calendário de datas comemorativas é importante para o marketing, para o time de vendas, para o de logística e para o de estratégia. Toda a empresa precisa ficar alinhada aos eventos, para que estratégias assertivas sejam desenvolvidas e resultados apareçam. 

Para te ajudar nesse processo, o Koncili preparou um calendário focado no ecommerce 2022, que reúne datas, dicas de parceiros, insights para aproveitar os meses e muito mais! Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito! 

Clique na imagem e baixe o calendário para ecommerce 2022.

Back To Top